terça-feira, 11 de novembro de 2014

A BEM AVENTURANÇA DA SEGUNDA VOLTA DE JESUS

AGUARDANDO A SEGUNDA VOLTA DO SENHOR JESUS.

A segunda Volta de Jesus será um acontecimento tão verdadeiro e real, como verdadeira é a Palavra de Deus. Observando evidencias no Velho Testamento, observamos que os Profetas não fizeram distinção entre as duas vindas. Podemos ver isto em Escrituras como (Isaías 7:14);  (9:6-7) e (Zacarias 14:4). Como resultado das profecias aparentemente falarem em dois personagens, muitos estudiosos judeus acreditaram que haveria tanto um Messias sofredor quanto um Messias conquistador. O que falharam em compreender é que o mesmo Messias cumpriria os dois papéis. Jesus cumpriu o papel do servo sofredor (Isaías capítulo 53) em Sua Primeira Vinda. Jesus cumprirá o papel do Libertador e Rei de Israel em Sua Segunda Vinda. (Zacarias 12:10) e (Apocalipse 1:7), descrevendo a Segunda Vinda, recordam Jesus sendo transpassado. Israel e o mundo inteiro se lamentarão por não terem aceitado o Messias em Sua Primeira Vinda. Voltando ao princípio, notamos que desde o Éden, os filhos de Deus têm esperado a vinda do Prometido, para levá-los novamente ao paraíso perdido. Enoque, o sétimo na descendência daqueles que habitaram o Éden, declarou: "O Senhor vem com milhares de milhares de Seus santos, para julgar a todos”... Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. (Judas 1: 14, 15,20,21). Jó, em meio às trevas de sua aflição, exclamou: "Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim Se levantará sobre a Terra; [...] em minha carne verei a Deus. Vê-Lo-ei por mim mesmo, os meus olhos O verão, e não outros" (Jó 19:25-27, ARA). Os poetas e profetas da Bíblia trataram da volta de Cristo com palavras cheias de vida. "Regozijem-se os céus e exulte a Terra! [...] Cantem diante do Senhor, porque Ele vem, vem julgar a Terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a Sua fidelidade!" (Salmo 96:11, 13). Escreveu Isaías: "Naquele dia dirão: 'Este é o nosso Deus; nós confiamos nEle, e Ele nos salvou. Este é o Senhor, nós confiamos nEle; exultemos e alegremo-nos, pois Ele nos salvou'" (Isaías 25:9).

Jesus ratifica (reafirma) acerca de sua volta, quando ensina através das parábolas. Veja a parábola do servo vigilante (Lucas 12:35 a 48)... Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor , quando houver de voltar das bodas , para que quando vier e bater, logo possa abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o senhor vier achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá e os fará assentar à mesa e chegando-se os servirá. E, se vier na segunda vigília e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora haveria de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos: porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginas. E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós ou também a todos? E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier achar fazendo assim. Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá. Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e crianças, e a comer e a beber e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera e numa hora que ele não sabe e separá-lo-á e lhe dará a sua parte com os infiéis. E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade será castigado com muitos açoites. Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, ao que muito se lhe confiar, muito mais se lhe pedirá. 

Assim, amados! No tocante à vinda do Senhor para buscar os seus, a igreja do Novo Testamento apenas sabia que ela estava perto, podendo ocorrer a qualquer momento.  Jesus diz através do Evangelista Marcos: (Marcos 13:35)... Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo. O que, porém , vos digo , digo a todos vigiai! Todos os crentes eram exortados a estarem espiritualmente preparados em todo tempo, aguardando a volta do  Senhor.  A vinda de Cristo é iminente, isto é, Ele pode vir a qualquer momento. Bem-aventurados serão os servos que esperam no Senhor.
Uma bênção especial da presença e dos cuidados de Cristo está reservada àqueles que com total prontidão e fidelidade, esperam e vigiam pela volta do Senhor, durante o tempo entre a sua ascensão e a sua segunda vinda.  Os servos de Deus devem sempre estar espiritualmente preparados e vivendo em obediência, porque o Senhor virá num momento inesperado.

Alguém pode perguntar; QUANDO SERÁ? Ninguém sabe quando Cristo voltará. O próprio Cristo não sabia; o certo é que temos que permanecer preparados. (Mateus 4:36-42)... Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e dava-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.

Mateus escreveu ainda: (Mateus 24:36-39). "Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai" (Marcos 13:32).  O Apóstolo Paulo ensinava: (1 Tes. 5:1-3)... "Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como veem as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão". Sabemos somente que ele voltará inesperadamente, sem aviso. "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Mateus 24:42-44).

Jesus advertiu, dizendo: Mateus 16: 27-28... Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há dos que aqui estão que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino. Em Apocalipse Jesus afirmou: (Apoc. 3: 11)... “eis que venho sem demora” porque sabia da brevidade da existência do homem. Sabiamente, Ele não nos deixou a data marcada da Sua volta, para nossa própria segurança, para evitar o desânimo, vida fútil e preparo artificial. Portanto, o nosso preparo deve ser independente dos sinais ou da iminência da volta de Cristo, mesmo porque nossa vida pode ser interrompida a qualquer momento.

De que forma Acontecerá?
Acontecerá de forma patente a todos os olhos e aos ouvidos de todos: Todos saberão; (Apocalipse 1:7)... Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Todos ouvirão; Em (João 5: 28-29)... Jesus disse que todos os mortos (os justos e os ímpios) ouvirão sua voz, ao mesmo tempo, para saírem de suas tumbas. Paulo afirmou que mortos e vivos ouvirão o ressoar da trombeta. (1 Tes. 4:16-17)... Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

O Salvador confortou Seus discípulos com a certeza de que viria outra vez: "Na casa de Meu Pai há muitas moradas [...]. Vou preparar-vos lugar. E se Eu for [...], voltarei outra vez e os levarei para Mim mesmo, para que vocês estejam onde Eu estiver" (João 14:2, 3); "Quando o Filho do homem vier em Sua glória, com todos os anjos, assentar-Se-á em Seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dEle" (Mateus 25:31, 32).

Quando Jesus foi assunto aos Céus, Anjos repetiram aos discípulos a promessa de Sua volta: (Atos 1:9-11)... E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Tiago adverte: “Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.” (Tiago 5:8).
                                                                                                                                                                    Amados! A volta de Jesus é descrita com detalhes no livro de Apocalipse; Vejamos:
A) - (Apoc. 19: 11-16)... “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS, E SENHOR DOS SENHORES.”
B) - (Apocalipse 22:6-7-12-20)... E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.

Em vista desse grande dia, a Palavra de Deus convida as pessoas a buscá-Lo com arrependimento: "O dia do Senhor está chegando. Está próximo! [...] Toquem a trombeta em Sião, decretem jejum santo, convoquem uma assembleia sagrada [...]. Voltem-se para Mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. [...] Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, o seu Deus, pois Ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor" (Joel 2:1, 15, 12, 13).

A promessa da segunda vinda de Cristo, para concluir a tarefa da salvação, é a grande ênfase das Sagradas Escrituras. Completou o apóstolo: ... "Consolem-se uns aos outros com essas palavras" (1 Tessalonicenses 4:18).

Finalizo deixando da parte de Jesus, Palavras de Consolo e Convite pra você:
- Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. (João 14:1-3)
- Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. (Apocalipse 22: 16-17). VENHA.

Amados! Eu vivo em função dessa esperança, e espero ver o rosto de Jesus ainda na minha geração.



Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário