quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

PELA PALAVRA DE DEUS, "LEVITA" NÃO É SINÔNIMO PARA CANTOR. O SINÔNIMO PARA LEVITA É SERVO.

DE ONDE VEM O A IDEIA DE CHAMAR CANTOR, DE “LEVITA”? SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS, "NÃO É".
Em muitas Igrejas, os ministros de louvor e músicos evangélicos são chamados de “levitas”. No Novo Testamento não temos referência a ministros de louvor nem a instrumentistas na igreja. Jesus disse que o Pai procura adoradores, que o adorem em espírito e Verdade (João 4:24). O ensino apostólico, por sua vez, incentiva todos os cristãos a prestarem culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais (Ef. 5:18-20; Col. 3:16).
A diferença é muito grande.
Ser um levita é mais que cantar ou tocar, hoje existe esse engano comum entre os levitas, resumir suas funções na obra de Deus somente para o canto. Alguns afazeres e algumas aptidões na igreja tem sido excluídas como deveres dos levitas por falta de um conhecimento sobre este ministério que é um dos alvos mais cobiçados pelo Diabo, o louvor e adoração trazem cura, libertação, mudança de vida e muitas outras coisas por isso não pode ser visto como um simples show para mostrar suas aptidões musicais.
De onde então vem o conceito de “levita”?
Originalmente, “levita” significa “descendente de Levi”, que era um dos 12 filhos de Jacó. Quando estudamos a tribo de Levi (tribo do qual Deus separou para cuidar do santuário, das coisas sagradas, incluindo a música) Vemos que os levitas não eram apenas músico ou cantores, mas tesoureiros, escrivães, porteiros, zeladores, etc. Na verdade, a tribo de Levi (por isso o nome de Levitas), era como se fosse o ministério de socorros hoje (Diaconato, Auxiliares, Porteiros, música, etc.). Mas, durante anos, na igreja de Cristo, deram esse título de “LEVITAS”, aos músicos e cantores, como se eles fossem o grupo exclusivo e responsáveis pelo Louvor e adoração nas igrejas, e NÃO É!
Os levitas começaram a se destacar entre as doze tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx. 32:26). Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Num. 3:5-7. E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Faze chegar a tribo de Levi, e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam, E tenham cuidado da sua guarda, e da guarda de toda a congregação, diante da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo. (Num. 4); (8:15) ... E depois os levitas entrarão para fazerem o serviço da tenda da congregação...; (18:1-4) ... Mas se ajuntarão a ti, e farão o serviço da tenda da congregação em todo o ministério da tenda; e o estranho não se chegará a vós...
(I Crôn. 23:1-32 ...Sendo, pois, Davi já velho, e cheio de dias, fez a Salomão, seu filho, rei sobre Israel. E reuniu a todos os príncipes de Israel, como também aos sacerdotes e levitas. E foram contados os levitas de trinta anos para cima; e foi o número deles, segundo as suas cabeças, trinta e oito mil homens. Destes havia vinte e quatro mil, para promoverem a obra da casa do Senhor, e seis mil oficiais e juízes, E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao Senhor com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi... E para estarem cada manhã em pé para louvarem e celebrarem ao Senhor; e semelhantemente à tarde; E para oferecerem os holocaustos do Senhor, aos sábados, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante o Senhor; E para que tivessem cuidado da guarda da tenda da congregação, e da guarda do santuário, e da guarda dos filhos de Arão, seus irmãos, no ministério da casa do Senhor.
Observando que dentre os 38.000 (trinta e oito mil), “LEVITAS”, vejamos:
I- 24.000 (Vinte e quatro mil), para promoverem a obra da casa do Senhor;
II- 6.000 (Seis mil) oficiais e juízes;
III- 4.000 (Quatro mil) porteiros, e
IV- 4.000 (Quatro mil), para louvarem ao Senhor com os instrumentos.
Fica muito claro que ser cantor não é ser Levita, pois, dos 38.000 LEVITAS, que Davi repartiu por turnos, segundo os filhos de Levi, Gérson, Coate e Merari (V.6), apenas 4.000 (quatro mil) eram CANTORES.
Podemos concluir que um sinônimo de Levita, adequado aos dias atuais, seria servo; Ou seja, “todos nós que servimos a Deus, independente da função que exercemos”.
Somos servos (não digo "levitas" pois esse termo não faz sentido atualmente). Observamos ainda, pelo texto de (I Crônicas), que não há privilégio ou vantagem em ser cantor ou músico em relação às demais atividades para Deus.
- O Profeta Oséias advertiu: (Oséias 6:3) ...Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor...
- Disse Jesus: (João 5:39) Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e elas mesmas são as que dão testemunho de mim;
  Pastor João Marcos Ferreira. JPa, 12/02/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário