domingo, 16 de novembro de 2014

VOCÊ UMA OVELHA QUE PREJUDICA O CRESCIMENTO DO REBANHO?.

NÃO SEJA VOCÊ UMA OVELHA QUE PREJUDICA O CRESCIMENTO DO REBANHO.

A figura do pastor de ovelhas é utilizada nas Escrituras para descrever tanto o trabalho dos líderes de Israel como o próprio Deus.  Um dos textos mais conhecidos do Antigo Testamento, Salmo 23, é um bom exemplo de como o trabalho do pastor de ovelhas bem ilustra nossa relação com Deus. No Novo Testamento, temos em João 10 outro exemplo, quando o Senhor Jesus se apresenta como o bom pastor.


Os perigos do rebanho são muitos, inclusive dentro do aprisco.
  
O rebanho do Senhor nem sempre se encontra nos pastos verdejantes ou nas águas tranquilas (Sl 23.2). O vale da sombra da morte também faz parte do caminho (Sl 23.4). Para as ovelhas, frágeis como são, o ambiente é quase sempre desafiador. Até no meio do rebanho podem ocorrer situações de risco e conflito. As ovelhas mais gordas representam incômodo para as magras e fracas (Ez 34.20). O bode incomoda muito com sua hostilidade.  Além disso, existe o assédio faminto de lobos, ursos e leões. Como se tudo isso não bastasse, as ovelhas são prejudicadas também pelos mercenários, os falsos pastores (João 10.12).

No capítulo 34 do livro de Ezequiel, o profeta faz uma descrição dos tipos de ovelhas que se podia encontrar no rebanho de Israel, comparando-os aos próprios israelitas.  Para nós, estas metáforas nos ajudam a entender os tipos de crentes que temos em nossas Igrejas.

Jesus falou: (João 10:14-15)... Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. A Igreja, Corpo de Cristo, que tem Jesus como seu Sumo-Pastor, deve estar apta a líder com todos os tipos de ovelhas descritos em (Ez 34:4 e 16) e em (Is 40:10 e 11):
a) A ovelha perdida (os pecadores). (Mt 18. 10-14); (Lc 15. 3-7)... São milhões e estão espalhadas pelo mundo.  A Igreja tem que procurá-las, movida pela compaixão (Mt 9:36-38).
            b) A ovelha desgarrada (as afastadas). (Is 53. 6): As que já foram do rebanho de Jesus, mas iludiram-se com o mundo, ou decepcionaram-se com o rebanho.  A Igreja tem que procurar buscá-las (leia Lc 15:3 e 4).
            c) As mansas (são as submissas, humildes, gostam do redil, produzem e ouvem a orientação do pastor), (Is 53. 7); (Jr 11. 19); Essas não têm como prosseguir sem auxílio.  As ovelhas fortes têm que suportar suas fraquezas e praticar tudo o que for bom para edificá-las... (Rm 15:1 e 2).
            d) A enferma e magra (as doentes na fé). (Rm 14. 01): A Igreja é um hospital que trata dos males que afligem a alma humana.  A terapia ministrada resultará no desfrutar das bênçãos conquistadas para nós na cruz: vida em abundância (Jo 10:10); paz de Cristo (Jo 14:27 e 16:33); e alegria de Cristo (Jo 15:11 e 17:13).
            e) A quebrada (as mutiladas espirituais).( Mt 12. 10)... São irmãos que caíram em tentação e que precisam de tratamento para corrigir as fraturas (leia Gl 6:1 e 2).
           f) Os cordeirinhos: Em (Is 40:10), o Senhor afirma que “entre os seus braços os recolherá”.  A Igreja deve dar às crianças o carinho, o cuidado, o valor que o próprio Jesus demonstrou,,,
(Mt 19:13-15).
          g) Ovelhas procriadoras: O mesmo texto em Isaías descreve o cuidado do Sumo-Pastor pelas ovelhas que geram outras ovelhas: ele as guiará mansamente.  A Igreja precisa despertar incentivar e treinar as ovelhas a serem multiplicadoras (leia Jo 4:35-37).
h) A forte ou truculenta (as exaltadas, soberbas, rebeldes e contenciosas). (Sl 101. 05); (Tg 4. 06); (1Pe 5. 5); (Ez 34:18-21) contém reprimendas de Deus àquelas ovelhas egoístas, que maltratavam as fracas, impedindo-as de comerem e beberem.  A Igreja é um lugar onde as ovelhas aprendem a amar como o Pastor!
As ovelhas gordas provocam um grave problema dentro do rebanho do Senhor: Quem são elas? São ovelhas rebeldes e fortes, às quais o próprio Senhor promete: essas Eu as destruirei. (Ez. 34: 16). E por que o Senhor se mostra tão indignado com as tais ovelhas gordas?  Podemos comparar as ovelhas gordas citadas por Ezequiel àqueles irmãos que só pensam em si. São até líderes que querem falar a todo custo, querem sempre ser honradas e ocupar os primeiros lugares, querem todos os benefícios e todas as oportunidades, não se importando com os crentes mais fracos, carentes ou novos na fé.

Como Deus trata a ovelha gorda, forte e truculenta:
1 - (Salmos 101:5)... Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, Eu não suportarei.
2 - (Tiago 4. 06) ...Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
3 - (1 Pedro 5:5) ...sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
4 - (Ezequiel 34: 24)... Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; pois pela traição que praticou, e pelo pecado que cometeu ele morrerá.
5 – (Ezequiel 34:16b)... a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.

Você conhece a Deus? você é amigo de Jesus?
Só existe uma maneira de conhecer a Deus que é através de Jesus, o único e vivo caminho que nos conduz ao Pai. Tal como Abraão foi "amigo de Deus" através de sua submissão e obediência a ele, você também pode chegar a conhecê-lo e experimentar sua misericórdia, paz e bênção. Conhecer a Deus mediante verdadeira submissão a ele, em confiança, é a experiência mais importante na vida. Quão maravilhoso é, pois Deus se revela a todos quantos o buscam de todo coração.
Somente através de Jesus nós conhecemos a Deus. E, consequentemente, conhecemos a Deus através da sua palavra. Conhecemos a Jesus pela fé e recebemos a verdade. O conhecimento de Deus vem através do verbo revelado pela fé ao nosso coração e o verbo revelado através da palavra. A palavra de Deus é revelada ao homem de Gênesis a Apocalipse. Na Bíblia está a revelação de Deus.

Veja e medite no que está escrito sobre a Palavra de Deus:
(João 14:23-24)... Quem não conhece e guarda a Palavra, não conhece e nem é amigo de Deus. Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras...
(João 15:14)... Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Salmo 119:160... A tua palavra é a verdade, desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.
(Isaias 34:16)... Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a minha própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará.
(Isaias 40:8)... Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra do nosso Deus subsiste eternamente.
(Isaias 46:11)... Porque assim o disse, e assim acontecerá; eu o determinei, e também o farei.
(Provérbios 30:5,6)... Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.
(1 Pedro 1:25)... Mas a palavra do Senhor permanece para sempre...
 (Apocalipse 21:5)... E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
João 15:7... Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Certifique-se de que não haja em sua vida nenhuma das características destas ovelhas repudiadas pelo Pastor de Israel; Não seja você um empecilho ao crescimento de rebanho do Senhor. CUIDADO. Ele é Deus zeloso. (Naum 1:2-3)... O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.



Pastor João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário