segunda-feira, 18 de julho de 2016

(Reflexão 18/07/2016)... (Mat. 18:6) MAS QUALQUER QUE FIZER TROPEÇAR UM DESTES PEQUENINOS QUE CREEM EM MIM...

... MELHOR LHE FORA QUE SE LHE PENDURASSE AO PESCOÇO UMA PEDRA DE MOINHO, E SE SUBMERGISSE NA PROFUNDEZA DO MAR.

Começo me examinando, como Pastor consagrado por Deus, e com a imposição de mãos, (Atos 13:3 e 1Tm.4:14-16), e para todos os outros que receberam esta honrosa, e grande responsabilidade, a unção como Pastor. É interessante notar que a metáfora "pastor" só se tornou real no Novo Testamento, introduzida por Jesus quando vendo a multidão se compadeceu, veja: Marcos 6:34 "E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas." A partir daí é que começou-se a usar as metáforas ovelhas para o povo de Deus e pastor para o líder, o guia das ovelhas, ambos à semelhança do pastoreio de ovelhas no Antigo Testamento, portanto as profecias de Ezequiel não foram dirigidas ao povo de Deus no Antigo Testamento, porque seus líderes religiosos eram os sacerdotes e não eram denominados por "pastores", nem o povo era chamado de "ovelhas". Nem Deus estava se referindo aos animais, mas ao povo que seria remido e salvo por Cristo. Logo, Deus estava profetizando para os pastores de nossos dias e não para os líderes religiosos do Antigo Testamento; veja que estas profecias estão se cumprindo em nossos dias.

Quando Deus quis se reportar aos líderes religiosos do Antigo Testamento, Deus o fez, tratando-os por Sacerdotes, veja: (Mal.2:1-7) ... Agora, ó sacerdotes, este mandamento e para vós. Se não ouvirdes, e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o vosso coração. Eis que vos reprovarei a posteridade, e espalharei sobre os vossos rostos o esterco, sim, o esterco dos vossos sacrifícios; e juntamente com este sereis levados para fora. Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que o meu pacto fosse com Levi, diz o Senhor dos exércitos. Meu pacto com ele foi de vida e de paz; e eu lhas dei para que me temesse; e ele me temeu, e assombrou-se por causa do meu nome. A lei da verdade esteve na sua boca, e a impiedade não se achou nos seus lábios; ele andou comigo em paz e em retidão, e da iniquidade apartou a muitos. Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos.

Através de Jeremias, Deus se refere ao advento do Novo Testamento, veja: "...e vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência." (Jer.3:15).

A ciência e a inteligência para conduzirem com sabedoria o povo de Deus, está sendo dirigida para criar toda sorte de invenções que desvirtuam o autêntico evangelho de Jesus e se perdem no zelo pela sã doutrina da qual tanto exortou o apóstolo Paulo. A profecia de Jeremias (Jer.10:21), é para nossos dias, observe: "Pois os pastores se embruteceram, e não buscaram ao Senhor; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos." (Jer.12:10)... "Muitos pastores destruíram a minha vinha, pisaram o meu quinhão; tornaram em desolado deserto o meu quinhão aprazível." Por acaso Deus estaria se referindo a pastores de ovelhas (animais)? Não, Deus está se referindo aos pastores que haveriam de conduzir o seu povo, Leia mais uma vez: (Jer. 23:1-2) ... Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. Portanto assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes. Eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. Deus lamenta as ovelhas perdidas e culpa os pastores, (Jer. 50:6) ... "Ovelhas perdidas têm sido o meu povo; os seus pastores as fizeram errar, e voltar aos montes; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar de seu repouso."

Ainda sobre estas profecias, Deus fala através de Zacarias, sobre o que aconteceria a Jesus, a quem chamou de "meu pastor", veja: (Zac. 13:7) ... "Ó espada, ergue-te contra o meu pastor, e contra o varão que é o meu companheiro, diz o Senhor dos exércitos; fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos."

Sobre esse mesmo assunto, Deus aparece a Ezequiel e ordena que fale: (Ez. 34:1-6) ... E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.
Quando vamos ao Novo Testamento, vemos Pedro admoestando: Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. (I Pedro 5:1-4).

Não podemos jamais esquecer que Deus ama e é zeloso com suas ovelhas e assim diz:: Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Deus. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo. E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes. Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés? E quanto às minhas ovelhas elas pastarão o que haveis pisado com os vossos pés, e beberão o que haveis sujado com os vossos pés. Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra. (Ez. 34:15-20).

Para nós, estas metáforas nos ajudam a entender os tipos de ovelhas que temos e que somos: As ovelhas fracas, que precisam de cuidados especiais para se fortalecer. As ovelhas doentes, que precisam ter suas feridas medicadas e enfaixadas. As ovelhas desviadas e perdidas, que precisam ser buscadas, encontradas e trazidas de volta (Ez. 34.4). Há, porém, um grave problema dentro do rebanho do Senhor: as ovelhas gordas!  Quem são elas? São ovelhas rebeldes e fortes, às quais o próprio Senhor promete: A gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo (Ezequiel 34:16). Porque será que o Senhor se mostra tão indignado com as tais ovelhas gordas?  Seus pecados são descritos na sequência do texto bíblico: a) Comem e bebem em demasia; b) Não se importam com as outras ovelhas do rebanho. c) Pisoteiam a comida que não deram conta de comer. d) Pisoteiam e sujam a água que as outras ovelhas têm para beber. e) Batem nas ovelhas fracas. Ou seja, uma ovelha gorda não deseja o crescimento de sua Igreja. Ao contrário, opera no sentido de prejudicar o desenvolvimento dos fracos, dos novos e a conquista. Elas servem aos seus próprios interesses. São adoradoras de si mesmas; são Pastores de si mesmos; São Líderes que estão alimentando simplesmente sua conta bancária, seu patrimônio, seu ventre. Como tem sido o trato de sua Igreja para com estas ovelhas? Ezequiel traz uma tremenda exortação aos pastores e às Igrejas. Serve para nos despertar para o pastoreio eficiente do rebanho. Certifique-se de que não haja em sua vida nenhuma das características destas ovelhas repudiadas pelo Pastor de Israel.

Precisamos entender que em nossa vida e na Igreja, o comando sempre deve ser de Deus. Lemos em (I Samuel 16), a forma como Samuel era guiado pelo Senhor.
Como qualquer servo, assim como Samuel e assim como nós, temos que obedecer ao Mestre. Nós estamos fazendo o que o Mestre diz e apenas isto. Samuel, assim como nós também, poderíamos andar com seus cinco sentidos. Por exemplo, ele poderia ter ungido Eliabe como rei, porque ele parecia apropriado aos seus olhos. Mas ele não fez. Em vez disso, ele se voltou para o Senhor e fez apenas o que ele foi instruído. O Senhor deu as direções a Samuel e Samuel agiu sobre elas. Portanto, ele foi a Belém e logo tinha os sete filhos de Jessé diante dele. Como podemos nos lembrar, o Senhor tinha dito a ele que o próximo rei seria um dos filhos de Jessé, sem entretanto dizê-lo desde o começo quem exatamente esse seria. O que Samuel fez para encontrá-lo? Ele simplesmente contatou a seu Chefe, o Senhor: (V: 6-7), “Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” O primeiro na linhagem era Eliabe, o filho mais velho da família. Ele provavelmente era bonito e sua aparência era adequada para um rei, pois quando Samuel o viu, ele pensou que era ele e disse: está perante o Senhor o seu ungido.” Contudo, quando ele o apresentou ao Senhor ele ganhou uma resposta negativa. Assim a passagem nos diz que o Senhor olhando para o coração, o recusou. Muitas vezes isto acontece conosco também. Nós gostamos de algo, parece perfeito aos nossos olhos físicos e assim somos levados a acreditar que é também da vontade de Deus para nós. Portanto, nós nunca devemos fazer uma decisão baseada na aparência exterior. Samuel tinha feito isso, ele teria ungido o homem errado. Em vez disso, nós devemos sempre consultar o Único que vê onde nossos sentidos não podem ver: no coração. Retornando a Samuel, depois da resposta negativa de Deus para Eliabe ele avançou para o próximo na “fila”. (V:8-10), nos diz: “Então, chamou Jessé a Abinadabe e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este escolheu o Senhor. Então, Jessé fez passar a Samá, porém Samuel disse: Tampouco a este escolheu o Senhor. Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não escolheu estes.” No entanto, ele não desistiu: (V: 11-13), “Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, pois É ESTE. Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.”

Samuel ouviu o desejado “este é ele”, não para o primeiro da “fila” (V: 6), o que ele esperava ser o escolhido, mas para o último na “fila” (V:12), e apenas depois de ter escutado sete “não”. A razão para eu mostrar isto é porque às vezes podemos nos achar na mesma posição, por exemplo: nós apresentamos a Deus escolhas para coisas que nós sabíamos como Sua vontade, e as respostas que conseguimos são negativas. “Por que Senhor?”, nós dizemos. Entretanto, a razão é a mesma com a razão para qual Deus rejeitou Eliabe (V:6-7): Deus olha ao coração e faz as decisões baseadas no coração. Quando portanto Ele rejeita algo, Ele não faz isso porque Deus não escolhe o homem pela aparência; Deus não escolhe por que é amigo; Não escolhe aquele que me mantem na liderança; Não escolhe aquele que pensa que é demais; Deus vê o homem por dentro e isso é o que importa. Vamos fazer o mesmo.

Concluindo, seria bom que os pastores fizessem a vontade de Deus, zelando pela sã doutrina em paz e amor na condução do rebanho de Deus, para que estas profecias não se cumprissem na vida deles, porque Deus um dia pedirá conta de todos os atos dos que levianamente estão conduzindo os rebanhos do Senhor. Em (Jer. 48:10), está escrito: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente, ..." (Jer. 48:10).
Podemos ser obedientes como Samuel? Veja o risco que ele correria se tivesse ungido segundo suas particular escolha e sua particular aparência sem consultar a Deus. Não seja você um empecilho ao crescimento de seu rebanho. Jesus fez uma séria advertência: (Mat. 18:6) ...  MAS QUALQUER QUE FIZER TROPEÇAR UM DESTES PEQUENINOS QUE CREEM EM MIM, MELHOR LHE FORA QUE SE LHE PENDURASSE AO PESCOÇO UMA PEDRA DE MOINHO, E SE SUBMERGISSE NA PROFUNDEZA DO MAR.

Vamos permitir que o Senhor seja o Senhor! Ele é soberano, É DEUS!
  


PASTOR JOÃO MARCOS FERREIRA. 18/07/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário