domingo, 19 de fevereiro de 2023

NÃO TROQUE A SUA HERANÇA, POR UM PRATO DE LENTILHAS.

 O que vem a ser um prato de lentilhas? O prato de lentilhas é aquela tentação que vem para nos tirar da direção certa. É aquele desejo da carne que grita tão alto, que nos torna surdos à sensatez. É aquele impulso, um ímpeto que domina a razão, nos tirando as forças de perseverar na luta contra o mal. (Concupiscência pode traduzir o hebraico nephesh, que significa “um desejo ardente”; é aplicado em Êxodo 15:9 para se referir a ambição do exército de faraó em alcançar e destruir o povo de Israel. Também traduz outro termo hebraico, ta’awa, que é aplicado no sentido de “luxúria”, “desejo excessivo”, como está escrito:  Núm. 11:4,34. E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer? ... (V.34). Por isso o nome daquele lugar se chamou Quibrote-Ataavá, porquanto ali enterraram o povo que teve o desejo. Veja ainda: Salmo 78:29-31. Então comeram e se fartaram bem; pois lhes cumpriu o seu desejo. Não refrearam o seu apetite. Ainda lhes estava a comida na boca, Quando a ira de Deus desceu sobre eles, e matou os mais robustos deles, e feriu os escolhidos de Israel.

Trocar a herança por um prato de lentilhas, é desprezar privilégios espirituais para satisfazer desejos e ambições pessoais é o ato mais profano que um cristão pode cometer, (profano = que deturpa ou viola a santidade de coisas sagradas – devasso = imprudente, degenerado, imoral, indecoroso).

Está escrito, sobre Jacó e Esaú: Gênesis 25:27-34. E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú à Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

O escritor aos Hebreus, aconselha: (Hebreus 12:16,17), E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.

 NÃO TROQUE AQUILO QUE DEUS TEM RESERVADO PARA VOCÊ.

- Seu direito de filho (a), sua posição como herdeiro de Deus. Romanos 8:16,17. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e coerdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

- Herança já preparada. Mateus 25:34. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; - Nome escrito no Livro da vida. Lucas 10:19,20. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.

 - Temos a promessa de que Jesus virá nos buscar. João 14:3. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. - Coroa da vida. II Timóteo 4:7,8. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

A garantia do cuidado de Deus. Isaías 41:10. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

CUIDADO! TÚ VAIS SER PROFANO / DEVASSO COMO ESAÚ, E ABRIR MÃO DE TUA HERANÇA? Está escrito, que: Quando Esaú quis “voltar atrás”, não teve mais chance. Hebreus 12:17. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.

O QUE É FINALMENTE QUE DEUS PEDE DE SEU POVO? Está escrito: Deut. 10:12-14. Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem? Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há.

CUIDADO! SEJAMOS SÓBRIOS E VIGILANTES. I Pedro 5:8,9. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.

Debaixo dessa revelação devemos seguir confiantes na fé e sóbrios em tudo, pois satanás nos ronda, rugindo como um leão querendo que percamos a nossa herança; e, às vezes as artimanhas dele atendem a nossa “fome material”. “Sim a fome das nossas almas”, por: mundo, amizade, carências, relacionamentos, “poder de cargos de liderança”. Muito cuidado, e fechem todas as brechas, vigiem e acima disso: “Não troque o melhor de Deus na sua vida pelo prato de lentilhas que o diabo oferece”.

 João Pessoa, 19/02/2023 – Servo (simplesmente, Servo): João Marcos Ferreira. (14 ref. Bíblicas).



Nenhum comentário:

Postar um comentário