quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A SEMENTE, O SEMEADOR E OS TIPOS DE SOLOS. O QUE VOCÊ TEM SEMEADO

Sabendo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. (Medite (I Cor. 3:6,7).
Jesus ilustrou verdades espirituais através de Parábolas.
Uma das mais importantes destas parábolas é aquela registrada em Mateus 13:1-23, Marcos 4:1-20 e Lucas 8:4-15. A parábola do Semeador; sementes e os vários tios de solo. A importância desta parábola é salientada por Jesus em Marcos 4:13: "Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?" Jesus está dizendo que esta parábola é fundamental para o entendimento das outras. Esta é uma das três únicas parábolas registradas em mais do que dois evangelhos, e também é uma das únicas que Jesus explicou especificamente. Meditemos cuidadosamente nesta história.
"Eis a parábola: “Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e, estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. “Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um” (Lucas 8:5-8).
A explicação de Jesus é também fácil de entender: (Mateus 13:19-23) (Lc. 8:11-15)
1 – O que foi semeado ao pé do caminho; Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração;.
2 - O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
3 - E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
4 - Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
Consideremos o semeador, a semente e o solo.
"A semente é a palavra de Deus, e esta deve ser ensinada a várias pessoas; no entanto a resposta dessas pessoas depende do estado do coração delas, isto é, de sua atitude.
O trabalho do Semeador é colocar a semente no solo. Observe que Jesus omitiu o nome do semeador. Nada falou sobre: aparência, capacidade, personalidade ou realizações. O Semeador semeia. A colheita depende da combinação do solo com a semente. Assim devemos estar ensinando a boa semente “A palavra de Deus”, pois quanto mais a semente é plantada nos corações dos homens, maior será a colheita. Lamentamos que hoje, o semeador tornou-se a figura principal e a semente é bastante esquecida. A história de pregações do orador com ênfase ao seu nível escolar, capacidade pessoal, pois igrejas e lideres até solicitam vídeos que mostrem histórico de pregações para análise. Vemos aí uma inversão de valores, pois é dado mais valor ao que semeia do que à própria semente. Entenda que o fruto produzido depende da semente, não do tipo da pessoa que a plantou: A palavra gera (Tiago 1:18); A Palavra salva (Tiago 1:21); A Palavra regenera (I Pedro 1:23); A Palavra liberta (João 8:32); A Palavra produz fé (Romanos 10:17); A Palavra santifica (João 17:17); a Palavra nos atrai a Deus (João 6:44-45).
Qual a semente que você está semeando? Saiba que você em especial não dará crescimento; sua identidade pessoal não tem importância. Paulo escreveu: "Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento" (I Cor. 3:6-7).


Pastor João Marcos Ferreira. 01/02/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário