terça-feira, 13 de junho de 2017

JESUS PASSOU EM JERICÓ. O QUE É, E O QUE HOUVE EM JERICÓ:

O nome Jericó significa “perfumado” e deriva da palavra “cananeia”, que tem o mesmo significado; é uma antiga cidade bíblica situada na Palestina, às margens do rio Jordão. Acredita-se que Jericó seja uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo, e uma importante fonte de informações sobre as antigas habitações humanas no Oriente. Jericó é mencionada mais de 70 vezes na Bíblia Hebraica, antes da morte de Moisés, Deus mostrou-lhe a Terra Prometida no quinto livro da Torá, e Jericó era um ponto de referência: Jericó é descrita no Velho Testamento como a "Cidade das Palmeiras", e era um lugar atrativo para a habitação humana. “Na tradição judaico-cristã ela é conhecida como o lugar do retorno dos israelitas da escravidão no Egito, liderados por Josué, o sucessor de Moisés”. Jericó também é mencionada várias vezes no Novo Testamento, nos livros de Mateus, Marcos, Lucas e Hebreus.
O que aconteceu em Jericó de tão importante? Jesus chegou e logo dois milagres acontecem em dois homens diferentes:
1-      ZAQUEU: Possuía muitas riquezas materiais, Cego espiritual; Curioso, pois lhe satisfazia conhecer quem era Jesus; Teve a intenção de subir em uma figueira pois era baixinho.
2-      BARTIMEU: Pobre, pois possuía apenas uma Capa suja, e a beira da estrada; era cego fisicamente falando, mas conhecia Jesus como “Filho de Davi”; Sabia que Jesus podia restituir sua visão; Pedia esmola.
Veja as duas histórias de Salvação:
(Lucas 19: 1- 10). “Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade”. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico (provavelmente através do desvio de dinheiro público), não era nada popular, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. (Lucas 19:9-10).  Este foi o milagre da salvação na entrada de Jesus em Jericó.
(Marcos 10:46 – 52). E foram para Jericó. “Quando ele saía de Jericó”, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, (é preciso se desfazer de qualquer coisa que possa nos impedir de chegar até Jesus), e, neste ponto, o cego de Jericó nos deixou uma bela lição levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.
Conclusão: Tanto Zaqueu como Bartimeu aproveitaram as suas oportunidades. E Você? Já aproveitou sua Oportunidade? Quantas vezes Jesus já passou perto de você e você o deixou passar?
Ele está passando agora através de sua Palavra. (Hebreus 3:7-9) ... Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
  


Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA. 13/06/2017.

21 comentários:

  1. sou uma duvida meu irmao adorei o texto nao tenho o que falar mais pq ainda em lucas 18 ver 35 diz a biblia e aconteceu que chegando ele perto de jerico estava um cego assentado junto do caminho mendigando
    o nosso irmao esta falando que jesus curo o primeiro cego que foi bartimeu mais digo que nao pq zaqueu so vai ser curado da sua segueira depois que jesus entra em jerico lucas 19 ver 1 vai dizer e tendo jesus entrando em jerico ia passando e eis que a via ali um homem chamdo zaqueue era um chefe dos publicanos e rico gostaria de uma explicao melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua observação meu querido, concordo plenamente pois Zaqueu vai ouvir que o cego Bartimeu foi curado e a notícia desperta a curiosidade de ver quem era esse Jesus.

      Excluir
    2. Gostaria de deixar minha observação nesta passagem bíblica, haveria dois cegos físico em Jericó?,em Lucas Jesus curou um cego antes de entrar em Jericó" ao aproximar-se se ele de Jericó ( LC18,35) depois disso teria o encontro com Zaqueu" (LC 19,5), continuando,( MC 10,46: saindo ele de Jericó,ou seja, ele teria pousado na casa de Zaqueu,( LC 19,5 parte b do versículo)ou seja curou um cego ao entrar,e no dia seguinte após passar a noite na casa de Zaqueu ao sair da cidade curou outro cego????

      Excluir
    3. A cidade de Jericó tinha duas entradas. A do norte e a do Sul. Os textos e as narrativas foram feitas por pessoas distintas e momentos distintos. Alguns poderiam ter relatado quando Jesus estavam a caminho de Jerusalém, outros quando ele estava de volta.

      Excluir
    4. Só há uma entrada na cidade de Jericó

      Excluir
  2. Ola exelente comentario me ajudou muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Quem foi curado primeiro foi o cego ou zaque?

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso esse texto.
    Estou buscando informações para ministrar uma mensagem sobre o milagre que Jesus Cristo fez na vida do cego bartimeu

    ResponderExcluir
  5. Esse texto é maravilhoso, e muito rico em detalhes, o texto fala que Jesus entrou em Jericó, e Zaqueu correu para ve-lo, em determinado momento diz que saindo ele da cidade curou o cego bartimeu?quem receveu o milagre de Jesus primeiro?

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria de saber se JESUS já havia estado em jericó antes

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz a todos ; amados,esta foi a 1° e única entrada de Jesus em Jericó , fisicamente falando,existia 2 Jericó ,a parte antiga ,e a Jericó que foi totalmente reformada ,para os comandantes do império Romano ,e os cobradores de impostos entre outros .Por isso há uma desconfiança se que os evangelhos se contradizem ,porém na verdade ,eles se completam , houveram 2cegos curados , porém só registraram o BARTIMEU ,pela sua fé sobre natural ,que chamou a atenção de Jesus.entre a velha Jericó cura um cego , Zaquel no caminho tem um encontro com Jesus e é curado ,depois vem Bartimeu e clama por Jesus ,e recebe a cura , enfim Jesus segui curando , até chegar em Jerusalém ,e não volta mais ,pois será ,traído ,entregue ,julgado ,condenado e morto ,mas está escrito que :ao 3° dia Jesus,meu Cristo e Senhor e Salvador ressuscitou .

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor Jesus a todos!
    Só uma observação. Em Mateus 20:29 fala que era 2 cegos certo! Enquanto em Marcos e Lucas fala somente de bartimeu. Não seria equivocado dizer que o segundo cego é zaqueu? Porque só em dois evangelho cita-se o nome de bartimeu. No verso 30 de Mateus do cap 20 diz que era dois cego ASSENTADOS, junto ao caminho. Por isso que não poderia ser zaqueu.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da explicação Jesus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  10. Na minha biblia diz quando ELE saia encontrou o cego

    ResponderExcluir
  11. A paz do senhor Jesus gosto muito dessa passagem de Zaqueu pois nos mostra que todos que deseja de fato conhecer a Jesus quer mudança em sua vida . Além disso essa mensagem nos confronta a pensar se recebemos de fato Cristo em nossas vidas e o quê abandonamos para servi-lo.
    E que ambos tiveram uma única oportunidade na vida era recebe-lo
    ou rejeita -lo

    ResponderExcluir
  12. A Bíblia diz zaqueu subiu a um pé de figueira Brava. Ouve de algum modo sacrifício da parte de zaqueu ao subir na figueira, o sacrifício por parte de zaqueu foi quando o mesmo subiu ou quando o mesmo desceu?

    ResponderExcluir
  13. Como faço pra participar dessa página

    ResponderExcluir
  14. Concordo o texto fala de 2 cego mesmo no v 30 E eis que dois cegos, assentado junto do caminho, ouvindo que passava clamaram dizendo senhor filho de Davi tem misericórdia de nós . Isso no plural

    ResponderExcluir