segunda-feira, 19 de julho de 2021

A NECESSIDADE DA PARTICIPAÇÃO DO POVO DE DEUS, NA POLÍTICA.

 

Leitura. (Deut. 15:6-8,11) - Porque o Senhor teu Deus te abençoará, como te tem falado; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás sobre muitas nações, mas elas não dominarão sobre ti. Quando entre ti houver algum pobre, de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre; Antes lhe abrirás de todo a tua mão, e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade... (V.11). Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra.

Muitas denominações, tem pautado sua conduta pela moralização em todos os âmbitos, muitas vezes encontrando dificuldades, quando falamos em “política”. Muitos líderes e liderados, todos tem a política, como coisa errada, e muitos hão de afirmar que política é coisa do mal; para estes, política é sinônimo de corrupção, coisa de pessoas desonestas. Necessário é saber diferenciar, e entender que “política, de politicagem”, são coisas distintas, embora caminhem juntas em muitos setores da sociedade, e, muitas vezes até dentro das igrejas.

Vamos entender o que é política, e sua diferença com a politicagem.

- À Política, cabe trazer diretrizes para atingir o bem comum, respeitando a multiplicidade de opiniões e ideologias, além de gerir a coisa pública, com zelo e moralidade. Para tanto, faz-se necessário que aqueles que estiverem envolvidos nesse processo, estejam suficientemente isentos de qualquer corrupção, imoralidade administrativa.

- A arte de bem governar – (uma séria de medidas, para a obtenção de um fim);

- Arte de guiar ou influenciar o modo de governo, pela organização de um partido; pela influência da opinião pública, pela aliciação de eleitores, etc.

- Prática ou profissão de produzir negócios políticos;

- Conjunto de princípios e opiniões políticas em relação a uma arte ou ciência política a uma doutrina a uma ação política, entre outras;

Politicagem é o oposto de Política. O que é politicagem?

- É uma política inerente a: interesses pessoais, nepotismo ou barganha de favores e realizações, insignificantes muitas vezes imorais (cargos para filhos e afilhados sem qualquer concurso público; posições e até dinheiro.

- Conjunto de políticos que se dedicam a essa espécie de política; os tais, que assim agem: politicagem, politicaria ou poliptiquíssimo. Lamentável que entre os que praticam a politicagem (erro, depravação da fé e do temor a Deus), estejam lideranças de grandes denominações, que se envolvem com politiqueiros corruptores, para conseguir benefícios, cargos públicos para filhos e liderados, dinheiro e outros, que são declarados à luz da Lei, (crime), e à luz da Bíblia (pecado), definidos como: propinas; subornos; peitas, e assim induzem seus membros a apoiarem a corrupção e corruptos. (Êx. 23:8) o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos. Salomão diz que o suborno pode apodrecer o coração (Ecl.7:7).

 Quer aceitem ou não, mas nós que fazemos a Igreja do Senhor, precisamos e dependemos da política, não é possível viver em outra dimensão, de forma alienada e distante da vida humana. Enquanto estivermos na terra, dependemos da política para viver, estudar, trabalhar, morar, nos locomover, ter acesso a saúde, estar protegidos, ter acesso a meios bancários, e todas as demais coisas de nossa sociedade.

.As pessoas gostam de deixar a política pra lá, e não tentar resolver o problema; e deixando para lá a gente incorre no erro da omissão, e os corruptos continuam a dominar. Não seja omisso. Tome posição. Muitas vezes Deus nos coloca em posições específicas para que sejamos usados para os Seus propósitos, como um canal de benção na vida de outras pessoas. Precisamos entender, que tudo que carecemos aqui, estão nas mãos dos políticos, e assim, como podemos dizer que não precisamos de política? São os “legisladores quem editam as “LEIS” que regem nossa vida; Não sejamos omissos, pois como bem diz as escrituras: sempre haverá pessoas necessitadas à nossa volta (Deut. 15:11), e precisamos fazer a nossa parte em prol destas

 Leia a Bíblia. Deus havia colocado Ester, no Palácio do Rei Assuero, para ser porta vos do seu povo. Entretanto, Ester estava acomodada, com medo de comparecer diante do Rei e Ele não estender seu “cetro de ouro”, e ela ser morta, ao defender o povo de Deus. “Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que, por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus.” (Ester 4:11-16) “Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?”. Foi depois da advertência de Mardoqueu, que Ester tomou a decisão: Eu vou comparecer diante do Rei; se perecer, pereci

 Talvez você precise tomar uma difícil decisão em sua vida que pode mudar o rumo de sua história e até influenciar a vida de outros.  Saiba, o Senhor está te dando uma grande oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas. Qual será sua decisão? Se você não fizer o que tem para fazer, o Senhor irá levantar outra pessoa e você perderá a grande chance de ser usado por Deus.

 Saiba que: Os filhos das trevas lideram, porque os filhos de Deus, se omitem. Cuidado com os espinheiros. Reflita sobre a Parábola de Jotão (Juízes 9:7-15).

Não seja frouxo em suas decisões (Prov. 24:10) - Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena. Não seja covarde em se omitir do processo que cabe a você como cidadão, influenciar; Não deixe o ímpio prevalecer, pois quando o ímpio domina, o povo geme (Prov.29:2). Tome a posição correta, prossiga e se posicione sem demora, porque o Senhor honrará a sua fé e você verá o milagre de Deus. Reflita sobre a Parábola de Jotão. (Juízes 9:7-15).

João Marcos Ferreira – Servo de Deus

Teólogo (Pastor); Administrador; Docente no Ensino Superior; Juiz Arbitral (Art. 18º. Lei 9307/96); Dr. Em Arbitragem e Mediação; Avaliador Judicial Imobiliário; Corretor de Imóveis; Psicanalista Clinico; Jornalista...



Nenhum comentário:

Postar um comentário