terça-feira, 13 de janeiro de 2015

VOCÊ FOI ESCOLHIDO POR DEUS OU VOCÊ ACHA QUE VOCÊ É QUE O ESCOLHEU.

Deus nos escolheu segundo o beneplácito da sua vontade. (Efésios 1:3 e 4).

Depois que Deus fez Seu plano eterno, Ele escolheu nós os que creem: "Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante dele, no amor" (Efésios 1:4). Escolha de Deus é a Sua seleção. De entre as inúmeras pessoas Ele nos escolheu, e isso Ele fez em Cristo antes da fundação do mundo. Cristo era a esfera em que foram selecionados por Deus. Fora de Cristo não somos a escolha de Deus.
A frase "antes da fundação do mundo" significa, na eternidade passada. Deus nos escolheu segundo a sua visão infinita antes de Ele nos criar. Isto implica que o mundo, que é o universo, foi fundado da existência do homem para cumprir o propósito eterno de Deus. Deus nos escolheu, não só antes de nós sermos criados, mas antes mesmo da fundação do mundo. Nada de Sua criação tinha ainda chegado a existir quando Ele nos escolheu.
A obra de Deus na eternidade passada também incluiu seu predestinar, marcando os crentes antes da fundação do mundo. A este propósito, Paulo escreveu aos Efésios: (Ef.1:5)...  "E nos predestinou para a filiação por meio de Jesus Cristo para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade." A palavra grega traduzida como "predestinado" também pode ser traduzida como "marcado de antemão." Marcação antemão é o processo, enquanto que predestinação é a finalidade de determinar um destino de antemão. Deus em primeiro lugar nos selecionou e então marcou-nos de antemão, ou seja, antes da fundação do mundo, até certo destino. O destino de Deus marcando-nos para fora de antemão é a filiação. Estávamos predestinados a ser filhos de Deus, mesmo antes de sermos criados. Assim, como criaturas de Deus, precisamos ser regenerados por Ele, para que possamos participar de Sua vida para sermos Seus filhos. Filiação implica não só a vida de um filho, mas também a posição de um filho. Marcados por Deus os que têm tanto a vida para sermos Seus filhos e também a posição de filhos.
Deus nos predestinou de acordo com sua previsão (1 Ped. 1:2).Isso indica que nosso relacionamento com Deus foi iniciada por Ele de acordo com sua presciência. Além disso, Deus nos predestinou para a filiação por meio de Jesus Cristo. "Através de Jesus Cristo" significa através do Redentor, que é o Filho de Deus. Por meio dele fomos redimidos para sermos os filhos de Deus com a vida e a posição de filhos de Deus. (Ef. 1:5) diz que Deus nos predestinou para a filiação de acordo com o beneplácito de sua vontade, que é o Seu propósito. Deus tem uma vontade que é sua boa vontade. Deus nos predestinou para sermos seus filhos de acordo com esse prazer, de acordo com o desejo do Seu coração. (Ef. 1:4) diz que Deus nos escolheu para sermos santos e versículo 5 diz que Ele nos predestinou para a filiação. "Para ser santo" é o procedimento, e "até filiação" é o objetivo. Nós fomos predestinados para a filiação. Em outras palavras, Deus nos escolheu para sermos santos para que possamos ser Seus filhos. Assim, para ser santo é o processo, o procedimento, que, para ser filhos de Deus é a meta. Deus não quer apenas um grupo de pessoas santas; Ele deseja muitos filhos. Pode parecer-nos que  Deus nos escolheu apenas para sermos santos. Podemos estar plenamente satisfeitos com isso, no entanto, Deus nos escolheu para sermos santos para um propósito que pudéssemos ser filhos de Deus.  
Paulo diz que os predestinados, que são chamados e justificados, já estão glorificados. Embora a glorificação seja um fato futuro, na mente e nos decretos de Deus você já está no céu. Não importa quão estreito seja o caminho. Não importa com ferozes sejam os inimigos. Não importa quão dura seja a oposição do inferno. Você é mais do que vencedor. Você não tem apenas expectativa de vitória. Você é vencedor! Você não vai ficar no meio do caminho. Deus já decidiu e determinou levar você para a glória.
(Gálatas 1: 15,16)... Todavia, Deus me separou desde o ventre de minha mãe e me chamou por sua graça. Quando, então, foi do seu agrado, revelar o seu Filho em mim, para que eu o proclamasse entre os não judeus, parti imediatamente e não pedi orientação a pessoa alguma.
Deus conheceu você antes de lançar os fundamentos da terra. Você já estava no coração de Deus antes de Deus criar o universo. O verbo “conhecer” significa amar. É o mesmo verbo yadá em Gênesis 4.1, quando diz que Adão conheceu a Eva e ela concebeu. Deus conheceu você intimamente quando você ainda não existia. Você foi concebido na mente de Deus antes de ser concebido no ventre da sua mãe. Há filhos que podem não ser programado pelos seus pais, mas você foi programado na mente de Deus antes dos tempos eternos.
Observe o que está escrito na Palavra de Deus, muito embora haja os que contestam e buscam seus próprios entendimentos para aplicar. “Quem és tu oh homem que a Deus replicas? (Romanos 9:20)...  Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
·         Deus escolheu você antes dos tempos eternos (2 Tm 1.9).
·         Deus escolheu você antes da fundação do mundo (Ef 1.4).
·         Deus escolheu você desde o princípio (2 Ts 2.13). Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;
·         Deus conheceu você de antemão e predestinou você para ser semelhante a Jesus. Disse Deus a Jeremias. (Jer. 1: 5)... “Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que viesses ao mundo, Eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações!”
Tudo provém de Deus e é ele mesmo quem opera em tudo. (Fil. 2:13)... Pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade.
·         Foi Deus quem lhe deu o arrependimento para a vida. (Atos 11:18)... “E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida”.
·         Foi Deus quem lhe deu a fé salvadora. (Efésios 2:8)... Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;
·         Foi Deus quem lhe deu um coração de carne. (Ez. 36: 26)... E vos darei um novo coração e derramarei um espírito novo dentro de cada um de vós; arrancarei de vós o coração de pedra e vos abençoarei com um coração de carne.
·         Foi Deus quem lhe reconciliou consigo mesmo. (II Cor. 5: 18,19)... Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
·         Foi Deus quem lhe justificou. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5:1).
- Você pode resistir como Jeremias... (Jeremias 1: 6,7)... Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem. O Senhor, porém, me disse: Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar.
- Você pode até resistir como Nabucodonosor. Mas se preciso for ele lhe despojará de todo orgulho, vaidade e soberba e jogará você ao chão.
- Você pode até resistir por algum tempo como fez com Jonas. Pegou um navio para Tarsis, fugindo da ordenança de Deus, mas não adiantou. (Jonas 1: 1 a 3)... "E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Tarsis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Tarsis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Tarsis, para longe da presença do SENHOR." Jonas estava determinado a fugir da ordem de Deus, mas Deus estava infinitamente mais determinado a fazê-lo obedecer.
- Você pode resistir por algum tempo como Gideão resistiu ao chamado, mas foi. (Juízes 6: 15,16)... “Ai de mim, meu Senhor!” Contestou-lhe Gideão. “Como posso salvar a Israel? O meu clã é o mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família!” Mas Deus lhe deu a palavra: “Eis que Eu estarei contigo e tu vencerás os midianitas como se fossem um só homem!”.
O chamado de Deus é eficaz.  Jesus disse: (João 10: 28,29,30)... Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca perecerão; tampouco ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos, ninguém é capaz de arrancá-las da mão de meu Pai. “Eu e o Pai somos um.”
Se Deus não nos chamasse, jamais o buscaríamos. A inclinação da nossa carne é inimizade contra Deus. Se Deus não nos despertasse, jamais iríamos a ele, pois estamos mortos nos nossos delitos e pecados. É maravilhoso o bendito o amor de Deus que nos escolhe e nos chama da morte para a vida, das trevas para a luz, da potestade de Satanás para o reino do seu amor, e Certo é que antes de Deus determinar criar os céus e a terra, ele já havia determinado amar você, escolher você e levar você para o céu.
Jesus disse: “Tenho ainda outras ovelhas. Elas ouvirão a minha voz e me seguirão”. (João 10: 16)... Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco, as quais devo da mesma maneira trazer; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
Buscando na Bíblia os personagens, encontramos nas narrativas, muitos pontos semelhantes: a escolha destas pessoas por Deus, a predileção desde o seio materno, o convite para a missão, o modo como anunciaram os pedidos de Deus, a ajuda divina e proteção. É um estudo interessante e que nos entusiasma a assumirmos o chamado de colaboradores de Deus na missão de tornar conhecida sua mensagem de salvação a todos os homens.
Sansão foi um homem escolhido por Deus para proteger Israel. Deus o escolheu como nazireu desde o ventre de sua mãe (Juízes 13,3-5)...  Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste à luz; porém conceberás, e terás um filho. Agora pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura; porque tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus”.
Deus escolheu a Isaías. (Isaías 6)... O chamado de Isaías acontece por meio de uma visão de Deus sentado no trono, com vestes que cobriam o santuário e rodeado de serafins. Isaías toma consciência de sua pequenez, limitação, e condição de pecador. Um dos anjos vem com uma brasa e lhe toca a boca, purificando-o e perdoando os seus pecados. Neste episódio está à escolha de Isaías por Deus e ele aceita o chamado e recebe a missão de ser profeta, de denunciar o pecado do povo. Isaías também é citado nos textos bíblicos como que escolhido por Deus desde o ventre materno.
 Deus escolheu Jeremias. Jeremias vivia do trabalho agrícola no interior de Israel. Deus falou:  “Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei” (Jr 1,1-5). Jeremias tem consciência que ele é um consagrado. “Eu te consagrei” Ele tem consciência plena que esta é a sua missão de profetizar em nome de Deus.
Deus escolheu João Batista. A vocação de anunciar a chegada do Messias. Encontramos em Lucas (Lc 1,5-22.57-80)... A história da vocação de profeta João Batista. O nascimento de mãe idosa Isabel e tendo como pai Zacarias, já mostra a predileção divina em gerar aquele que seria o precursor do Messias. Isabel possuía um agravante era estéril. Deus chama João Batista e indica uma missão: ser consagrado a Deus, ser pleno do Espírito Santo, converter os filhos de Israel mostrando quem era o verdadeiro Messias preparando a vinda do Messias.
Deus escolheu a Paulo. Em sua apologia pessoal na carta aos Gálatas ele mesmo atesta sua escolha divina desde o seio materno: (Gal. 1:15,16 e 17)... Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco”. (Gal. 1: 15-16).
Quanto a você meu amado! Tome consciência que:
1) Deus não escolheu você porque ele previu que você poderia crer nele; Não! Pois se assim fosse, a causa da sua salvação estaria na sua fé. A fé não é a causa da eleição, mas o resultado dela. A Bíblia diz: “Todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna creram” (At. 13: 48). Não diz o texto que todos os creram foram destinados para a vida eterna, mas que todos os que foram destinados para a vida eterna creram. Assim, a fé não é a causa da eleição, mas sua consequência. Como diz João Calvino, a eleição é a mãe da fé.
2) Deus não escolheu você por causa das suas boas obras, ao contrário, Deus escolheu você para as boas obras. Está escrito: “Somos feitura de Deus, criados em Cristo Jesus para as boas obras” (Efésios 2.10). Deus não nos escolheu porque fazíamos o bem, mas para fazermos o bem. Ele não escolheu por qualquer mérito nosso, mas a despeito do nosso demérito.
3) Deus não escolheu você por causa da sua santidade; Ao contrário, Deus escolheu você para você ser santo e irrepreensível (Ef 1.4). A santidade não é a causa da eleição, mas sua consequência.
4) Deus não escolheu você por causa da sua obediência; Ao contrário, Deus escolheu você para a obediência (1Pe 1.2). Deus escolheu Jacó no ventre da sua mãe, antes que ele praticasse o bem ou o mal. Deus escolheu você independentemente de seus méritos ou deméritos. A causa da sua eleição está no amor de Deus e não nos seus merecimentos.
Concluímos com essas observações Bíblicas.
O Apóstolo João escreveu: Deus lhe amou primeiro: (I João 4: 19)... Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
O Salmista escreveu: Deus escolheu você: (Salmo 100:3)...  Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.
Jesus falou e João escreveu: (João 15:16)... Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, Eu vos escolhi a vós e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós.
Jesus falou: (João 10: 27,28,29)... As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
Amados! Deus conhece, escolhe e determina nossa vida de acordo com sua soberana vontade. (Êxodo 33: 19)...  Respondeu Deus a Moisés: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.
  


Apóstolo João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário