domingo, 25 de fevereiro de 2018

É TEMPO DE DECISÃO; “ESTAMOS DISPONÍVEIS NA OBRA DO SENHOR”?


Na parte “b” do Cap. 29 de 1º Crônicas, encontramos o Rei Davi, fazendo uma pergunta interessante: “Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor”? (I Crôn. 29:5b). Observando o significado de disponibilidade entendemos: “Presentes e prontos para utilização”. É exatamente pessoas presentes e prontas para utilização, não só fisicamente, mas com toda a nossa vida, que Deus quer contar na sua obra.

Mateus narra uma passagem interessante, quando Jesus certa vez, designou alguns para uma tarefa, porem ouviu desculpas: “Vendo Jesus uma multidão ao redor de si, mandou para a outra margem do lago. Chegou um escriba e disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu pousos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. Um outro discípulo disse-lhe: Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai. Porém Jesus respondeu-lhe: Segue-me, e deixa que os mortos enterrem seus mortos” (Mateus 8. 18-22). Lucas também narra idêntica passagem bíblica: E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. (Lc. 9:58-62).

Voltando à Leitura de (I Cron. 29), encontramos Davi, colocando à disposição da Obra de Deus, parte de tudo quanto possuía, como: ouro, prata,cobre, Ferro, Madeira e pedras Sardônicas, para que fossem utilizadas na construção do “Templo” para adoração a Deus. No (V.6-9), Davi narra que: Então os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães de mil e de cem, até os chefes da obra do rei, voluntariamente contribuíram. E deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos de ouro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro. E os que possuíam pedras preciosas, deram-nas para o tesouro da casa do Senhor, a cargo de Jeiel o gersonita. E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.
Essa leitura nos remete a observar os (Versos 10-14)... Por isso Davi louvou ao Senhor na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade. Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.

Observe a expressão que reitero: “Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos”. Assim, como tudo é de Deus, conforme afirma o Salmista; (Sl 89:11)... O céu é teu, tua é a terra; fundaste o mundo e tudo o que nele existe; Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Sl.24:1). Se tudo é de Deus, o que daria eu ao Senhor, quando até nós próprios somos de Deus.
O Salmista faz uma pergunta a si mesmo, e ele mesmo responde: (Sl. 116: 12-14)... Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo.
O Escritor aos Hebreus nos aponta o que devemos oferecer ao Senhor: Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir. Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.
Paulo colocou até sua própria vida em “disponibilidade” para o crescimento da Obra de Deus, Ele queria mesmo era completar sua carreira. (Atos 20:24)... Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.

Estamos disponíveis para a Obra de Deus? Estamos nos poupando ou poupando nossos bens enquanto a Obra de Deus passa por necessidade? A responsabilidade de fazer a Obra de Deus nesses últimos dias não é nossa? O cooperador na obra de Deus deve fazê-la forçadamente ou por amor como “servos disponíveis” através daquilo que possuímos como fez Davi e todo o povo? Somos ou não cooperadores de Deus? Veja a Resposta através de Paulo: Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. (I Coríntios 3:9-14).

Assim como Jesus foi “enviado”, ele nos “enviou a nós”. Vejamos o que Jesus disse:
Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar (João 9:4). Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós (João 20:21).
“Somos Enviados”? Assim meus amados irmãos, sejamos firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.(I Cor. 15:58).
** Fonte: Bíblia e somente Bíblia.
  

Graça e Paz. Pastor João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário