quinta-feira, 5 de agosto de 2021

COMO OUVIRÃO SE NÃO HÁ QUEM PREGUE

(Romanos 10:13-15). Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Esse versículo é muito claro e expressa a obrigação de pregarmos a palavra. Jesus não pediu;

Esse trecho das escrituras, é muito claro, quando exprime:

1). Uma Vontade de Deus: quer que todos os homens se salvem e venham ao pleno conhecimento da verdade;

2). Uma obrigação, que se não atendida, frustra a vontade de Deus, e desobedece a uma ordem de Jesus “IR”. Antes subir ao céu, Jesus deu a seguinte ordem: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15); “Ide e Fazei Discípulos “Portanto ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).

E Jesus afirma: (Mateus 24:14). E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Está escrito, que o próprio Jesus, deu-nos exemplo: (Mateus 9:35) E Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino...e curando todas as enfermidades e doenças. Jesus pede mais discípulos

Antes de Jesus vir, Deus envia João Batista. Este, João começa a sua obra identificando-se.  "Eu não sou o Cristo " (João 1:20), disse ele.  Ele é aquela voz que prepara o caminho do rei (João 1:23).  Um anjo resumiu a obra de João:  "Irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado" (Lucas 1:17).

João advertiu os fariseus e os saduceus:  "Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo" (Mateus 3:10).  Multidões escutavam o apelo de João:  "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (Mateus 3:2).  Os que atendiam ao chamado e se arrependiam se tornavam um povo preparado produzindo "frutos dignos de arrependimento" (Mateus 3:8).  Muitos foram batizados por João no rio Jordão. 

João Batista veio com a disposição e o poder de Elias (Lucas 1:17).  Em nenhum lugar isso é mais claro do que na descrição de (Lucas 3:18-19):  "Assim, pois, com muitas outras exortações anunciava o evangelho ao povo; mas Herodes, o tetrarca, sendo repreendido por ele, por causa de Herodias, mulher de seu irmão, e por todas as maldades que o mesmo Herodes havia feito". O preparo para o reino espiritual que estava por vir exigia uma obra de escavação.  Os vales tinham de ser preenchidos, e os montes tinham de ser rebaixados.  Assim como Elias fez o que pôde para tirar a idolatria, o assassínio e a desonestidade (1 Reis 18, 19), também João opôs-se aos pecados da nação e os desmascarou.  Entre esses pecados estavam "todas as maldades que o mesmo Herodes havia feito".

Consagrado por Deus, como o Apóstolo dos Gentios, O Ap. Paulo encarasse a pregação do Evangelho, como uma obrigação, Leia: (I Cor. 9:16). Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação;

Ai de nós se negligenciarmos a essa tão grande responsabilidade, porque Deus cobrará muito carto se formos ociosos e negligentes na obra. (Provérbios 18:9). Também o negligente na sua obra é irmão do desperdiçado; Certamente, Deus nos punirá; veja o que Deus disse a Ezequiel: (Ezequiel 3:18). Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.

 Muito cuidado com o evangelho deturpado. Paulo chama de anátema (maldito), porque leva muitos ao fracasso espiritual.

- Evangelho anátema (maldito). (Gálatas 1:8,9). Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

- Sabedoria e direção humana: (I Coríntios 1:17). Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não porém com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Muitas denominações, se igualam ao farisaísmo religioso, quando dizem: eu aprendi assim; Deus me botou aqui, assim; comigo é assim; na minha igreja é assim; eu falo assim. “Basta observar os temas de suas pregações e ensinos”. [Jesus os chamou de fariseus hipócritas (Mateus 23:13-33)].

- Além do que, fazem dos templos, casa de negócios. Verdadeiras conveniências, onde tudo vendem: livrarias para comercializarem Bíblias, livros, presentes, Souvenir, Cd`s, celulares e outras bugigangas, canais de rádios, que não tem finalidade única de anunciar o evangelho, mas para através de suas programações, venderem comerciais. Jesus entrou no templo e virou tudo e expulsou a todos (Mat. 21:12,13); (Marc 11:15).

 A obrigação, é ir pregar, como disse Deus a Ezequiel: quer ouçam ou que deixem de ouvir; (Ezequiel 2:5,6). E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta. E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. Bem como: Na forma como Paulo conjura a Timóteo: a tempo e fora de tempo. (2 Timóteo 4:1-4). Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

Cumpramos a ordem de Deus, pois a recompensa está garantida, não aqui, mas, nos Céus. (II Tim.4:5) Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faz a obra dum evangelista, cumpre o teu ministério.

Não temamos a nada: Disse Jesus: (Mateus 10:28). E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Sejamos firmes e constantes. (I Coríntios 15:58). Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

 Deus nos ajude. Pr. João Marcos Ferreira – 05/08/2021. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário