sábado, 16 de julho de 2016

DEUS É SENHOR DO TEMPO.

(Ecl. 3:1-8)... Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de  dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
As Escrituras através do sábio Salomão revelam que Deus tem um incrível propósito e um plano para a humanidade antes dos tempos eternos! É difícil para nós compreender o conceito de "antes dos tempos eternos", más o tempo é parte integrante de nossas vidas, sejamos jovens ou idosos. Cada dia é como um grão de areia caindo irremediavelmente na ampulheta do tempo. Afinal, tudo o que nos rodeia é regido pelo tempo, desde o poderoso sol a mais ínfima célula têm começo e fim, Ao tempo em que somos convidados a fazer o mal e solicitados a praticar o bem; assim como a seguir os critérios do mundo e a não nos conformar com ele.  
Paulo nos confronta: (Rom.12:1,2)... Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Deus é eterno, e a eternidade é a sua habitação" (Is. 57:15)... Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos; — em outras palavras, é a Sua morada e de onde Ele pode intervir à vontade no universo (Isaías 46:10-12)... Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. Que chamo a ave de rapina desde o oriente, e de uma terra remota o homem do meu conselho; porque assim o disse, e assim o farei vir; eu o formei, e também o farei. Ouvi-me, ó duros de coração, os que estais longe da justiça.

Está escrito que Deus não apenas tem existido sempre como também tem elaborado grande plano “antes dos tempos eternos”. De maneira impressionante, ela assinala os três principais enfoques do Seu plano estabelecido para a humanidade, antes da criação do universo. Vamos dar uma olhada nisso e ver que se sobrepõem em grande medida;
Está escrito ainda sobre a "esperança da vida eterna que Deus prometeu antes dos tempos eternos". Paulo escreve a Tito: (Tito 1:2,3)... Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador. Esta é a razão pela qual você e eu fomos criados; para ter um relacionamento eterno com Deus Pai, Seu Filho, Jesus Cristo, e com todos aqueles que acabariam sendo trazido a uma condição glorificada, veja: (Heb. 2:10)... Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles. Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, Dizendo:Anunciarei o teu nome a meus irmãos,Cantar-te-ei louvores no meio da congregação, Pelo fato de terem a característica do amor como atributo predominante (I João 4:8), Deus Pai e Cristo querem compartilhar esse vínculo piedoso conosco por toda a eternidade.

Está escrito: (I João 3:1-2). "Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus... Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos."
A vida eterna significa não mais ser limitado pelo tempo. Todos nós temos um começo, mas, se formos fiéis a Deus, temos a promessa de uma ressurreição para uma vida eterna em um glorioso corpo espiritual. Que maior objetivo nós poderíamos alcançar? A oferta da graça de Deus o Seu favor imerecido, incluindo o perdão e a ajuda através de Cristo. A graça de Deus, o Seu favor imerecido para nós, também é algo que foi planejado antes dos tempos eternos. Isso envolveria chamar as pessoas, levando-as ao arrependimento e perdoando todo aquele que aceite o sacrifício de Jesus Cristo por seus pecados, mudando seu estilo de vida ímpio e se comprometendo a obedecer às leis sagradas de Deus. E isso implicaria mais ajuda para continuar obedecendo e recebendo grandes bênçãos nesta vida e a recompensa futura no Reino de Deus.
Como está escrito (II Tim.1:8-9)... "Deus que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos". Deus criou os seres humanos com livre-arbítrio dando-lhes liberdade para escolher o que fazer com suas vidas. Isso significa que eles poderiam escolher o pecado, que traz miséria. No entanto, Deus pré-determinou um plano para lidar com esse problema. O impenitente acabaria por receber a morte, enquanto aqueles que se arrependessem pela graça de Deus receberiam ajuda e vida eterna.
Não podemos, por nossa própria conta, ganhar a recompensa da vida eterna; só a alcançamos através da graça de Deus. Como está escrito: "O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rom. 6:23).
Mais uma vez, Deus estabeleceu, antes do início dos tempos, um caminho para que possamos ser perdoados de nossos pecados. Antes mesmo de existirmos, Deus, o Pai, e o Verbo que se tornou Jesus Cristo. (Jo. 1:1-3,14) estavam, por Seu incrível amor, dispostos a pagar o alto preço; Jesus, o Filho amado do Pai, se entregou à morte como um substituto para os nossos pecados. É por isso que está escrito: (I Pd. 1:17-20). E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual na verdade em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós.
Devemos reconhecer que o tempo é de Deus e está sob o seu controle: - Vejamos o que os profetas escreveram: (Hc. 2:3)... Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim e não falhará. Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará. - (Sal. 90:4)... De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou como as horas da noite. (II Ped. 3:8)... Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.
RECOMENDAÇÕES:
(1ª) O tempo é agora. (Rom.13:11)...  E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
(2ª): Não endureçais o vosso coração. Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. (Heb. 3:7,8).
(3ª): o dia é Hoje. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade (Heb. 3:15-19).

Finalizo com o que Paulo escreveu aos Coríntios: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação (II Cor. 6:2).

Programa Meditando - Sábado 16-07-16.
Todos os sábados das 12h00 às 13h00, ao vivo, pelo portal:
www.portals1.com.br



PASTOR JOÃO MARCOS FERREIRA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário