terça-feira, 24 de agosto de 2021

CHAMADOS POR DEUS, PARA A SUA OBRA. (Efésios 4:11,12).

 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; (Romanos 8:28-31). Porquanto, aqueles que antecipadamente conheceu, também os predestinou para serem semelhantes à imagem do seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes igualmente justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. Hino de vitória: Deus é por nós A que conclusão, pois, chegamos diante desses fatos? Se Deus é por nós, quem será contra nós? … A missão de todos os chamados por Deus para realizar sua obra, especialmente por meio da pregação do evangelho, no ministério de liderança, apoia-se em três pilares:

 Primeiro Pilar: Serviço. Na vida secular entendemos a palavra ministro como um título de alguém que ocupa um alto cargo no governo com elevada autoridade: Primeiro Ministro, Minis­tro da Economia, Ministro de Educa­ção e, assim por diante.

Necessário se faz entender, que o termo ministro no âmbito bíblico eclesiástico, conforme descrito no Novo Testamento, refere-se “a um servo, serviçal, prestador de serviço, ministrador, assistente, atendente”. Paulo chama de “carnais”: (I Cor. 3:1-5) - Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Temos “um” sumo Sacerdote: (Heb 8.1,2). Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.... O Senhor: (Atos 26:15,16). E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda; Somos despenseiros e nossa obrigação é ser fiel a Deus e a sua Palavra. (I Cor. 4:1,2). Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.

 Todo servo no trabalho do Senhor é pequeno, humilde, seja qual for a sua posição. Só o Eterno é infinitamente grande. Se alguém pensa que é grande, não é nada diante dEle! O verdadeiro servo de Deus não tem vontade própria; seu prazer e realização estão em fazer a von­tade do Senhor, por amor, gratidão, e privilégio. Ouvimos muitos falarem: “comigo é assim; na minha igreja é assim; quem não quiser andar comigo, que saia; deixa essa cambada pra lá”. Esquecem que a Igreja é do Senhor; Jesus comprou e pagou por nossas almas, e quer que todos se salvem: (I Tïm.2:3-5). Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem.

 Segundo Pilar: Mordomia. O apóstolo Paulo e seus companheiros de ministério não se consideravam donos da obra de Deus, mas mordomos do Senhor, isto é, “despenseiros dos mistérios de Deus”, ou seja, aqueles que administram os negócios de seu Senhor. O obreiro cristão, portanto, não é dono da obra, serviço ou trabalho que ele faz para Deus na Igreja. O Altíssimo dá obreiros à Igreja (Ef 4. 11), mas não dá Igreja aos obreiros como propriedade sua para fazer o que deseja e como quiser. A Igreja é do Senhor; Jesus falou: Eu edificarei a minha Igreja (Mat.16:18). A Primeira observação é: “olhai por vós mesmos” (Atos 20.28), Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Pedro escreve: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. (I Pedro 5:2,3). A obra pertence a Deus. (I Cor.15:58).

 Terceiro Pilar: Fidelidade. Fidelidade é um atributo de Deus. Deus é fiel (I Cor 1.9); Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor... (I Cor.10:13). Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (Ap.19:11). E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. Fica claro, que a Fidelidade é a qualidade primordial de um ministro de Cristo: Leia: (I Cor 4.2); “requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel” (Mateus 24.45).  

De nada adianta o obreiro pregar o evangelho e ensinar a Palavra, se ele é desobediente, displicente, e nem sequer pratica o que prega e ensina; vive envolvido com a politicagem e políticos desonestos e corruptos, em troca de cargos e posições para seus familiares e bajuladores; é necessário que o servo seja fiel ao seu Senhor e à sua obra, diariamente.

 Alertou Jesus: (Mateus 24:45-51). Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.

 A verdadeira fidelidade revela-se em nossos atos cotidia­nos. Devemos cumprir a nossa palavra e promessas que fazemos às pessoas (Mt 5.37); (Tg 5.12); não sendo os que Jesus chamou de “hipócritas” (Mateus 23:23-31). Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo.... Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade...

 Deus ama e procura os que andam em fidelidade. (Salmos 101:6). Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. Em (Jeremias 48.10), encontramos um veemente alerta de Deus nesse sentido. Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulosamente; e maldito aquele que retém a sua espada do sangue. (Ap. 2:10). Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

 Cuidado com os Pregadores e ensinadores de “fábulas”, e jargões. É fácil, basta observar postagens, e vê a citação de inúmeras fábulas e jargões (criação de homens).

Paulo exorta: (II Timóteo 4:2-5). Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

Não se desespere com a discriminação; pois só aceitam e dão acento, aos que foram consagrados em sua própria denominação: Paulo, ou de Apolo, Cefas, ou outro. Carnais, segundo Paulo (I Cor. 3:1-5). Quem é alguma coisa aqui na terra? Sois apenas servos...

 Quando Jesus foi assunto aos Céus, o Apóstolo Pedro, ficou presidindo a Igreja aqui, e de bom grado, não aceitou a chegada de Paulo, porque quem era Paulo? Um inimigo e perseguidor dos do caminho; (Atos 22:3,4), Então Paulo declarou: “Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui educado rigorosamente na Lei de nossos antepassados, aos pés de Gamaliel, sendo tão zeloso por Deus, assim como estais sendo vós neste dia. Persegui os seguidores do Caminho até a morte, algemando tanto homens quanto mulheres e jogando-os no cárcere,

Assim, Paulo foi obrigado a contestar as práticas desenvolvidos por Pedro, haja vista que Pedro, como judeu, buscava o “legalismo” (cumprimento da Lei”, neutralizando a Graça de Jesus). Leia: (Gálatas 2:11-21). (V.16), sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado... (21) Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela Lei, Cristo morreu inutilmente!".

Leia a Bíblia; só aceite Bíblia e somente Bíblia. Quando notar que o evangelho que está perdurando onde você congrega, é “extra Bíblia” (jargões, fábulas),procure outro lugar para servir a Deus, (Ap. 18:4). Sai dela povo meu... não queira ser achado conivente com o evangelho anátema (maldito), para não serdes participante de maldição Paulo avisa: (Gálatas 1:8,9). Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema...

Fonte: Bíblia Sagrada – 30 citações Bíblicas. BÍBLIA E SOMENTE, BÍBLIA. Pr. João Marcos F.





Nenhum comentário:

Postar um comentário