quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A PALAVRA DE DEUS DEVE SER A NOSSA UNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA

DECÊNCIA E ORDEM. “Portanto, façam tudo com decência e ordem” (1 Coríntios 14.40).

Há uma doutrina que vem se alastrando pelo mundo afora, levando as pessoas incautas a caírem no chão, como se estivessem sob influência divina. E o pior não é caírem no chão, mas sim caírem da pura fé na Palavra de Deus para os braços do diabo! A grande prova disso é o péssimo testemunho de vida cristã dessas pessoas, pois, acreditando nessa farsa, estão dando crédito a espíritos enganadores. E estes, por sua vez, passam a ter liberdade para destruir as suas vidas.

Sei que não ou bem aceito, e já existem alguns adeptos dessa prática que me ignoram quando trato desse assunto. No entanto, aqueles a quem Deus constituiu e deu conhecimento de sua Palavra, não podem se calar, frente a tantos modismos entre muitas igrejas e irmãos. Mas, faço minhas as palavras de Pedro em (Atos 5:29) Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Paulo também falou a esse respeito: (Gálatas 1:10)... Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
Os que praticam "cair no Espírito" usam passagens bíblicas que falam de pessoas tornando-se "como morto" (Apocalipse 1:17), ou caindo sobre o próprio rosto (Ezequias 1:28; Daniel 8:17-18; Daniel 10:7-9). No entanto, há vários contrastes entre os exemplos bíblicos de "cair sobre o próprio rosto" e a prática de "cair no Espírito".
1. Biblicamente falando, cair no chão era o resultado da reação de uma pessoa ao que tinha visto em uma visão, quando ia muito além de acontecimentos comuns, tal como a transfiguração de Cristo (Mateus 17:6). Na prática não-bíblica de "cair no Espírito", essa pessoa responde ao "toque" de uma outra pessoa ou ao movimento do braço do pastor.
2. Os exemplos bíblicos foram bem raros, de tal forma que aconteciam apenas nas vidas de uns poucos. No fenômeno de "cair no Espírito", cair no chão é um evento semanal naquelas igrejas e essa experiência acontece com muitos.
3. Nos exemplos bíblicos, as pessoas caíam sobre o próprio rosto quando maravilhadas pelo que viam ou por Quem viam. Na farsa de "cair no Espírito", elas caem para trás, ou em resposta ao movimento do braço do orador, ou como resultado do toque de um líder da igreja (ou empurrão, em alguns casos).
Não estamos clamando que todos os exemplos de "cair no Espírito" sejam falsos ou apenas uma resposta a um toque ou empurrão. Muitas pessoas sentem uma energia ou uma força que as leva a cair para trás. No entanto, não achamos nenhuma base bíblica para esse conceito. Sim, talvez haja uma energia ou força envolvida, mas se esse for o caso, provavelmente não vem de Deus e não é o resultado do trabalho do Espírito Santo.
Infelizmente, muitas pessoas buscam essas falsificações estranhas que não produzem fruto espiritual nenhum, ao invés de buscarem o fruto prático que o Espírito distribui com o propósito de glorificar a Cristo com nossas vidas (Gálatas 5:22-23). Ser cheio do Espírito não é evidenciado por tais farsas, mas sim por uma vida que transborda com a Palavra de Deus de tal forma que a pessoa esteja sempre cheia de cânticos espirituais e de gratidão a Deus. Que Efésios 5:18-20 e Gálatas 5:22-23 sejam um retrato das nossas vidas!
Ezequiel 1:28... Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e, vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava.
Daniel 8:17-19... E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse: Entende filho do homem, porque esta visão acontecerá no fim do tempo. E, estando ele falando comigo, caí adormecido com o rosto em terra; ele, porém, me tocou, e me fez estar em pé. E disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira; pois isso pertence ao tempo determinado do fim.
Daniel 10:9-11... Então eu o ouvi falando, e, ao ouvi-lo, caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos. Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes. E ele disse: "Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você". Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo.
Atos 9:1-7...  E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. Observe que Saulo caiu em terra, ouvindo e falando. (certamente caiu de sua montaria, em terra “Viajavam sempre a cavalo ou jumento”). Ver ref. Atos 23:32... E no dia seguinte, deixando aos de cavalo irem com ele, tornaram à fortaleza.
Apocalipse 1:17-19... Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: "Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último. Sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades. "Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que estão por vir.
Observe que em todos os casos que a Bíblia relata de cair, todos “ouviam e falavam”; e todos receberam uma missão não tinha essa de ficar deitado no chão.
O Novo Testamento, que mostra a atuação do Espírito de maneira ainda mais clara, nos ensina que a Terceira Pessoa da Trindade não gosta das manifestações pentecostais pós-modernas que envolvem (muitas delas) gritos, barulho, desordem e ações excêntricas. Veja:
a) Efésios 4:30, 31 afirma que o Espírito é entristecido com a gritaria;
b) 1 Coríntios 14:33 ensina que “Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos”, ou seja: até mesmo nas igrejas pentecostais Ele quer ser um Deus de ordem e de paz.
c) 1 Coríntios 14:40... mostra que o culto que agrada ao Senhor “deve ser feito com decência e ordem”.
d) Gálatas 5:22, 23... deixa claro que, no momento em que uma pessoa é tomada pelo Espírito, ela revela em sua vida nove qualidades de caráter, entre elas: paz (v. 22), mansidão e domínio próprio (v. 23).

Essas características do caráter do Espírito Santo nos impedem de aceitar que as manifestações em muitos (não todos!) meios pentecostais sejam realmente de origem divina. Se em um culto, mesmo que o nome de Deus seja pronunciado (Conferir Mateus 7:21-23), as pessoas manifestam atitudes e comportamentos diferentes daqueles que o Espírito divino possui, conforme vimos nos textos acima, isso é suficiente para provar-nos que “outro espírito” é quem está por trás de tais fenômenos.
- Marcos 9:17 a 27... diz que o espírito que faz as pessoas caírem é o espírito do demônio. Veja que texto forte e, ao mesmo tempo, esclarecedor: “Um homem, no meio da multidão, respondeu”: Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar. Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram’’(V.27)... Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou...O diabo derrubava e Jesus LEVANTOU

Vejamos o que o Espírito de Deus faz: Gálatas 5:22 ... Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. O Espírito Santo sempre quer erguer o crente e nunca jogá-lo no chão. Veja que, ao Cristo expulsar o demônio do menino, o Salvador “tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé” (v. 27).
Não vemos nos evangelhos a ocorrência de tal prática nem o ensino concernente a ela. Jesus não a ensinou e os apóstolos também não o fizeram. Inclusive, durante todo o ministério terreno de Cristo e subsequentemente o de seus discípulos, não encontramos esse tipo de extravagância sendo difundida entre o povo convertido. Aliás, Paulo escrevendo a igreja que estava em Corinto manifesta-se incisivamente em relação à necessidade de ordem no culto. Deste modo, toda igreja cristã que se preze deve ter como fundamento doutrinal somente aquilo que encontra respaldo bíblico, pois a igreja está fundamentada sobre os ensinos apostólicos (Efésios 2.20) e não sobre os perniciosos modismos forjados na pós-modernidade evangélica que tão lamentavelmente tem minado a ortodoxia, a ortopraxia (prática correta) e a ortopatia (experiência correta).

Quando lemos (Atos 2: 1 a 11), vemos o cumprimento da Profecia de Joel: (Joel 2: 28)... "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Tal qual profetizado, aconteceu no dia de Pentecostes, O Espírito de Deus desceu sobre todos os que estavam reunidos, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados). E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava... uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua; Atônitos e maravilhados, todos: Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judeia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia, Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes falavam: Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!". A Profecia não diz que CAIRIAM; na forma como aconteceu: NINGUÉM
CAIU.

Portanto, não há dúvidas: o “cair no Espírito”, mesmo fazendo parte da vida de muitos cristãos sinceros e verdadeiros filhos de Deus, é uma manifestação demoníaca, com o objetivo de confundir as pessoas e apresentá-las uma imagem distorcida do divino e manso Espírito Santo.



Apóstolo João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário