Sempre pelas
madrugadas, desperto com Deus me falando alguma coisa. Hoje, 28/07/16, acordei
com essa frase nitidamente em minha cabeça e coração, e se propaga até agora: Semente ao Semeador e Pão ao que tem fome. Sei que
assim como os discípulos, fomos comissionados a IR e SEMEAR a Palavra de Deus
nessa geração em que vivemos. Ide por todo o mundo e Ide e fazei discípulos...
O Apóstolo Paulo,
considerado apóstolo dos gentios, escreveu: (II
Coríntios 9:9-11) ... como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua
justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão
para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os
frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a
qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. Porque
Paulo era chamado apóstolos dos Gentios? porque levou a mensagem de Cristo
sobretudo às populações fora de Israel, aos pagãos, aos gregos e romanos, a
não-judeus, apesar de não ser gentio, como podemos ler na sua carta aos (Filipenses,
em 4,5) ... Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de
Benjamim, hebreu de hebreus...
NA
PARÁBOLA DO SEMEADOR, Jesus define bem a Semente: “A
PALAVRA DE DEUS".
A
multidão curiosa que tinha ouvido a parábola do semeador não a entendeu. Mas,
então, o que esperávamos? Nem os discípulos do
Senhor entenderam. "Então, lhes perguntou: Não entendeis esta
parábola e como compreendereis todas as parábolas?" (Marcos 4:13). Jesus
parece ter começado com a história do semeador porque ela abordava um conceito
tão fundamental do reino do céu que a incapacidade de entendê-la prediria
incapacidade de entender qualquer uma. A salvação dos discípulos era que, ainda
que verdadeiramente não percebessem seu ponto, eles queriam saber, e ficaram
para perguntar mais sobre o que ele queria dizer e para ouvir a paciente
explanação de Jesus. A parábola do semeador contém três elementos: o semeador,
a semente, e os solos. O semeador e a semente são constantes. O semeador é
habilidoso e espalha a semente por igual. A semente é, indiscutivelmente, boa.
Mas o trabalho hábil do semeador e a capacidade de germinação da semente
dependem para seu sucesso da natureza do solo; foco da parábola.
Quem
é o semeador? Jesus não diz claramente, más dá a entender, veja: (Marcos 4:13,14) ... E disse-lhes: Não percebeis esta
parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas? O que semeia, semeia a
palavra; Na parábola do trigo e do joio, Jesus diz que o semeador da boa
semente é o "Filho do Homem" (Mateus 13:37), mas a preocupação
naquela parábola são as origens contrastantes dos dois tipos de sementes. Aqui
a identidade do semeador não é tão crítica. Quem quer que ele possa representar
é essencialmente uma função do propósito da parábola. Se o seu intento foi
ilustrar a resposta variável dos ouvintes à pregação pessoal de Jesus e
forçá-los a um exame sério de si mesmos, então muito certamente o Senhor é o
semeador. A aplicação, por Jesus, das palavras de Isaías a sua audiência,
"Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os
ouvidos, e fecharam os olhos" (Mateus 13:14-15) parece sugerir essa
interpretação. Mas se, por outro lado, o propósito desta parábola foi também
fortalecer os corações incertos de seus discípulos, esperando, como estavam, o
reino para levar cada alma diante dele, então certamente eles e aqueles que
semeariam o mundo com o evangelho depois deles teriam que ser parte deste
complexo plantador.
O
significado da semente fica claramente demarcado para nós.
"Este
é o sentido da parábola: A semente é a palavra de Deus" (Lucas 8:11).
Ainda que não seja a mensagem primária desta parábola, o fato que a palavra de
Deus é o poder que constrói o reino de Deus precisa de ênfase. Os mundos foram
criados e são mantidos pela palavra de Deus (Hebreus 11:3; 1:3), e o sopro
divino que está em suas palavras (Salmo 33:6) é o sopro que nos deu a vida
(Gênesis 2:7). A palavra do Todo Poderoso responde aos nossos espíritos como a
luz responde aos nossos olhos. Sua poderosa verdade viva penetra em nossos
corações e põe a nu nossos mais íntimos pensamentos (Hebreus 4:12). É a palavra
do evangelho que nos salva (Rom.1:18; I Cor. 1:21), e a "palavra da sua
graça" que nos edifica e garante nossa herança entre o povo de Deus (Atos
20:23).
PÃO
PARA QUEM TEM FOME. Sabemos que a fome é uma das experiências mais dramáticas
na vida de uma pessoa. Ela produz inquietação, desespero e até mesmo a morte.
Mas não queremos falar da fome do pão material; queremos falar da fome do Pão
Espiritual, pois vivemos dias em que se cumpre a Palavra de Deus: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome
sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do
Senhor” (Amós 8:11).
Quando
lemos (Rute 1:1-3), observamos que certo dia, faltou pão na casa de pão. “E
sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra: pelo
que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua
mulher, e seus dois filhos. E era o nome deste homem Elimeleque, e o nome de
sua mulher Noemi, e os nomes de seus filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém
de Judá: e vieram aos campos de Moabe, e ficaram ali. E morreu Elimeleque,
marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos…” Elimeleque tomou sua esposa
e filhos e saiu da cidade em que moravam, Belém de Judá, que era também a sua
cidade. Porque eles saíram de lá? Eles foram embora porque “houve uma fome na
terra” e assim Elimeleque resolveu tomar sua família e sair de lá em busca de
um lugar onde pudessem encontrar comida. Mas, como você verá, Elimeleque cometeu
um erro muito grave; tomou a decisão de se mudar para a terra de Moabe; ele
escolheu sair da terra de Israel e mudar-se para um outro país em procura de
alimento e socorro. A princípio, esta decisão parecia ser correta, mas não foi,
pois pegou sua esposa e seus filhos, saíram de Belém e foram para Moabe, onde
havia muita idolatria, um local de pecado, onde as pessoas adoravam a um deus
que não era O Deus verdadeiro. Significa dizer que quando você tem uma decisão
a tomar, você deve pensar muito bem nesta decisão. Qual é o melhor caminho para
a sua vida.
Você
já ouviu a palavra Betel? Betel que dizer “casa de Deus”, porque foi nesse
lugar que Abraão ergueu um altar em Betel, sacrificou ao Senhor e O adorou. E
Belém, você sabe o que quer dizer? “Casa do pão”. Elimeleque estava saindo da
“casa do pão” para buscar comida em outro lugar. Por que Deus, Jeová, o Deus de
Israel permitiu que houvesse fome na “casa do pão” (Belém)? Para prová-los,
pois aquela era uma hora de provação. Isso quer dizer que às vezes nós somos
provados; às vezes nós passamos fome nesse lugar. Por quê? Por causa da nossa
dureza; por estarmos descontentes com nossos irmãos, talvez por querermos
outras coisas ou por acreditar que o mundo nos oferecerá muito mais do que Deus
tem para nós. Hoje muitas pessoas estão famintas de outras coisas e não
famintas de Deus. Buscam conhecer a respeito de Deus, mas não conhecer a Deus. Na
realidade, amados; Posso ter muita informação sobre Deus e não ter intimidade
com ele. Temos hoje igrejas cheias de pessoas vazias de Deus e igrejas vazias
de pessoas cheias de Deus. Precisamos ter fome de Deus. O salmista disse: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Sl 42:2). Os
filhos de Coré diziam “O meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo”
(Sl 84:2).
As
pessoas hoje estão buscando as bênçãos de Deus e não o Deus das bênçãos; Buscam
as bênçãos e não o abençoador; Buscam os dons e não o doador; buscam seus interesses
e não a glória de Deus; buscam saciar a fome das coisas da terra e não das
coisas do céu. Paulo definiu essas pessoas: (I Cor. 15:19)
... Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os
homens.
Ter
fome de Deus é fazer como Paulo: considerar como esterco (excremento, fezes), os
favores da terra por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo. É não se
contentar com farelo, com palha seca, com pão embolorado, que vem através da conivência
com as políticas sujas de nossos dias (cargos e nomeações tão frequentes entre
muitos líderes religiosos). Veja o que
Paulo diz: (Fil.3:7-11) ... Mas o que para mim era
lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso,
considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de
Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero
como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a
minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em
Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Quero conhecer a
Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos,
tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a
ressurreição dentre os mortos.
Você
tem fome de Deus? Você tem ansiado por Deus mais do que os guardas pelo romper
da alva? Você tem clamado como Moisés: “Oh, Senhor eu quero ver a tua glória!”.
Você tem clamado como Eliseu: “Senhor, eu quero porção dobrada do teu
Espírito!” Ou será que estamos satisfeitos conosco mesmos como a igreja de
Laodicéia? Jesus foi muito claro: (Mat. 5:6) ... Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles
serão fartos;
Justiça
fala do Reino de Deus, que é formado pelo tripé: Justiça, Paz e Alegria no
Espírito Santo. A fome e sede de justiça deve nos conduzir a duas atitudes ou
nos levar a responder diante da realidade e dos desafios de duas formas: Primeiro
não sendo indiferente diante das injustiças,
pois se tem algo difícil de não demonstrar ou de esconder é quando estamos com
fome ou com sede. Não podemos ser coniventes com a injustiça e sabemos que essa
atitude pode nos custar caro, a exemplo de João Batista que preferiu perder a
cabeça, a ficar calado e ser conivente com qualquer tipo de erro, pecado ou
injustiça. Em segundo lugar a fome e a sede de justiça
devem nos conduzir a alguma atitude que possamos de alguma forma, promover
qualquer tipo de mudança para revelar que a vontade do Deus justo está se
manifestando. Seja através da oração de um coração desesperado, de uma
palavra profética de confronto, de um voto consciente ou ainda de qualquer
resposta prática que contribua para manifestação dessa Justiça de Deus.
Conclusão:
Nós
somos os responsáveis por semear a BOA SEMENTE e levar PÃO AO FAMINTO, hoje. Pão é o próprio Jesus, pois
foi ele mesmo quem disse: “Eu sou o pão que desceu do
céu” (Jo 6:41). E a Semente é a Palavra de Deus que nos foi revelada.
Disse Jesus: A vós vos é dado conhecer os mistérios do
reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e
ouvindo, não entendam. Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;
(Lucas 8:10,11).
Tenhamos cuidado! Cumpramos nosso ministério, ainda que odiados por
alguns, mas com a certeza de que somos amados por Deus, e isso é o que importa.
Pastor João Marcos Ferreira – 28/07/2016.