terça-feira, 21 de outubro de 2014

DESPERTA TU QUE DORMES...

É HORA DE DESPERTARMOS DO SONO

Sono espiritual é o mesmo que indolência, preguiça, negligência na Obra de Deus.

A Igreja de Cristo deve viver em vigilância constante. Para estar vigilante primeiro do que tudo precisamos está sempre acordado. A Sonolência pode ser provocada: por Preguiça: (Provérbios 6.9,10; 19.15); por Cansaço espiritual: (Genesis 15.12); por Desobediência a Deus: (Jonas 1.5,6); por Longa espera: (Mateus 25.5); por Tristeza: (Lucas 22.45); por Participar da ceia do Senhor indignamente: (1 Coríntios 11.30)... Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

A ORDEM É VIGIAR: Passeio pela Bíblia.
(Mateus 24.42)... Por isso, vigiai, porquanto não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. (Mateus 25.13)... Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, tampouco a hora em que o Filho do homem chegará. (Marcos 13:33 a 37)... O que vos digo, digo a todos: vigiai! (Atos 20.29 a 31)... Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. (1 Coríntios 15.34)... Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. (I Pedro 4.7)... E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. (1 Pedro 5.8)... Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

PERIGO DE DORMIR.
O sono e a morte são equiparados entre si; e ambas essas coisas servem de figuras simbólicas da alma que, devido a morte espiritual e às trevas, ficam separadas da fonte de luz e vida que é Cristo Jesus.

- Sansão dormiu: (Juízes 16.19.20)... Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e raparam-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.

- Um homem semeou umas boas sementes em seu campo, más dormiu: (Mateus 13:24-25)... Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.

Não durmamos: (1 Tes. 5: 4 a 6)... Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios.

Falando do sono espiritual, o sono tem dominado a vida de muitos crentes nestes últimos dias, por isso muitos estão vivendo uma vida de derrota e fracasso espiritual. Dormir no sentido bíblico e ter mente amortizada, letárgica e fria em relação ao agir de Deus no meio do seu povo; e, trás danos tanto na vida material como espiritual; vejamos alguns exemplos:
a)    (Jn. 1:5)... Enquanto Jonas dormia os marinheiros lançavam ao mar suas fazendas.
b)    (Mt. 13: 25)... enquanto os homens dormiam o inimigo semeou o joio.
c)    (Jz. 16: 19)... Enquanto Sansão dormiu Dalila cortou seus cabelos e ele foi feito escravo dos seus inimigos.

TIPOS DE SONO:

1- SONO NO PORÃO. (Jonas 1:5b)... Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.

Todo o estudioso da Bíblia conhece a historia de Jonas. Jonas era profeta e foi enviado por Deus Nínive pra pregar a palavra, mas Jonas desobedecendo a direção de Deus desceu a Jope e embarcou em um navio que ia para Tarsis. No meio do mar Deus mandou uma grande tempestade, que açoitava o navio, mas Jonas havia descido para o porão e dormia profundamente. Os tripulantes em desespero com medo do naufrágio, e Jonas dormindo tranquilamente, sendo necessário que acordassem Jonas e colocassem para buscar o seu Deus. Agora veja a situação: ao invés de Jonas, como profeta de Deus colocar os idólatras para buscar a Deus, os idólatras é que acordaram o profeta para colocarem ele para clamar a Deus.
- O sono do porão é o sono do comodismo, da negligência. São aqueles que no momento em que mais se precisa deles estão dormindo. Uma palavra, um conselho, uma oração, mas o crente negligente esta no porão dormindo; O sono no porão são aqueles que abandonam o evangelismo, a oração, a igreja, o pastor, quando este mais precisa dele.  Você! Sair do porão hoje! Desperte de acordar do sono da negligencia.

2- SONO NO JARDIM. (Mateus 26:43)... E, voltando Jesus, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam pesados. Observe que No monte do Getsemani no momento de maior agonia de Jesus, os discípulos dormiram, não conseguiram velar uma hora sequer em oração. Infelizmente nos estamos vivendo uma geração de dorminhocos espirituais que não consegue orar. O que vemos é uma geração gospel, dos shows, dos jargões evangélicos e frases de efeito, é a geração dos pop star evangélicos, das estrelas no meio da igreja.  Não digo que é o mal, mas fomos alertados sobre a aparência do mal, (1 Tes. 5:22)... Abstende-vos de toda a aparência do mal.


3- SONO NA JANELA. (Atos 20:7 a 9)... E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando certo jovem, por nome Eutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo estava ali e orou para ele ressuscitar. O Sono na janela fala de indecisão; quem esta na janela não esta de dentro nem de fora, e pior vai acabar dormindo. Amado! Será que você também não esta na janela da indecisão? Não sabe se quer servir a Deus ou as coisas deste mundo. Quem não sabe o que quer também não sabe aonde quer chegar. A carta à Igreja de Laodicéia (AP 3:14-15), fala de uma igreja que não era fria nem quente, mas era morna, mornidão e indecisão; Veja o veredito de Deus para os mornos: (Ap. 3:16)... E Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

4 - SONO NO MONTE. (Lc 9: 28 a 32)... Jesus no Monte da Transfiguração: E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar. E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente. E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias, Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém. E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele. O sono no monte são aqueles, que estão dormindo dentro da igreja; Vem no culto, canta, ouve a pregação, ate vê a gloria de Deus, Mas seu coração esta no vale da letargia espiritual. Você não é crente só dentro da igreja? La no vale há pessoas precisando de você; Não e só ver a gloria de Deus aqui e ir embora, não, é na igreja, no culto, que você carrega as baterias, se enche da gloria e do poder de Deus, e, depois desce e vai cheio da gloria de Deus para ganhar almas pra Jesus.
Qual destes tipos de sono, você está dormindo espiritualmente. Paulo alertou:  
- (Ef. 5:14)... "Desperta ó tu que dormes levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti".
- (Rm 13: 11,12)... E isto diz, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.
- (Efésios 5: 14)... "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti".


Apóstolo João Marcos.

7 comentários: