quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Não deis aos cães o que é Santo...

Nesse mundo de meu Deus, há pessoas famintas do Evangelho, no entanto há pessoas que nada querem com a Palavra de Deus. Impressionante é que até pessoas que professam a fé, vivem apegadas a modismos e conveniências, trazendo para si e praticando um evangelho diferente do que Jesus, Paulo e todos os evangelistas e apóstolos ensinaram. Leia (Galatas 1:8)... Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
A essas pessoas não adiante querer ensinar a Palavra, pois se julgam sábias sem nada saberem e se aborrecem, por que a Verdade traz comichão aos ouvidos. (2 Timóteo 4.3).
(Mt 7. 6)... Jesus ensinou: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.”
Antes de tudo, precisamos observar que esse texto esta dentro do conhecido “sermão do monte”, que foi proferido por Jesus aos seus discípulos. “Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo:…” (Mt 5. 1-2).
Não lançar pérolas aos porcos significa não perder seu tempo repassando as mais sábias ilustrações teóricas e com fundamentos de utilidade plena, àqueles que não querem ouvir ou, se ouvirem, não farão uso dos ensinamentos. Significa não lançar uma ideia, conhecimento, informação, valor, instrução ou conselho a quem não quer ou não está preparado para ouvi-los.
O que os discípulos de Jesus teriam em sua posse que era “santo” e que era uma “pérola”?
Certamente todas as evidências a respeito do reino de Deus. Os discípulos de Jesus herdam Dele a “pérola” chamada evangelho, que é a palavra de salvação, a boa notícia, a demonstração do poder e do amor de Deus através de prodígios e da exposição da Palavra. Essa é a pérola santa dada por Deus aos Seus discípulos.
Estaria, então, Jesus orientando a seus discípulos o não compartilhar dessa “pérola” com as outras pessoas? Evidentemente, não! Observe que a ordem para “não dar o que é santo” e “não jogar as pérolas” se refere e indica dois personagens: os cães e os porcos. O texto mostra que esse tipo de “pessoa” pisa no que é santo e dilacera os que apresentam a pérola, resistindo ferozmente: “para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.” (Mt 7. 6)
Jesus fala aqui daqueles que resistem e zombam demoniacamente das pérolas santas que os discípulos portam e buscam compartilhar. Os discípulos não devem perder seu tempo com esse tipo de pessoa que mostra claramente que despreza e rejeita veementemente tudo que vem da Palavra de Deus.
Em uma de suas instruções aos doze apóstolos, Jesus lhes manda: “Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés.” (Mt 10. 14)
Num dos encontros de Jesus com os fariseus, Jesus declara aos seus discípulos: “Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.” (Mt 15. 14)
Da mesma forma, Paulo também aplicou esse princípio: “Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus. Opondo-se eles e blasfemando, sacudiu Paulo as vestes e disse-lhes: Sobre a vossa cabeça, o vosso sangue! Eu dele estou limpo e, desde agora, vou para os gentios.” (At 18. 5-6)
Assim, fica evidente que não há uma proibição de Jesus de que preguemos e testemunhemos a palavra a todos, mas que, observando esse tipo de resistência blasfema e irreverente diante das pérolas de Deus, não desperdicemos aquilo que temos de mais precioso. O discípulo precisa usar de sensibilidade para perceber que suas pérolas estão sendo pisadas e sair de cena buscando novas oportunidades.
Medite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário