segunda-feira, 23 de março de 2015

BÍBLIA! EXCLUSIVAMENTE BÍBLIA.

CUIDADO! CALUNIADORES..


Nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. (I Cor. 6:10).

O Apóstolo Paulo nos alerta: (2 Tim.3: 1 a 9) Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,  pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.

Paulo inicia falando dos tempos trabalhosos que sobreviriam nos últimos dias (v.1). Essa é uma nítida evidência de que estamos diante de uma profecia. Muitos alegarão que ele está a predizer um futuro distante, o que é verdade. Mas, especificamente, ele escreveu a Timóteo, o seu “verdadeiro filho na fé” (I Tim. 2), ou simplesmente “meu amado filho” (II Tim 1.2); com o objetivo de instruí-lo e exortá-lo a permanecer na “fé não fingida que em ti há” (II Tim 1.5). Portanto, Timóteo estava sendo alertado quanto aos filhos de satanás que se infiltrariam na Igreja a fim de perverter o Evangelho, causando estragos à fé.

Lamentamos que nestes "últimos dias", o homem não tem a menor preocupação em prejudicar o outro, desde que isto lhe seja conveniente e contribua para que atinja os seus objetivos, objetivos estes que dizem respeito somente a si próprio. A ganância, o prazer, o bem-estar próprio, a satisfação do seu ego, é só isto que é estimulado, incentivado e almejado pelo homem dos últimos dias. Vivemos dias em que, mais do que nunca, como afirmava o filósofo inglês Thomas Hobbes, "o homem é o lobo do homem" e toda a ferocidade humana é revelada ao seu próximo. Por isso, os homens são desobedientes a pais e mães, ingratos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, cruéis, obstinados e orgulhosos (II Tim. 3:2-4).

Em sua carta a Coríntios, o Apóstolo Paulo confronta o povo, sobre o quanto eles estavam se dando a práticas totalmente contrárias aos ensinamentos de Jesus. O caluniador é a mesma coisa que maldizente ou injurioso. (I Co 6-10)... “nem ladrões, nem avarentos, nem viciados em álcool ou outras drogas, nem caluniadores, nem estelionatários herdarão o Reino de Deus”.

Paulo manda que nos afastemos de tais pessoas. (I Cor. 5: 11)... Entretanto, agora vos escrevo para que não vos associeis com qualquer pessoa que, afirmando-se irmão, for imoral ou ganancioso, idólatra ou caluniador, embriagado ou estelionatário. Com pessoas assim não deveis sequer sentar-se para uma refeição.
Maldizente é quem costuma falar mal dos outros, que é o mesmo que maledicente e difamador. Mas, o que vem a ser injúria? Segundo o dicionário, é o ato ou expressão altamente ofensiva, insulto, é uma violação do direito de outrem. 

(O Caluniador pode ser comparado: a)... Como uma serpente venenosa e traiçoeira. Conta uma lenda que um Leão, um Tigre, e um Lobo, um dia, interpelaram a serpente. Veja: O leão, - alegaram eles; atira-se contra a presa, mata-a e devora-a. Estraçalhada pelo Lobo, a ovelha serve de alimento. O Tigre, quando faminto, ataca o carneiro e arrasta-o para o seu covil. E tu, hedionda serpente, que fazes? Mordes e inoculas veneno. Ora, que proveito tiras da tua perversidade peçonhenta? Responde a serpente retorcendo-se, esverdeada: Nada espero dos golpes venenosos que desfiro. Do mal que faço não tiro o menor proveito. E procedendo assim, traindo, envenenando, semeando a dor e a morte, não sou pior que o caluniador.
b)... Como um câncer. O câncer é porque é veloz, espalha-se rapidamente levando destruição e morte por onde passa. A tragédia do câncer é que a célula maligna não fica quieta. Contamina outras células com uma rapidez extraordinária.

A pessoa que não refreia a sua língua, cria intrigas disfarça verdades, inventa fuxicos, difama e contamina tudo que toca. O perverso chega de mansinho, como quem não quer nada. “Sabia que fulano...?” “Não sei se devo dizer, mas acho que...” “Gente, este segredo é só para você, se alguém me perguntar eu nego.” “Você não acha que fulano...?” Salomão chama a esses de Tolo e declara: (Proverbios 15:14)... O coração entendido buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia.

A Palavra de Deus nos adverte sobre alguns crimes cometidos pela língua. Através da língua pode-se caluniar difamar e injuriar. Convém observar que a legislação secular (brasileira) prevê pena contra os caluniadores que fazem da mentira e falsidade um passatempo infernal. A começar pelos caluniadores, é de admirar que em muitas igrejas, quem calunia não sofre qualquer ação disciplinar, e com isso vão se avolumando a maldade, pois o caluniador é assim estimulado na sua tarefa maligna e destruidora dos valores alheios.

O Apóstolo Pedro escreveu: (1 Pedro 3:10-14)... Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes seguidores do bem? Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;

(Mateus 5: 37), Jesus disse:... “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”.
(Salmo 101:5)... A quem difama os outros às ocultas, eu o farei calar! Assim como outros altivos de coração e arrogantes não suportarei.
(Êxodo 20:16)... “Não dirás falso testemunho contra teu próximo”.
(Êxodo 23: 1,2,7)..."Ninguém faça declarações falsas nem seja cúmplice do ímpio, sendo-lhe testemunha mal-intencionada. "Não acompanhe a maioria para fazer o mal.

Ao testemunhar num processo, não perverta a justiça para apoiar a maioria, Não se envolva em falsas acu­sações nem condene à morte o inocente e o justo, porque não absolverei o culpado.

É um mandamento de Deus: (Deuteronômio 5:20)... Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. O Salmista declara: (Sal. 140:11)... Nenhum caluniador se estabeleça sobre a terra, e a desgraça persiga os agressores com golpes sobre golpes até sua completa destruição.

A pessoa sábia, que mantém um relacionamento diário com Jesus, usará a palavra para construir e não para destruir. Palavras edificantes valem muito e custam pouco. Expressões destrutivas têm um custo exorbitante em longo prazo. São como o bumerangue. Sempre voltam e a própria pessoa é a prejudicada. (Prov. 16: 28)... “O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos.”

Se a Bíblia condena a calunia, cuidado, pois é perigoso tropeçar na Palavra de Deus para falar contra a honra de alguém. O certo é que devemos refletir como Salomão: (Eclesiastes 3: 17)... Então, passei a refletir: ‘Ao justo e ao perverso Deus os julgará, porque aqui na terra há uma época apropriada para todo o propósito e um lugar para cada ação!’

Uma coisa eu sei: Meu Senhor é um Deus que não dorme como um guarda que jamais cochila. Firmada nEle, minha fé não morre. Seguindo com Ele, meu pé não vacila. Este é o Senhor eterno que nos socorre.
  


Pastor João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário