quinta-feira, 23 de outubro de 2014

DEUS TEM CUIDADO DE VÓS. "ELE É INCANSÁVEL" (IS.40:28).

A ANSIEDADE ABATE E PERTURBA A ALMA.
Pedro recomenda lançar sobre Deus. (1 Pedro 5:7)... “Ele tem cuidado de vós”.


A palavra ansiedade, na língua grega, significa estrangulamento. A ansiedade nos tira o oxigênio, corta o nosso fôlego e nos asfixia. Ela rouba nossas forças, embaça nossos olhos e tira de nós a perspectiva do futuro.

Jesus nos alerta a não vivermos ansiosos com respeito ao dia de amanhã, quanto ao que havemos de comer, beber ou vestir (Mt 6.25). Não podemos administrar nosso futuro, por isso não podemos sofrer por alguma coisa que ainda está para acontecer. (há um ditado popular que diz que perú é quem morre nas vésperas).

A ansiedade é inútil, pois além de não nos ajudar a resolver o problema amanhã, ela nos enfraquece hoje. A ansiedade é incoerente, pois muitas vezes sofremos hoje por algo que jamais vai acontecer. E se tivermos de enfrentar um problema, a ansiedade nos leva a sofrer duas vezes, pois sofremos antes e quando o problema chega, vamos ter que encará-lo novamente. A ansiedade é um ato de incredulidade. Ficamos ansiosos porque duvidamos que Deus é poderoso e suficiente para cuidar da nossa vida. Onde a ansiedade se instala, a fé não tem mais espaço.

Mateus 6:31-33... Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Lendo cuidadosamente o contexto, vemos Jesus falando claramente de alimentos, vestes e do cuidado que Deus dispensa a todas as coisas criadas. Sua maravilhosa provisão vai desde os pardais, lírios do campo, até a coroa da sua criação: os homens.

Daí a ordem: Busquem em primeiro e creio, em único lugar o seu Reino e todas essas coisas nos serão acrescentadas. Percebi como uma só palavra faz toda a diferença. Jesus não nos fala "todas as coisas", mas todas "essas coisas". A que coisas Jesus se refere? Obviamente ao que vinha falando anteriormente: vestes, alimento, enfim, sua maravilhosa provisão.

Jesus estava falando no suprimento de necessidades básicas para a vida, como “beber, comer e vestir”. Veja que Ele toma por referência os “lírios do campo e as aves do céu”.

Jesus nunca nos prometeu coisas do tipo carro, casa, casamento, riqueza ou prosperidade de um modo geral. Jesus prometeu cuidar de nós, e dar-nos aquilo que é necessário para sobrevivermos. Paulo estava absolutamente cônscio disso quando escreveu a Timóteo: (1ª Timóteo 6:8 a 10)... “tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes”. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.

É lamentável a barganha que se faz hoje com base nesse versículo tão simples e maravilhoso. Vemos uma espécie de “conselho” a descrentes e até aos novos na fé: "busquem o reino de Deus e todas as coisas serão acrescentadas" e é óbvio que quem assim fala, pensa nesta barganha: "faça isto e ganharás aquilo...", e na realidade Jesus não quis falar isso.

Trago um conselho: Alegra o teu coração. “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate” (Prov.15:13).

Não deixe teu coração ficar prisioneiro da ansiedade; observe os males que a ansiedade pode causar em nossas vidas:
* Prov. 12:25 (NVI)...  “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima”.
* Prov. 14:30 (NVI)... O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.
* Provérbios 17:22 (ACR)... O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido, seca até os ossos.

O apóstolo Paulo escreveu que não devemos ficar ansiosos por coisa alguma, antes devemos apresentar a Deus em oração nossas necessidades (Fp 4.6).

O apóstolo Pedro diz que devemos lançar sobre o Senhor toda a nossa ansiedade porque ele tem cuidado de nós (1Pe 5.7).

Davi nos ensina a receita para a cura da ansiedade. Ele nos diz através dos Salmos 37:4... Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Saibamos que o mesmo Deus que está na sala de comando do universo também dirige a nossa vida. Veja o que significa Deleitar. vem do latim delectare. (VTD): causar prazer, deleite, deliciar; (Verbo pronomial): sentir ou receber grande prazer; deliciar-se; Assim devemos nos deliciar, sentir grande prazer com a presença de Deus, suprindo nosso sustento e sobrevivência. Neemias escreveu: (Nee. 8:10b)... “não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força”. 

Aprendamos a Descansar em Deus. Tiremos nossos olhos das circunstâncias e ponhamo-nos naquele que está acima e no controle das circunstâncias. Não entremos na caverna da depressão, mas digamos à nossa própria alma: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (Sl 42.11).

Amados! Deus conhece todas as nossas necessidades antes mesmo que as apresentemos a ele. Nós valemos mais que as aves do céu e os lírios do campo. Ele jamais vai desistir de completar sua obra em nós. Se ele nos permite passar por situações difíceis isso não significa ausência de amor nem falta de cuidado, mas ação pedagógica para esculpir em nós o caráter de Cristo. Deus está trabalhando em nós e nos transformando de glória em glória para refletirmos a imagem do seu Filho. Todas as coisas que se nos vêm são trabalhadas pela providência divina para o nosso bem último e maior (Rm 8.28).

Deus conhece você. O Salmista faz uma declaração acerca do conhecimento de Deus, que me traz grande conforto para enfrentar as lutas da vida. Veja o que o Salmista diz: Salmos 139:1-5... Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Veja que maravilhoso: “antes que peçamos alguma coisa, Ele já sabe a minha e a tua necessidade”.

Conclusão: Não andeis ansiosos; Fica com Deus.


Apóstolo João Marcos.

Mcp/AP. 23/10/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário