quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A GUERRA DENOMINACIONAL E A UNIDADE DA FÉ.

“FALANDO DE UNIDADE DA FÉ” (EFÉSIOS 4: 1 A 16)

O Apóstolo Paulo nos ensina que para alcançar a unidade da fé é preciso que sejamos um só no Senhor (v. 4, 5 e 6), para tanto é preciso que como igreja de Cristo deixemos tudo o que é do ser humano (da carne) para trás, julgamentos, distinção de pessoas, disputa entre irmãos e foquemos juntos num só objetivo, numa só fé assim citados nestes versículos. O esforço que temos que fazer é grande, mas a recompensa é maior ainda.

·         Como praticar a unidade da fé no corpo de Cristo (Igreja)?
Na carta de Paulo aos (Efésios 4:16)... Compara a igreja de Cristo como um corpo: “Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”.
Trazendo este conceito para o nosso cotidiano cristão: esse é o principal meio de alcançarmos a unidade da fé. O corpo é composto por membros, juntas e tecidos, o corpo de Cristo é igualmente colocado cada um com sua função dentro dele.

Deus designou dons para cada um de nós, veja: (Efésios 4:11)... “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”. Paulo descreve alguns desses dons, designados principalmente para a liderança. Os dons espirituais e ministeriais são distintos, no entanto, ambos provêm de Deus e são indispensáveis à Igreja de Cristo.

·         Qual é o seu papel no corpo de Cristo?
Como servos do Senhor, temos que descobrir para qual parte deste corpo cada um de nós foi chamado, mas o principal e fundamental disto é saber que por sermos escolhidos por Deus e chamados para seu decreto temos, por meio de Cristo e do Espírito Santos de Deus que habita em nós, todos os dons; para tanto é preciso um envolvimento total com a Graça de Deus assim como o Apóstolo Paulo.

1 - Apóstolos: Quanto aos apóstolos dados à igreja, por intermédio do dom ministerial e cuja função é de “embaixador” (2 Co 8.23) e “enviado” (Fp. 2.25), são estes igualmente imprescindíveis à obra de Deus. O PRÓPRIO JESUS ENVIOU... Ide por todo o mundo e pregai o evangelho... (Marcos 16:15); Ide e fazei discípulos em todas as nações... (Mateus 28:19).
2 - Profetas: O dom de profecia, aqui abordado, é uma manifestação momentânea e sobrenatural do Espírito Santo, como um dos dons espirituais prometidos, e não um ministério. O maior valor da profecia é que ela, sendo de Deus, uma vez proferida, edifica a coletividade e não unicamente o que profetiza (1 Co 14.3-5). “A Bíblia ensina que a profecia deve ser julgada na igreja e que o profeta deve obedecer ao ensino bíblico” (1 Co 14.29-33).
3 - Evangelistas: A igreja sempre necessita do dom de evangelista; trata-se de um pregador cheio do Espírito Santo e da Palavra, enviado à seara do Senhor (At 21.8; 2 Tm 4.5). Ele auxilia os pastores na expansão da igreja local, ganhando almas para Cristo.
4 - Pastores: Dever de apascentar as ovelhas do Senhor fazendo também o papel de profeta do Senhor, mensageiro de Deus.
5 - Doutores: a função do doutor, é instruir a Igreja, assistindo os membros com a elucidação de questões doutrinárias e preservando a fé genuína. Preparados para ensinar a palavra com sabedoria e princípios teológicos vindos de Deus, através de estudos aprofundados.
       
·         Como colocar em prática a UNIDADE da FÉ em nosso cotidiano cristão?
O Apóstolo Paulo no capítulo 4 de Efésios nos ensina passo  a  passo, a bíblia é o nosso manual, e quando lemos as Epístolas de Paulo é como se ele estivesse falando para nós diretamente, é algo incrível, cabe a nós, como seguidores de Cristo e irmãos de Paulo, buscarmos essa prática.
É muito difícil por sermos seres humanos, mas fomos capacitados pelo Espírito Santo de Deus a cumprir o chamado e renunciarmos os nossos desejos e vontades, para alcançar a Unidade da fé e sermos corpo, um só no Senhor, é preciso renúncia, propagação da Paz procurando um só objetivo que é Cristo sendo usado e alimentado pelo Fruto do Espírito através do Espírito Santo. (Gálatas 5:22)... Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Paulo finaliza recomendando a unidade com a Cabeça que é Cristo:
-  (Efésios 4:15-16)... “antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.”
-  (Colossenses 1:17 -18)... “Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogénito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”.
-  (Romanos 12:4-5)... “Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros”.
-  (1 Coríntios 12:12-27)... “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; e os membros do corpo que reputamos serem menos honrados, a esses revestimos com muito mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro, ao passo que os decorosos não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.”

Que o Senhor nos ajude, de forma que mantenhamos a unidade com nossos irmãos, como um corpo bem ajustados e ligados na Cabeça que é Cristo.



Pastor João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário