quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O ARCO DOS FORTES FOI QUEBRADO. CREIA!!!


(I Samuel 2:1 e 4)... 1- ENTÃO orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. Uma das coisas mais fascinante nas Sagradas escrituras é o fato de que Deus usa como ferramenta exclusiva, homens e mulheres exatamente como você e eu, pessoas estas marcadas pelas suas fraqueza e limitações.
No livro do Profeta (Isaias: 41:14)... fala que Deus faz do  vermezinho ou bichinho de Jacó um ser invertebrado, tenro, frágil, que se esmaga com um simples toque, que vive a rastejar é fraco é débil e o transforma em um trilho cortante, ou seja em uma maquina de esmiuçar, debulhar, de  triturar, ou melhor dizendo: Deus é um verdadeiro especialista em transformar o crente tropico, fraco e limitado em uma maquina de guerra, tão somente, Ele sabe fazer jorrar força da fraqueza.
Temos o respaldo de Deus para grandes proezas. Ele tem uma predileção por usar os pequenos e frágeis. (I Co 1:27 a 30)... O que é estulto no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e o que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes;  e o que é vil e desprezível no mundo, Deus o escolheu, como também aquelas coisas que nada são, para destruir as que são.  Assim, nenhuma criatura se vangloriará diante de Deus. É por sua graça que estais em Jesus Cristo, que, da parte de Deus, se tornou para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção,
Muitas vezes justificamos nossa falta de sucesso e prosperidade, dizendo que somos fracos e limitados. Observemos o texto de Salomão: (Prov. 30:24 a 28)... Há quatro coisas mui pequenas na terra que, porém, são mais sábias que os sábios: as formigas, povo sem força; todavia, no verão preparam a sua comida; os arganazes, povo não poderoso; contudo, fazem a sua casa nas rochas; os gafanhotos não têm rei; contudo, marcham todos em bandos; o geco, que se apanha com as mãos; contudo, está nos palácios dos reis. Neste texto, Salomão usa a maravilhosa sabedoria que Deus lhe deu para nos ensinar sobre virtudes que podem nos fazer vencedores, ainda que sejamos pequenos e débeis. Para isso ele usa a figura de quatro pequenos animais, capazes de grandes proezas. Vamos ver o que as formigas, os arganazes (coelhos selvagens ou grilos), os gafanhotos e as lagartixas (gecos) têm a nos ensinar:
1) As Formigas nos ensinam sobre planejamento... Salomão destaca a formiga por sua capacidade de antecipar-se, de trabalhar duro no verão estocando comida para depois, no inverno, não morrer de fome. Esse planejamento faz com que, nos tempos em que não é possível produzir, haja suprimento. (Prov. 6:6-11) - Deixar para depois ou para a última hora é uma terrível característica na vida de muitas pessoas e a Palavra de Deus confronta isto. O servo de Deus deve aprender a antecipar-se, a trabalhar duro enquanto pode para ter os frutos quando tempos difíceis lhe sobrevierem.  Outras qualidades das formigas: Esforço (é proporcionalmente o animal mais forte que existe, pois carrega folhas e objetos que têm muitas vezes o seu peso), organização, solidariedade.
2) OS ARGANAZES NOS ENSINAM SOBRE ESTABILIDADE - vs. 26 - O arganaz (algumas traduções dizem que é o grilo ou coelho) era uma espécie pequenina de coelho selvagem que habitava nas fendas das rochas. Por isso Salomão o usa como modelo de investimento em segurança e estabilidade. Era sua disposição de fazer a casa nas rochas que o protegia dos predadores muito maiores que ele.
Mt 7:24-25 - Precisamos edificar nossa vida sobre a rocha, que é a palavra de Deus. Se não investirmos em conhecer e viver a Palavra, estaremos à mercê dos problemas e poderemos ver nossa vida (pessoal, familiar, profissional, ministerial) desmoronar.
Precisamos nos esforçar para conquistar situações de estabilidade, assim como os arganazes se esforçavam para viver nas rochas. Há coisas que podem trazer estabilidade financeira (ser fiel nos dízimos e ofertas, valorizar o trabalho que temos, ter sempre uma reserva/poupança para momentos de emergência), estabilidade familiar (investir na educação dois filhos, tempo de qualidade em casa), estabilidade ministerial (lutar e ser fiel para conquistar um espaço num grupo de doze ou manter o espaço conquistado).
3) OS GAFANHOTOS NOS ENSINAM SOBRE UNIDADE - vs. 27 - Os gafanhotos são um modelo de unidade, pois sempre estão em bando e por esta característica têm um alto poder de destruição. Sua força está na unidade! Isso ressalta a importância de fazermos parte de uma grande igreja e nos movermos na mesma direção para grandes conquistas, causando estragos no reino das trevas.
Pv 18:1 - O crente que escolhe a solidão, que não se envolve nos movimento da igreja está se levantando contra a sabedoria de Deus.
 Gn 11:6 - Se quisermos grandes conquistas, temos que abrir mão do egoísmo, dos gostos pessoais e andar em unidade, falando a mesma língua dos nossos líderes.
4) AS LAGARTIXAS NOS ENSINAM SOBRE OUSADIA - vs. 28 - O último animalzinho tomado como modelo por Salomão é o geco (uma espécie de lagartixa). Embora pequeno, ele se introduz onde quer, inclusive nos palácios dos reis. Isso fala de ousadia, de não ser tímido, de ambicionar coisas grandes em Deus e escalar os obstáculos para conquistar novos espaços.
"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;"
- Golias desafiava o povo de Deus, mas não conhecia o Deus de Davi... (I Sam 17:46 a 50)... Hoje mesmo o Senhor o entregará em minhas mãos, eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos os que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos". Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este Tirando uma pedra de seu alforje, arremessou-a com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu, dando com o rosto no chão. Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão, derrubou o filisteu e o matou.
- Os midianitas, os amalequitas, e todos os filhos do oriente jaziam no vale como gafanhotos em multidão; e eram inumeráveis os seus camelos, como a areia que há na praia do mar, todos para destruir o povo de Deus, mas não conheciam a Deus... E disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar. (Juízes 7:7).
- Sansão com uma queixada fresca de jumento, matou mil filisteus... Outro fato surpreendente de Sansão foi que ele abateu mil homens. O fato bíblico esta em (Jz 15,15-20)... Ao ver uma queixada de jumento ainda fresca, apanhou-a e com ela matou mil homens. Sansão disse: “Com uma queixada de jumento eu os amontoei. Com uma queixada de jumento abati mil homens”.
De um lado, quatrocentos e cinquenta profetas de baal e mais quatrocentos da divindade pagã asera, estremecem, um total de 850 homens.  (Reis 18:20 a 24)... Então, enviou Acabe mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo. Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu. Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens. Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; escolham eles para si um dos novilhos e, dividindo-o em pedaços, o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo. Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra.
Finalizo dizendo como disse Zacarias: (Zac.4:10a)... Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas?
Lembrem-se: Servimos a um Deus que levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, a fim de estabelecê-los como príncipes do seu povo.…(Salmo 117:7,8).

Fonte: Bíblia NVI e Bíblia: João Ferreira de Almeida Atualizada.



Pastor João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário