quinta-feira, 13 de março de 2014

PRIORIZANDO A VONTADE DE DEUS.



Priorizando a Vontade de Deus

Uma das perguntas mais frequentes que ouvimos é “Como é que eu posso saber a vontade de Deus sobre...”. Às vezes é uma questão de relacionamentos (namorar com esse, ou não; casar com aquele, ou não). Outras vezes a dúvida é em relação a emprego, mudança de cidade, escolha de carreira, etc. Às vezes tem-se bastante tempo para buscar a resposta. Outras vezes a resposta precisa ser encontrada numa questão de horas.

Seja qual for sua situação, há algumas dicas que podem ajudar. Vários anos atrás, perguntei a um homem de Deus como tomar uma decisão de entrar num seminário para me preparar para servir num ministério. Ele deu as seguintes dicas. Eu as elaborei um pouco mais com passagens bíblicas que mostram que há um fundamento para todas elas. Há apenas cinco. Eu as coloco aqui na esperança de que, havendo necessidade, possam lhe ajudar. Que Deus seja sempre seu guia.

1 - Priorizando Deus em nossas ações.
O próprio Jesus nos deu exemplo de que devemos priorizar a vontade de Deus.
- Veja quando Jesus ensinou a orar; (Mt. 6:9 a 13)... (v.10)... Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
- "A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra" (Jo 4.34).
- “Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou”. Levantai-vos, vamo-nos daqui. (João 14:31).
- (Mar 14:35-36)  E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porem, o que eu quero, mas o que tu queres. Faça-se a tua vontade.

2. Relacionamento com Deus em oração - Deus promete dar sabedoria e discernimento a todos que pedem. Precisamos pedir a Deus. Precisamos pedir com fé.
(Tiago 1:5-6) Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Procure melhorar seu relacionamento com Deus em oração e, surpreendentemente, você verá que as respostas dEle às suas dúvidas virão de forma cada vez mais tranquila e natural.

3. Observando a Palavra –
- (Salmos 119:9-11)... Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra. De todo o meu coração tenho te buscado; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.
- Rom. 12:1-2 “transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Nossas mentes tendem a fazer decisões baseadas em modelos de pensamento, e valores anteriores à nossa conversão, ou seja, em valores do mundo. Esses valores podem nos levar a decisões erradas. Só a mente renovada pela palavra de Deus pode fazer boas decisões.

Podemos procurar passagens que ensinam sobre a nossa dúvida quanto à vontade de Deus, ou passagens que nos dão princípios bíblicos para nos guiar. Em tudo, precisamos estar observando o que a palavra de Deus ensina.

4. A orientação do Espírito Santo – Ele foi enviado para nos orientar e consolar.
Salmos 143:10 “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus, que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano”.

O Espírito Santo é dado aos crentes como uma "primeira parcela" para assegurar-nos de que a nossa plena herança como filhos de Deus será entregue.
O Espírito Santo nos é dado para confirmar que pertencemos a Deus, o qual nos concede o Seu Espírito como um dom, assim como Sua graça e fé são dons (Efésios 2:8-9). Através do dom do Espírito, Deus renova e nos santifica. Ele produz em nossos corações os sentimentos, esperanças e desejos que são evidência de que somos aceitos por Deus, que somos considerados Seus filhos adotivos, que a nossa esperança é genuína e que a nossa redenção e salvação são certas da mesma forma que um selo garante um testamento ou acordo. Deus concede-nos o Seu Espírito Santo como o penhor certo de que somos Seus para sempre e seremos salvos no último dia. A prova da presença do Espírito é a Sua transformação no coração que produz o arrependimento, o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23), a conformidade com os mandamentos e vontade de Deus, uma paixão pela oração e louvor, assim como amor pelo Seu povo. Essas coisas são as evidências de que o Espírito Santo renovou o coração e que o cristão está selado para o dia da redenção.

Por isso, é através do Espírito Santo, Seus ensinamentos e poder orientador que somos selados e confirmados até o dia da redenção, completos e livres da corrupção do pecado e da morte. Porque temos o selo do Espírito em nossos corações, podemos viver com alegria, confiantes de nosso lugar certo em um futuro que contém glórias inimagináveis.

5. Buscando Conselhos de Cristãos maduros - (Prov. 12:15); (15:14; 18:15); (20:18) “O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos.”

- Roboão, um dos filhos de Salomão, um dos homens mais sábios da Bíblia, ao em vez de escutar os conselhos dos anciãos de Israel, escutou seus jovens amigos, e assim dividiu ao povo de Israel (1 Reis 12). É mais sábio procurar uma pessoa com experiência e bom exemplo na vida Cristã. Este homem ou esta mulher geralmente terá melhores condições de nos indicar qual seria a vontade de Deus.

Você conhece algumas pessoas em cujas vidas você vê Jesus? Procure os conselhos destas pessoas. Novamente, ao invés de esperar para a hora decisiva, é melhor começar a desenvolver estas amizades bem antes. Assim, teremos mais confiança na orientação desses irmãos mais maduros.

6. Só Deus conhece os nossos caminhos e o que devemos fazer, e quando fazer. Atos 16:6-7 “E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.” Paulo queria ir para a Ásia, porem Deus tinha outros planos. Deus fechou portas no caminho de Paulo. Paulo acabou indo a Filipos, onde uma igreja importante foi fundada.

Deus quer nos mostrar o caminho. Só Ele pode nos mostrar a direção certa. Salmos 25:4-5 “Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia”.

Se você quer seguir algum caminho, pergunte primeiro a Deus qual é a sua vontade. Se for a vontade de Deus, as portas vão abrir. Se não for, você pode forçá-las, mas pode depois vir a se arrepender devido ao que encontrar do outro lado daquelas portas. Esteja sempre atento para a vontade de Deus e para as portas se abrindo ou fechando de acordo com Sua vontade. "Se o Senhor quer…" Planos atividades e projetos. Tudo sobre o futuro: “amanhã farei isto ou aquilo”. “Em tal dia eu irei lá”. “No dia tal deste mês vou iniciar este trabalho”. Não há nada de errado em fazer planos e ter visões para o futuro. O que é errado, contudo, é fazer planos que não sejam submetidos ao Senhor e dos quais não buscamos a Sua aprovação. Tiago nos diz algo a respeito: (Tiago 4:13)... “Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos.” Contudo não sabeis o que acontecerá amanhã. Pois o que é vossa vida? É como vapor que aparece por um tempo e logo se vai. Ao contrário deveria dizer, “se o Senhor quiser, faremos isto ou aquilo.” Você, porém se vangloria em sua soberba. “Toda soberba é maligna.”

Ao fazer planos há algo muito importante, o “se”, que jamais deveríamos deixar de usá-lo: “se o Senhor quiser, faremos isto ou aquilo.” Fazer planos não é ser arrogante. O que é arrogante é comportar-se como se tivesse total autoridade sobre a realização desses planos, isto é, ter controle sobre o amanhã. Como sabemos ninguém tem tal autoridade. “Você não sabe o acontecerá amanhã.”
Paulo se dirige à Igreja de Corinto, dizendo: (I Coríntios 16:5-7)... Desta vez, “Irei, porém, ter convosco depois de ter passado pela Macedônia (porque tenho de passar pela Macedônia). E bem pode ser que fique convosco, e passe também o inverno, para que me acompanheis aonde quer que eu for. Porque não vos quero agora ver de passagem, mas espero ficar convosco algum tempo, se o Senhor o permitir.” “Se o Senhor permitir, “Querendo Deus”, “Se Deus quiser” devia acompanhar cada plano que fazemos. Cada plano devia ser entregue nas mãos do Senhor. Ele também tem um plano para nossa vida. Como
_Lemos em (Jeremias 29:11)... “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.”
_Lemos em (Isaías 55:8-9)... “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”
_ O Salmista em (Salmo 40:5)... “Muitas são, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.”
_Paulo escrevendo aos Efésios, diz: "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!" (Efésios 3:20-21)

Escreveu o Profeta Oseias: (Oseias 6:3)... Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Assim, quanto mais O conhecermos, mais claramente entenderemos e ouviremos Sua vontade. Por isso é bom desde já buscar conhecer cada vez mais a Deus.

O Salmista nos afirma (Salmo 139.6) Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é; não o posso atingir.
Essa é a explicação do porque devemos prosseguir em conhecer ao Senhor. Conhecer ao senhor em sua plenitude é impossível ao homem, pois não temos capacidade de entender tão grande amor "amor de tal maneira", e tão grande poder. Oséias mostra que devemos prosseguir em conhecer, pois o conhecimento de Deus é inesgotável, e cada dia que conhecemos mais de Deus, descobrimos que nada sabemos, e que mais dependemos do seu amor.

 Deus nos abençoe.
Apóstolo João Marcos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário