segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

O DIA DO SENHOR, VEM.

 Deus nos alerta através de seus Profetas. Está escrito:

(Joel 2:1,2). Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo Monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto; Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.

Profecia: Ninguém é justo, e anuncia a vingança de Deus. (Joel 3:1-14)

Jeremias Profetiza e expõe as práticas religiosas do povo, através de seus sacerdotes.

I).  (Jeremias 5:1-31). - (1,2). Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora; e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei. E ainda que digam: Vive o Senhor, de certo falsamente juram.

- Com engano, se engrandecem e se enriquecem. (V:26,27). Porque ímpios se acham entre o meu povo; andam espiando, como quem arma laços; põem armadilhas, com que prendem os homens. Como uma gaiola está cheia de pássaros, assim as suas casas estão cheias de engano; por isso se engrandeceram, e enriqueceram;

- Abandonam os órfãos e os necessitados. (V:28). Engordam-se, estão nédios, e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa do órfão; todavia prosperam; nem julgam o direito dos necessitados.

Obs., Nédio (adj). Que pode reluzir; que brilha; que possui lustre; luzidio

- Profetas, MENTEM; os Sacerdotes, são dominadores. (V:30,31). Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; e que fareis no fim disso?

 II). Inutilidade da Falsa Religião. (Jeremias 7:1-7). A palavra que foi dita a Jeremias pelo Senhor, dizendo:  põe-te à porta da Casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, vós os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este. Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras fizerdes juízo entre um homem e entre o seu companheiro, 6 se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, 7 eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, de século em século

Observe: palavras enganosas; alegação que o templo é do Senhor; práticas repugnantes.

III). Um Deus que a tudo vê, e julga no seu tempo. (V. 8-11). Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada são proveitosas. Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, e então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Somos livres, podemos fazer todas estas abominações? É, pois, esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isso, diz o Senhor.

O CASTIGO É INEVITÁVEL. (Jeremias 8:1-22). Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?

Diz Deus, através de Isaias: (Jeremias 29:13,16). Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; .... Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe.

Ensinam preceitos de homens. Falou Jesus: (Mateus 15:8,9). Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

O Apóstolo Paulo, admoesta para que não sejamos presas pelas sutilezas e tradições de homens. (Colossenses 2:8-11). Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade; No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo.

Assim, sigamos firmes: CONSERVEMOS OS NOSSOS OLHOS, FIXOS EM JESUS.

- (Hebreus 12:2); - Olhando só para Jesus, o autor e consumador da nossa fé

- (Filipenses 3:13,14). - Olhando para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação  

- (Salmos 34:4-6) - O Salmista afirma: Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.

- Isaías 45,22 - Deus CONFIRMA: Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.

Pastor João Marcos Ferreira – 31 de janeiro de 2023



Nenhum comentário:

Postar um comentário