sábado, 1 de novembro de 2014

TODA A ARVORE EM MIM QUE NÃO DÁ FRUTO, A CORTA E LANÇA NO FOGO...

Assembleia de Deus o Caminho. Estudo Bíblico para obreiros, dia 31\10\ 2014. Ministrante: Apóstolo João Marcos Ferreira.

ARVORE SEM FRUTOS.
A Parábola da Figueira Estéril é uma parábola contada por Jesus no Novo Testamento e encontrada apenas em (Lucas 13:1-9)... “E passou a narrar esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, e não o achou”. Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente? Respondeu-lhe ele: Senhor; deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite estrume; e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás.

Explicação da Parábola: Nesta parábola, o proprietário é geralmente considerado como a representação de Deus, o jardineiro (agricultor), Jesus. As figueiras foram muitas vezes plantadas nos vinhedos. A figueira era um símbolo comum para Israel, e também pode ter esse significado em nossos dias, ou a árvore da parábola pode referir-se à liderança religiosa. Em ambos os casos, a parábola reflete Jesus oferecendo a seus ouvintes uma última chance para o arrependimento. O período de tempo limitado mencionado proporciona uma urgência escatológica.

Cuidado! Esta parábola não pode e nem deve ser entendida ou confundida com o milagre parabólico da figueira que Jesus amaldiçoou, em:
 (Mt.21:18-22... E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite. E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome; E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. E os discípulos, vendo isto, maravilharam-se, dizendo: Como secou imediatamente a figueira?
Marcos 11:12-14... E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti.
Jesus constantemente usava a figueira como ilustração em suas parábolas. E, o único vinculo que existe, é que não havia fruto em ambas as figueiras. Observe:
- Lucas 21:29... E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores;
- Marcos 13:28... "Aprendam a lição da figueira”: Quando seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo.
- Mateus 24:32-33... Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.

PANO DE FUNDO HISTÓRICO
O proprietário da vinha é este certo homem a que Jesus aludiu. Este homem tinha uma figueira em sua vinha, coisa muito comum em Israel. Depois de ter sido plantada, ele teve que esperar três anos até que a árvore começasse a produzir. Por causa da sua localização, deduzimos que a árvore tinha sido muito bem cuidada. Cada ano a árvore permanecia estéril significava prejuízo para o lavrador. Ela absorvia umidade e nutrientes que serviam para as videiras. A figueira era como uma dívida que aumentava à medida que se passavam os anos. Convém ressaltar que há um tempo limite para a paciência do fruticultor. Findo esse tempo, basta!
O proprietário deu instruções ao homem que cuidava da vinha para que cortasse a figueira. Mas ele pediu ao dono que tivesse ainda um pouco mais de paciência. Queria dar mais um ano à árvore, durante o qual cavaria o solo ao seu redor e a adubaria. “Se vier a dar fruto, bem está, se não, mandarás cortá-la”.

Porque Jesus sempre se referia a uma figueira em suas parábolas?

1º - A figueira tinha um papel importante na vida de um israelita, representava prosperidade e abastança, e, era muito comum para cada israelita ter pelo menos uma figueira em sua casa. Leia:
- (1RS 4:25) - E Judá e Israel habitavam seguros, cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão.
- (MQ 4:4) - Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque o Senhor dos Exércitos, o disse.
2º - O contrário também era verdadeiro. Quando Deus se desagradava de seu povo por causa de sua infidelidade, tornava isso conhecido, referindo-se à falta de fruto na videira e na figueira. Veja os textos abaixo:
- (JR 8:13) - Certamente os apanharei, diz o SENHOR; já não há uvas na vide, nem figos na figueira, e até a folha caiu; e o que lhes dei passará deles.
- (OS 9:10) - Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira no seu princípio; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram a essa vergonha, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.
- (HC 3:17) - Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
3º - A nação de Israel não correspondeu ao privilégio e o que é pretendido pelo dono da figueira, foi pretendido pelo dono da vinha. Veja contraste dos textos abaixo -
- (LC 13:7) - E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
- (IS 5:1 a 7)... (ler).
- Frutos é uma expressão também utilizada por João Batista: (MT 3:8) – (ler).
4º - A parábola ensina que o proprietário da vinha (certo homem) tinha um projeto na sua plantação: Ter lucro garantido em tempo determinado; Fazer com que todas as plantações produzissem seus frutos. Para isso, ele olhava a terra, adubava as arvores.
a-    Assim como Israel tem uma conotação de ligação com uma videira ou uma figueira, Deus está ligado em Jesus, bem como Jesus esta ligada com a sua Igreja. – (Jo.15:1-6: Sl. 1) – Deus é o agricultor e Jesus a videira.
b-    Paulo diz que era cooperador com Deus... (1CO 3:9) - Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois LAVOURA de Deus e edifício de Deus.
5º - A parábola ensina que há um tempo designado por Deus para que o homem se arrependa e produza frutos... Havia um objetivo que dominava o homem que plantou a figueira na vinha, que era o de colher o fruto no seu devido tempo.
a)    Lucas 13:7... E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
b)    Lucas 13: 8,9)... E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor: deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.
6º - A parábola ensina também que o proprietário mandou o viticultor cortar a figueira que não produzia frutos. Ler: (Lucas 13:7b) \ (João 15:1,2) \ (Mat. 3:10) \ (1 Cor. 11:30).
7º - O apóstolo Paulo nos ensina que um é o que planta, outro o que rega, mas Deus é o que dá o crescimento. Tudo isso está dentro de um tempo designado. Valem salientar que Deus é soberano sobre todas as coisas e muito rico em misericórdia, atribuindo sempre novas chances para que os homens arrependam-se de seus pecados e produzam frutos para a sua glória. (ler): (I Cor. 3:8) \ - (I Cor. 3:9).
8º A arvore estéril é uma advertência para um crente infrutífero. Veja citações e referencias:
a)    (MT 3:8) - Produzi, pois, FRUTOS dignos de arrependimento;
b)    (MT 7:16) - Por seus FRUTOS os conhecereis. Porventura se colhe uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
c)    (JO 15:8) - Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. \ (JO 15:16). Não fostes vos que me escolhestes. Eu vos escolhi...
d)    (GL 5:22) - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
9º A parábola ensina que o viticultor que cuidava da lavoura pediu ao agricultor que não cortasse: Senhor, deixa-a ainda este ano até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la. (vs.8-9)
10º - Dar frutos é Condição para ser chamado de discípulo de Jesus:
a)    (João 15:8)... Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

Concluindo: A ordem de Jesus é “DAR FRUTOS”.
a)    (João 15: 14-16)... Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.
b)    Não brinque com os limites do tempo de Deus: (Eclesiastes 3:1-2)... tempo de nascer, tempo de morrer; tempo de plantar, tempo de arrancar o que se plantou;
c)    I Cor. 2:14-16... Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura;...  Mas nós temos a mente de Cristo.
d)    Ore ao Senhor, como fez Davi. (Sl.119:18)... Desvenda os meus olhos... ,
e)    Muitos que não querem aprender, certamente pensando que já sabem tudo;
f)     Ler (Heb. 5:12)... Porque, devendo já ser mestres pelo tempo ainda necessitais de que se vos torne a ensinar.
SALOMÃO, UM HOMEM SÁBIO - Salomão, o filho de Davi, quando se tornou rei, era jovem e sem experiência. Mas ele teve sabedoria ao dar o primeiro passo em direção à sabedoria; recorreu ao Senhor. (1Rs 3:6-12)...(Ler).
Que o Senhor vos desperte para entender os Tempos e a sua Palavra. (Rom. 13:11)... E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono.
(Apoc. 2:7). Quem tem ouvidos, compreenda o que o Espírito declara às igrejas.



Paz a todos - Apóstolo João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário