sexta-feira, 13 de março de 2015

GLORIE-SE NO SENHOR.

SOMOS APENAS RAMOS, ENXERTADOS NA VIDEIRA QUE É CRISTO.

No livro de João, cap. 15, Jesus conforta seus discípulos dizendo: “Eu Sou a Videira verdadeira, permanecei em mim, e eu permanecerei em vós”. (João 15: 1 e 4). O resumo é que Jesus é a videira e cada discípulo, cada seguidor, cada cristão é um ramo. Quando estamos ligados à Videira, recebemos forças como que um renovo, que é enxertado na videira viva, e fibra por fibra, veia por veia, imerge no tronco. A vida da videira torna-se a vida do ramo. Assim a alma morta em ofensas e pecados recebe vida, diante da ligação com Jesus. E é pela fé em nosso Salvador pessoal, que é formada esta união. E é maravilhoso estar ligado a Jesus, nosso Salvador pessoal e dEle recebermos forças para viver o dia a dia. Foi o próprio Jesus disse: “Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós: como o ramo de si mesmo, não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.” (João 15:4).

A regra básica para agradar a Deus é: quando tivermos que nos gloriar, devemos nos gloriar exclusivamente em Jesus. Recomendou Paulo: (2 Cor. 10:17)... Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.

Assim, amados! Quando fizermos algum trabalho em prol do Reino de Deus, devemos trabalhar tendo em vista a perspectiva da eternidade. Não devemos trabalhar em busca de elogios, aplausos, títulos ou reconhecimentos, mas unicamente para trazer maior glória ao nome de Cristo. É comum observar cristãos que, inflados pela qualidade do seu trabalho, se esquecem de que são apenas pecadores perdoados pelo Senhor Jesus. Essas estrelinhas acabam desprezando reais princípios do trabalho que devemos realizar em prol do Reino, conforme nos orientou o apóstolo João; (João 3:27-31)...  O homem não pode receber coisa alguma, se do céu não lhe for dada. Vós mesmos me sois testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. O que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que está presente e o ouve, muito se regozija por causa da voz do esposo. Pois este meu gozo está completo. É necessário que ele cresça, e que eu diminua. Por isso, não devemos nos ocupar em saber se as pessoas estão gostando ou não do nosso trabalho.
O importante é ter a consciência de que temos a aprovação de Deus.

Regras práticas para ter a aprovação de Deus em nosso trabalho:

-Primeiro, fazer o trabalho de acordo com as claras instruções da Palavra de Deus.
(1 Coríntios 10:31)... Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
(1 Pedro 2:9)... Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
(1 Co 10.24)..."Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem"

-Segundo, ter como força motivadora, a glória de Cristo e não a nossa própria glória. Se Jesus é o Senhor de sua vida, Ele agora manda e dirige o seu viver. Se Ele é o seu Salvador, sua alma vive descansada e cheia de esperança hoje e eternamente. E se tudo o que você fizer tiver como motivação última a glória de Deus, não há como decidir errado. Para que possamos desfrutar de uma vida feliz e equilibrada é necessário que nossas decisões sejam baseadas nas eternas verdades de Deus.
O Salmista nos dá um norte claro ao dizer no (Salmo 119.30)... “Escolhi o caminho da fidelidade e decidi-me pelos teus juízos.” Ele sabia que sua vida tomaria um rumo certo se ela estivesse totalmente apoiada e fixada nos princípios da Palavra de Deus.

-Terceiro, ser um total dependente da graça de Deus.
Está sempre ligado na Videira – (João 15:4)... Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Quando Deus se recusou a tirar o espinho da vida de Paulo, ele ofereceu esta explicação: (2 Coríntios 12:9)...  "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza".  
Nas tribulações, aprendemos a depender da graça do Senhor. Quando sentimos que temos tudo sob controle por causa da nossa própria capacidade, facilmente esquecemo-nos de Deus. Nas horas de maior fraqueza, quando sentimos incapazes de resolver os nossos problemas sozinhos, tendemos a voltar para Deus e nos entregar à poderosa mão dele. Nossa inteligência não nos basta. Nossos recursos financeiros não nos bastam. Nossos amigos não conseguem preencher as nossas necessidades. A graça de Deus nos basta, e o seu poder se manifesta através da nossa fraqueza.  Por esse motivo, por amor de Cristo, posso ser feliz nas fraquezas, nas ofensas, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. “Porquanto, quando estou enfraquecido é que sou forte”! Entendamos que “A graça contradiz o merecer”. Devemos participar da natureza de Jesus, com o poder que Ele nos dá de vencermos as tentações que enfrentamos. Devemos deixar que Jesus opere em nós o Seu querer e efetuar.
Se deixarmos de participar da natureza de Jesus, não produziremos frutos. Se não produzirmos frutos, finalmente nos desligaremos de Jesus. Se por outro lado permanecermos em Jesus, seremos ramos vivos e produtivos.

(Romanos 16:24-25)... A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
  


Pastor João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário