quarta-feira, 25 de março de 2015

IGREJA QUE VAI PARA O CÉU.

CONCEITUANDO.

IGREJA. A palavra grega traduzida como “igreja” significa, literalmente, “chamado para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor
ASSEMBLEIA. (S.f). Grupo de pessoas que, possuindo um interesse em comum, se reúne para analisar, discutir e decidir sobre determinados assuntos. É sinónimo de uma democracia participativa tendo em conta que toda a comunidade tem a possibilidade de participação. Sinônimo de assembleia: círculo, clube, conciliábulo, concílio, congregação, congresso, concílio, corpo, corporação, grémio, junta, parlamento, reunião e tertúlia.

Falando em Igrejas, conhecemos e até fazemos parte da Igreja Assembleia de Deus, e sabemos que é uma igreja cristã evangélica, sendo a maior denominação evangélica e pentecostal no Brasil e no mundo, contabilizando mais de 66 milhões de membros. Seu caráter histórico descentralizado permite a existência de diversas convenções sob o nome de "Assembleia de Deus".
Certo é que nesse presente estudo não estamos querendo falar ou defender uma facção religiosa (denominação ou placa), queremos falar de um povo, já que a significação de Assembleia, é um grupo de pessoas que possui interesse comum, e na terra, existe um povo que tem fome e sede de justiça e aspira as coisas do céu, ama a santidade, tem prazer nas coisas de Deus, deleita-se em Deus, ama a lei de Deus, cuja aspiração mais elevada não é ajuntar tesouros na terra, mas no céu. Quem tem fome e sede de Justiça, seu prazer não está nos banquetes do mundo, mas nos manjares do céu. Ele tem sede de santidade. Ele tem uma nova mente, um novo coração, um novo nome, uma nova vida. Seu coração está no céu. Seu tesouro está no céu. Seu lar está no céu. Sua pátria está no céu. Quem tem fome e sede de justiça deseja ardentemente ter mente pura, coração puro, vida pura. Anela subjugar o orgulho e ter vida certa com Deus e com os homens. Quem tem fome e sede de justiça quer sempre mais; está satisfeito, mas nunca saciado; ama, mas quer amar mais; ora, mas quer orar mais; estuda a Palavra, mas quer estudar mais; obedece a palavra, mas quer obedecer mais. Veja de que povo falamos:
A - Um povo remido por Jesus. (Tito 2:14)... O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
B - Um povo separado; (1 Pedro 2:9) ... "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" Somos uma nação separada, escolhida para Deus. Uma nação que não deve se amoldar aos padrões desse mundo, uma nação que deve dar exemplo. O que vejo por ai é, cada vez mais, o mundo entrando na igreja, cristãos influenciados pelos padrões desse mundo, pecando e pensando que não estão fazendo nada de errado. Se somos uma nação santa, separados pra Deus, cabe a nós mostrarmos a diferença para o mundo, e levarmos a palavra verdadeira, a palavra do evangelho da paz, do evangelho da salvação.
C - Um povo novo: (2 Cor. 5:17)... "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." Deixamos a vida de pecado, agora somos novas criaturas, nascemos de novos, fomos lavados pelo sangue de Cristo. Irmãos, fomos tirados das trevas para a maravilhosa luz, e temos que nos esforçar a não abrir brechas ao diabo, evitar pecar, vamos ler mais a palavra, vamos orar mais.
D - Um povo com objetivo próprio e único, correndo em busca de um alvo. (Fil.3:13, 14)... "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Observe algo interessante; No verso 13, o apóstolo diz: "Não julgo que o haja alcançado". Quem conhece a obra missionária de Paulo, sabe que ele foi um missionário bem sucedido, ele poderia ter dito, "alcancei meu objetivo", mas ele estava disposto a conseguir mais. Primeira coisa que eu aprendo aqui é que você tem todo o direito de querer mais, de aprimorar e melhorar o que você já conseguiu, e mesmo que não tenha conseguido realizar, declare como Paulo: "Não julgo ter alcançado"... esta confissão nos abre na mente um leque de ideias e entusiasmo para continuarmos e nos dedicarmos novamente a grandes projetos.
E - Um povo que dá sabor e alumia a terra. Somos o sal da terra, a luz do mundo. Mateus 5:13... "Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens." O sal é usado pra preservar, é usado pra dar sabor. E assim nós devemos ser também, temos que fazer a diferença como o sal faz, temos que levar o sabor ao mundo.
F - Um povo que se libertou do passado e olha só para a frente: "Esquecendo-me das coisas que para trás ficam". Paulo declara que mesmo que não tenha alcançado seu alvo, ele deveria tentar novamente, mas para isso, algo era necessário ser feito: "Esquecer do que ficou para trás". Muitas pessoas não conseguem andar para frente justamente por isso. Ficam presas ao passado. Imitam a mulher de Ló, que olhou para trás e virou estátua, não voltou nem prosseguiu. O crente que vive remoendo o passado, não tem visão de futuro: Que falta eu sinto daquela outra igreja! Que falta me faz isso ou aquilo. O povo que, quando cativo no Egito, clamava e pedia misericórdia a Deus; de repente, quando já em caminho da terra prometida, começou a lembrar-se do passado e deixou de adorar a Deus, dizendo: Ah, como era melhor os peixes do Egito, melhor do que esse maná do deserto. Irmão, seja qual for o seu passado, talvez aparentemente até melhor do que os dias atuais, liberte-se dele, você não tem pacto com o passado, e não deve fidelidade a ele. Deus quer te fazer andar para frente. Talvez você ganhe muito menos do que ganhava antes. Talvez sua família era mais entrosada no passado. Talvez você sinta falta de algo ou de alguém, mas uma coisa eu te digo: "Levanta a cabeça". Se ficar preso no passado, não tem como andar pra frente. Você precisa esquecer definitivamente das coisas que para trás ficam. O passado pode arruinar sua vida para sempre e ainda pior, pode te afastar até de Deus.
G - Um povo classificado como os fiéis da terra, e aí inclui povo de todas as raças, tribos e nações, numerosos como a areia da praia, independente de denominações ou placas de igrejas. Veja o que escreveu o Salmista (Salmos 101:6)... Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.
H - Um povo, que tenha a convicção de Rute, para com Noemi. (Rute 1:15-16) ... Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
I - um povo que tenha uma só unidade de pensamento, conforme escreveu o Apóstolo Paulo: (Efésios 4:3-6)... Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Estamos vivendo os instantes finais do povo de Deus na terra, e assim, acabemos com as divisões, derrubemos os muros de separação que aqui lamentavelmente existe, haja vista que no céu não existe e jamais existirá separação de povos. Todos são filhos de Deus e irmãos de Jesus por adoção, e todos reinarão com Ele na nova Jerusalém. Veja a expressão de Jesus: Não se turbe o VOSSO CORAÇÃO. Afinal somos uma só família.
Você foi salvo para fazer parte da família de Deus. Ele te planejou antes de tudo, para que fizesses parte de uma família Ágape e eterna. Toda a Bíblia é a história de Deus formando uma família que irá amá-lo, honrá-lo e reinar com ele para sempre. Ef 2. 19 ... “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,”.
Você recebeu uma promessa quando recebeu a Jesus. João 1:2... “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome”. No entanto, para fazermos parte desta família, é necessário nascer de novo, é necessário o novo nascimento. Deus sempre existiu e sempre teve um relacionamento amoroso consigo mesmo; logo, ele nunca esteve só. Ele não precisava de uma família, mas desejou uma; então arquitetou um plano para nos criar, trazer-nos para sua família e dividir conosco tudo o que possui (herança).
Quando colocamos nossa fé em Cristo, Deus se torna nosso Pai, nós nos tornamos seus filhos e os outros crentes se tornam nossos irmãos e irmãs; e a igreja se torna nossa família espiritual. E esta família é ainda mais importante que sua família física, porque durará para sempre. Nossas famílias na terra são maravilhosas dádivas de Deus, mas são temporárias e frágeis; frequentemente rompidas pelo divórcio, à distância, a velhice e inevitavelmente a morte.
Esqueçamos divisões com nomenclaturas ou placas. Todos: assembleianos, batistas, presbiterianos, betelinos, metodistas, e todos que em uma mesma união, prega a genuína Palavra de Deus, sem modismos ou escândalos. Veja a exortação de Paulo (I Cor. 1: 9,10) ... Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
Somos um só corpo, cuja cabeça é Cristo. Paulo escreveu: (I Co. 12:27)... “Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. Assim, Deus está mostrando o valor de cada membro e sua importância, pois ao ser parte do corpo, ninguém sobra ou fica sem utilidade, pelo contrário, todos são necessários e ajudam-se mutuamente. O escritor aos Hebreus afirma: (Hb. 12.22,23)... “Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos, à universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus”
Saiamos então da mediocridade de conceituar a Igreja como “minha igreja como um edifício construído com blocos e cimento onde nos congregamos. A Igreja pertence a Jesus, Ele a edificou conforme suas próprias palavras: (Mateus 16:17-18)... E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
Igreja é um edifício construído com pedras vivas. Pedro escreveu: (1 Pedro 2:5)...  “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”. Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus: (Efésios 2:19-22)... “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito”.
A palavra grega traduzida como “igreja” significa, literalmente, “chamado para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado. Estude (João 17:14-23); (Colossenses 1:13); (1 Pedro 2:9); (1 João 4:5-6).
Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da “igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição ou Placa denominacional. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Rom. 5:8)... Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
AMEM.

Pastor João Marcos Ferreira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário