sábado, 18 de fevereiro de 2017

SER OU NÃO SER UM OBREIRO APROVADO, A DECISÃO É SUA.


TEMA: Procura, isto sim, apresentar-te aprovado diante de Deus, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra da verdade. (II Tim.2:15).

Ser aprovado. (sinônimos): admitido, consentido, subscrito, confirmado, adotado, aceito, acatado, corrente, certo, apoiado, anuído, combinado, aquiescido, facultado, autorizado, concordado, permitido, assentido.
Qual a finalidade da Prova: Aprovar; busca dos conhecimentos e capacidade de cada um. Há um ditado que diz: Reprovar não é solução, mas aprovar quem não aprendeu é pior... Aprovado. O termo no grego “dokimazo” significa: “ser aprovado verdadeiramente”. Já a expressão “dokimos” descreve a “tudo o que foi provado e purificado e que está preparado para o serviço”. O dicionário da língua portuguesa define a palavra aprovado como: “aquele que teve aprovação, admitido, julgado apto, aquele que é julgado verdadeiramente bom”.
- O escritor aos Hebreus afirma que o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho. Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige? (Heb. 12:6,7).
- Salomão recomenda: Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. (Prov. 3:11,12).
Requisitos para ser aprovado:
v  Fidelidade (I Tim 4:12 - 15). Ser Fiel é indispensável na vida de um salvo, pois, envolve todas as áreas da sua vida. Fidelidade com Deus, com o cônjuge e filhos, com a igreja, nos negócios, enfim, em todas as coisas.  (I Cor 4:1,2) ...”Além disso, requer-se que cada um se ache fiel”
v  Vigilância (I Tim 4:16). O crente que não é vigilante pode tornar a sua vida numa tragédia. É preciso ser vigilante em todas as áreas. O crente deve ficar sempre de prontidão e nunca dormir em relação ao seu testemunho pessoal; pois o inimigo não dorme, ele trabalha de dia e de noite, procurando uma brecha para entrar e destruí-lo (I Pe 5:8); (I Tess 5.6).
v  Resiliência – (capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas). (II Tim 2:3-5). Hoje muitos não querem mais sofrer por amor a Cristo. O crente não foi chamado só  para viver um evangelho de conforto, mais também de sofrimento e provação. O apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses, diz: “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e, agora, ouvis estar em mim” (Fil 1.29,30) ; ainda (II Tim.2:11-13).
v  Verdade (II Tim 4:1-5; Tt 2:1). O crente aprovado vive na verdade e prega a palavra da verdade. Só pode pregar a palavra da verdade, aquele que é verdadeiro; quando o apóstolo Paulo disse: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”; isto significa dizer que, para se apresentar a Deus aprovado, é preciso estar vivendo a verdade. Quem vive a verdade tem aprovação de Deus, não é envergonhado por ninguém e tem autoridade de manejar bem a Palavra da verdade.
v  Humildade (I Tim 6:3,4, 11). A humildade é uma virtude que identifica o verdadeiro homem de Deus. O servo aprovado ele não deve ser orgulhoso, soberbo e de olhar altivo; e sim amigo, comunicativo, amável, generoso e humilde (Ef 4:1,2). A palavra de Deus nos diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda” (Pv 16.18). “... diante da honra, vai a humildade” (Pv 18:12).
v  Disposição (II Tim 2:15a). Quando Paulo disse a Timóteo: "Procura apresentar-te a Deus aprovado", significa: "procura estar disponível pra Deus". Nenhuma ocupação terrena pode privar-nos desta disponibilidade (II Tim 2:4). É claro que temos atividades profissionais, e que delas depende nossa sobrevivência. Devemos, no entanto nos organizar de tal maneira, que tenhamos tempo, para termos disponibilidade para trabalhar na Obra de Deus.

Cantava na minha adolescência um corinho, assim: “Deus nos dá 24 horas cada dia, cada dia; oito horas para trabalhar; oito horas para descansar. Ainda bem que restam oito horas cada dia... Não perca seu tempo como um adorador profissional, pois Deus não os aceita. Deus busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Você tem tempo suficiente: Imagine 24h: Oito horas de trabalho; oito horas de descanso e oito horas para servir ao Senhor.

Falou a autoridade máxima da Igreja: JESUS. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:23,24).
Pastor João Marcos Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário