domingo, 26 de fevereiro de 2023

QUAL O VALOR QUE VOCÊ ATRIBUI À SUA ALMA?

A alma é um dos três elementos que constituem o ser, juntamente com o corpo e o espírito. 

A alma permanece depois da morte física e equivale à personalidade e os sentimentos de uma pessoa. Gênesis 2:7. Então o Senhor Deus for­mou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. As escrituras nos revelam que a nossa alma, não revela apenas uma bênção, mas nos mostra um lindo propósito do Senhor para cada um de nós. Observe, Eclesiastes 3:11.  “Deus fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez”. Um dos mandamentos deixados por Jesus é amar a Deus com toda a alma, coração e entendimento. Toda a alma precisa de salvação e Jesus é o único que tem poder para salvá-las.

O Salmista tinha muitas razões para busca ao Senhor com toda a sua alma, e assim ele escreve: Salmos 63:1. Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água.

Buscai ao Senhor, com toda a tua alma. Mateus 22:37. Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'.

A tua alma é muito preciosa. Mais valioso que o mundo inteiro. Mateus 16:26. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?

 Não se abata diante das aflições desta vida. O Salmo 42, retrata o canto daquele que busca o auxílio do Senhor. É a expectativa de alguém que tem fé em Deus. O sofredor perdeu a alegria, mas não perdeu a esperança. (SL. 42:1,2,5-6,11) Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? V.5,6. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte. V.11. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.

Observe, portanto, a afirmativa da segurança encontrada em Deus: Salmos 42:6-8. Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte. Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim. Contudo o Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida. Salmos 63:1. Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água.

Quanto você seria capaz de dar em resgate de sua alma? Perguntou Jesus aos que estavam a seu redor: (Mateus 16:24-28); (Marcos 8:36); (Lucas 9:25) Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? Todas essas falas de Jesus, escrita pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas, nos leva a fazer algumas reflexões:

1-  Quanto vale uma alma? Saiba: A alma humana é tão valiosa que o próprio Deus pagou um preço que ninguém poderia pagar para resgatá-la: sacrificou o seu Único Filho! Que tal você repensar as suas prioridades e começar a dar valor à sua alma? Ela tem muito mais valor que toda riqueza, fama e glória que esse mundo tem para oferecer.

2- Quanto vale “sua alma”? E quanto custaria o resgate dela? O Salmista declara: Salmos 49.8,9. (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre), Para que viva para sempre, e não veja corrupção.

3- Como você tem tratado a sua alma? Se você tem se esquecido de sua alma e anda ocupado e preocupado simplesmente, em conquistar as riquezas (coisas) que esse mundo tem a oferecer, lembre-se da pergunta de Jesus: “Que aproveita ao homem ganhar todo o mundo e perder sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma”?

Sabemos que tudo nesta vida, tem preço a pagar: Paga-se pela: moradia, carro, vestimenta, alimento, estudos, trabalho, lazer, saúde (médicos e remédios), etc., mas, contudo, qual a tua escala de valores? Você tem realmente buscado priorizar as coisas mais valiosas, ou as mais corretas? Jesus conversou com os discípulos e a multidão, dizendo:

 Jesus certa vez, ensinando, propôs uma parábola, dizendo: Lucas 12:16-40. A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. ...  (34-37), porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. (V.40).  Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.

Como investir na sua alma? Você pode começar a fazer isso, hoje: Está escrito:

- Venha a Jesus. Você só terá descanso na sua alma se você se achegar a Cristo, por isso Ele disse: Mateus 11.28,29. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas”.

- Entregue a sua vida ao Senhor e confiar nEle. Sl. 37:5,6. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Lam. 3.25. “Bom é o Senhor para os que esperam por Ele, para a alma que o busca”.

- Pratique o maior mandamento que Cristo nos deixou: Lucas 10.27. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”.

Lembre-se das recomendações de Jesus. Está escrito: Mateus 6:31-34. Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Jesus está voltando, e assim devemos preservar intacta a nossa alma. Está escrito: I Tes. 5:23. Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Recomendações finais, para HOJE. (Apocalipse 3:6,11-13). Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. .... Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Porque hoje? Está escrito:

Hebreus 3:15. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação. Hebreus 4:7-11. Determina outra vez um certo dia, HOJE, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações. Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

Deus tem cuidado de tua alma, pois é propriedade exclusiva de dEle. Nossa Alma, é um dom de Deus, e pertence a Deus. Deus declarou:  Ezequiel 18:4. Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. Deus quer que todas a almas se salvem: I Tim. 2:3-6. Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

Estás cansado e abatido? Jesus te chama: Mateus 11:28-30. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. E dizia a todos: Lucas 9:23-25. Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?

Medite, e tome a sua decisão. Não sejais incrédulos! Hebreus 3:16-19. Porque, havendo-a alguns, ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. Confira. Está escrito: Núm.14:22-32.

Deus nos ajude. JPa. 26/02/2023. Pr. João Marcos Ferreira (Simplesmente, servo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário