sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

FALANDO DE PROVAÇOES. Mas, O que significa provações?

À luz da Bíblia: provação, é sinal de que Deus é com você; que Deus tem algo com você. Você tem promessas? A provação é proporcional ao tamanho da tua promessa; Tiago 1:12.  Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Assim, as provações é que revelam a qualidade de sua fé, e de sua devoção.

As provações ocorrem de acordo com a providência divina. Isso implica no entendimento de que Deus utiliza acontecimentos da vida diária para provar a fé e o caráter do crente. Algumas provações são mais difíceis que outras; na verdade há até provações severas. Essas provações podem consistir tanto de tormentos físicos quanto espirituais.

Saiba que Deus te mostra a promessa, mas não mostra o processo para que você conquiste a promessa. Observe a provação com que Deus provou a fé do patriarca Abraão: Gênesis 12:1. Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Gênesis 22:1,2. E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Mais tarde o escritor de Hebreus escreve que sobre a qualificação da fé de Abraão, através daquela provação. (Heb.11:17-19). Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; E daí também em figura ele o recobrou.

O povo de Israel, de forma geral, diversas vezes também foi provado pelo Senhor (Êxodo 15:25; 16:4). Para provar a fidelidade de seu povo, Deus usou fenômenos naturais, opressão dos povos inimigos e dificuldades diversas: Êxodo 20:18-20; Deuteronômio 8:2; Juízes 2:21,22).

foi submetido a uma grande prova, para que ao final, de perto, viesse verdadeiramente, a conhecer ao Senhor. Jó,42:1,2,5. Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido... (V.5). Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.

Jeremias foi provado: Jeremias é posto numa cisterna (Jeremias 38:1-9); ameaçado de morte por Zedequias (Versos 14-24).

Isaias profetizou: Por amor do meu nome retardarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para contigo, para que te não venha a cortar. Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição. Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem. Isaías 48:9-11. Zacarias 13:9).

É natural que algumas vezes fiquemos entristecidos durante uma provação, pois de fato na maioria das vezes as provações se expressam em momentos de dificuldade (1 Pedro 1:6). Mas temos que entender que as provações não são resultado do abandono de Deus, mas do seu amor por nós.

O rei Davi entendeu o propósito de Deus através das provações. Em vários de seus salmos Davi admite que a provação é algo essencial na vida do crente. Salmos 66:10. Pois Tu, ó Deus, nos puseste à prova, purificaste-nos como se purifica a prata. Ao final, Davi ainda declara: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos” (Salmo 139:23; cf. Salmo 26:2).

O escritor de Hebreus, fala de crentes que tiveram de enfrentar terríveis provações. Ele fala de santos que experimentaram escárnios, açoites, prisões, maus-tratos, aflições e até a morte violenta (Heb. 11:36,37). Quando Deus prova os crentes, Ele os purifica das impurezas e os conduz a uma certeza ainda maior acerca do cuidado e do amor divino por eles. As provações fazem com que os fiéis permanecem ainda mais constantes. Heb. 12:10,11. Porquanto, nossos pais nos disciplinavam por um espaço curto de tempo, da forma que melhor lhes parecia. Deus, entretanto, nos corrige para o nosso bem maior, a fim de que possamos participar plenamente da sua santidade.

Todos os apóstolos, por exemplo, foram provados por Deus de alguma forma.

- O Apóstolo Paulo. Ele realmente passou por muitas dificuldades e sofrimentos que serviram para provar sua fé e aperfeiçoar seu compromisso com o Evangelho de Cristo. Paulo estava convicto e no fim de uma vida de provação, e aconselha a Timóteo:

II Timóteo 4:5-8. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. Paulo ainda diz aos Filipenses: Fil. 4:11-13. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

O apóstolo Pedro escreve que as provações acontecem para que fique comprovado que a fé dos crentes é genuína. I Pedro 1:5-7. Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo... Pedro complementa, que tudo isso resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.  I Pedro 5:10,11. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.

Uma certeza devemos ter: Por maior que seja a tua provação, Deus não abandona aqueles que são seus à sua própria sorte em meio às provações. Deus não nos provará além de nossa capacidade. I Coríntios 10:12. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

O Ap. Tiago, nos aconselha. Tiago 1:2-4 (NVI). Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Acredite. 

Pastor Juiz de Paz Eclesiástico: João Marcos Ferreira - 17_02_2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário