segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

NÃO BRINQUE COM DEUS.

CUIDADO... NÃO ZOMBE DE DEUS! ELE É AMOR MAS TAMBÉM
 É JUSTIÇA E JUÍZO.

Muitas pessoas ERRAM e insistem em ERRAR pelo simples fato de não conhecerem Deus. Aprenderam e é uma grande verdade bíblica que Deus é amor, que é misericordioso, benigno, no entanto esquecem ou não conhecem outros atributos como: Santidade, retidão, justiça, juízo, vingador e que só trabalha por aqueles que nele esperam.
Á luz da Bíblia, alguns dos atributos de Deus:
I. Deus é amor... Deus ama o pecador, mas ABORRECE o pecado. (Provérbios 6:16-19) diz: "Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos." Testemunha falsa que profere mentiras
Duas vezes nessa lista de sete itens, Deus inclui a mentira. Língua mentirosa. Sete coisas que Deus aborrece, três são pecados da língua. Deus odeia a mentira. O mentiroso será castigado por Deus (Sl. 7:12-16). Muitas pessoas confiam na mentira, se achando capazes de enganar o mundo e até o próprio Deus. Na sua arrogância, elas não confiam no Senhor (Sl. 40:4). O servo de Deus abandona a mentira e busca a lei do Senhor (Sl. 119:163). Da mesma maneira que Deus aborrece a mentira, a pessoa justa também a aborrece (Prov. 13:5).Não podemos exagerar a gravidade desse pecado. Deus é verdade, e a mentira não vem dele (João 8:44). Mentiras não são brincadeiras. Temos que aprender falar a verdade sempre e exclusivamente (Ef. 4:25).
II. Deus é Justiça e juízo... O caráter de Deus é tão santo que ele não pode pecar, nem aprovar qualquer tipo de pecado cometido por outros. O grande amor de Deus nunca faz com que ele renegue sua santidade neste sentido. Se ele fizesse isso, não seria amor verdadeiro. Se Deus aceitasse o pecado cometido por outros, ele seria participante deste pecado, portanto, ele se tornaria pecador também. E Deus não fará isso.
Tratando do assunto da justiça e do juízo de Deus, e, do fato de Deus ser um juiz. Vamos considerar seis pontos. Primeiro: não há parcialidade nem favoritismo com Deus. Veja (I Pedro 1:17)... E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação. Observe que o Pai executa juízo segundo a obra de cada um. Ele faz isso sem acepção de pessoas. Deus não se importa se você é rico ou pobre, oriental ou europeu, estudado ou não estudado, homem ou mulher, religioso ou não religioso; Deus vai te julgar, baseado na justiça e na santidade dele, sem qualquer favorecimento à sua pessoa. Em (Romanos 2:11), está escrito... Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Você não vai conseguir subornar Deus, nem impressioná-lo acerca de quem você é. Aquele que fez os céus, a terra, e tudo que neles há (Êxodo 20:11, Atos 4:24) não se deixará influenciar pelas coisas que você fez. Deus julgará sem acepção de pessoas, porque diante dele, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Salmo 39:5b).
Segundo: Deus julga os pensamentos e segredos dos homens, bem como suas ações exteriores. (Romanos 2:16), está escrito: No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. Virá o dia em que Deus julgará, não apenas as coisas que você fez (que os outros homens viram), não apenas as palavras que você falou (que os outros homens ouviram), mas Deus julgará também os segredos do seu coração. Este é o Deus da Bíblia. Em (Lucas 12:1-3) está escrito: Ajuntando-se, entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado.  Você não está escondido. Todos os seus pensamentos, palavras, ações e obras são conhecidos por Deus. No dia do juízo, ele vai te chamar para prestar contas da vida que você viveu.
Terceiro: A lei de Deus para o homem tem sido proclamada pela consciência e pela Bíblia. Esta lei nunca pode ser alterada. Novamente, em (Romanos 2:14-15) a Bíblia diz, Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os.  A palavra de Deus não está escrita somente num livro, mas também está escrita nos corações dos homens que Deus criou. Você sabe, em sua consciência, que Deus existe. Você sabe, na sua consciência, que Deus é Todo-Poderoso. Você sabe, na sua consciência, que Deus é seu Criador. Você sabe, na sua consciência, que um dia você vai estar diante de Deus. E você sabe, na sua consciência, que você pecou contra ele. A pergunta é, o que você vai fazer em relação a isso?
 Quarto: Junto com a proclamação da sua lei, Deus anunciou a penalidade pela sua violação. Esta penalidade é a morte eterna. Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados (Rom. 2:12). Está escrito em (Rom. 3:23)... Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Lemos ainda em (Rom. 6:23)... diz, Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (O salário do pecado É, não “era”, nem “será”, mas o salário do pecado É a morte). Pecado é a violação da santidade de Deus, e traz o juízo do Deus justo.
Quinto: Uma única violação de uma única lei, até mesmo no pensamento, já faz com que a pessoa mereça a punição. Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las (Gálatas 3:10). “Todo aquele”, significa que não há exceção a esta regra. “Todas as coisas” significa que não há desculpas aceitáveis. A pessoa tem que fazer todas as coisas, guardar todos os mandamentos, obedecer todos os jotas, tios e palavras da Escritura, ou então cairá debaixo da maldição de Deus. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos (Tiago 2:10). Isso precisa ser repetido várias e várias e várias vezes, porque há muitas pessoas que querem justificar a si mesmas diante de Deus, estabelecendo seu próprio padrão de justiça. O padrão de Deus é absoluta perfeição, sem pecado. A pessoa não pode transgredir nem violar nenhuma lei, durante toda a sua vida.
Sexto: Nenhum serviço apresentado, ou pedido de perdão, pode anular a execução da penalidade, a não ser que algum outro meio seja encontrado para satisfazer a justiça de Deus. Veja, Deus é um Deus justo. Seu juízo é imparcial. Ele não irá, ele NÃO PODE perdoar o pecado até que alguém pague por aquele pecado. Voltando a LER no Velho Testamento, no livro de Êxodo, encontramos esta afirmação claramente, Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou (Êxodo 34:6-8).
III. Deus é Vingador... (Rom. 1:18)... "Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça."
(Rom 1:32)... "Os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam." O fato de Deus estar contendo sua ira por enquanto, faz com que muitos pensem que podem "escapar com seus pecados". Por causa da misericórdia paciente que Deus usa hoje, este pode ser um erro fácil de cometer. Mas a todo pecado cometido será solicitado uma prestação de contas. Ninguém vai "escapar ileso" dessa.
C.S. Lewis: "Deus é o único conforto, mas Ele é também o terror supremo: Ele é Aquele de quem mais precisamos e Aquele de quem mais nos escondemos. Ele é o nosso único aliado possível, contudo nós nos tornamos Seus inimigos. Alguns falam como se encontrar o olhar da bondade absoluta fosse ser fácil. Eles precisam parar para pensar melhor. Eles ainda estão brincando de religião. A Bondade é tanto a melhor segurança quanto o maior perigo - isso depende de como reagimos a ela. E temos reagido da forma errada."
(Gálatas 6:7)... "Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará."
(Ezequiel 18:23,30)... "Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e preceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá... Vinde, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, para que a iniquidade não vos leve à perdição".
Sof 2:3 (NIV) "Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor".
IV. Deus não terá culpado por inocente... O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. (Naum 1:2-3) No texto Deus deixa claro que Deus é misericordioso e longânimo, e que por Ele usar de misericórdia alguns até pensem que a punição divina nunca vai chegar, porém a expressão “tardio em ira-se” é uma referencia a paciência do Senhor Deus (Êx 34:6,7). No entanto, a paciência divina não é motivo para não crermos em Seu juízo final (Sl 10), uma vez que Deus pode até retardar o seu juízo sobre os pecadores, dando-lhes uma oportunidade ao arrependimento, mas a sua correção virá e Deus não tem o culpado por inocente.
(Isaías 33:20-22)... “Olha para Sião, a cidade das nossas solenidades; os teus olhos verão a Jerusalém, habitação tranquila, tenda que não será removida, cujas estacas nunca serão arrancadas, nem rebentada nenhuma de suas cordas. Mas o SENHOR ali nos será grandioso, fará as vezes de rios e correntes largas; barco nenhum de remo passará por eles, navio grande por eles não navegará. Porque o SENHOR é o nosso juiz, o SENHOR é o nosso legislador, o SENHOR é o nosso Rei; ele nos salvará.”
V. Deus não é Pai do Mentiroso... Jesus falou: (João 8: 44 a 47)... Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.
VI. Deus não aceita SUBORNO... Aquele que serve a Deus de verdade, não pode aceitar suborno ou se envolver com coisas erradas. Veja essa exortação dada por Deus: Não se envolva em falsas acusações nem condene à morte o inocente e o justo, porque não absolverei o culpado. (Êx. 23.7). Bíblia On Line.
Veja também, o que João Batista orientou as pessoas que queriam se batizar: Então alguns soldados lhe perguntaram: "E nós, o que devemos fazer?" Ele respondeu: "Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com o seu salário". (Lucas 3. 14).
VII. Deus não trabalha por todos os homens. Deus TRABALHA exclusivamente por aqueles que esperam nele. O Profeta Isaías usado por Deus escreveu no seu livro: (Is. 64:4)... Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.
Não brinque com Deus. Muitas pessoas vivem com uma perspectiva muito limitada. Acreditam que as únicas coisas importantes são os acontecimentos de sua rápida jornada na Terra. Algumas pessoas, piores ainda, agem por impulso sem medir as conseqüências dos seus atos. Deus nos chama para uma perspectiva diferente e eterna. Moisés orou: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl. 90:12). A verdadeira sabedoria inclui a aceitação e a compreensão da importância da nossa própria mortalidade. “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração.... O coração dos sábios está na casa do luto” (Ecle. 7:2-4). Mas muitos preferem a festa. Preferem só pensar na “alegria” momentânea, negando a realidade que espera todos nós. Deus vê, e ele nos julgará. “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Heb. 4:13). “E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Heb. 9:27). Aqueles que não acreditam no julgamento de Deus zombam do Senhor, e enganam a si mesmos. “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gál. 6:7).
Conclusão: Deus existe. Ele nos criou. Ele revelou a sua vontade para nos guiar. E um dia, ele nos julgará. CUIDADO E MUITO CUIDADO... NÃO BRINQUE COM DEUS!


Apóstolo João Marcos Ferreira.

Fonte, Bíblias: (NVI, NTLH, Estudo Pentecostal. NVI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário