sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A FINITUDE DA VIDA TERRENA, E A PASSAGEM PAR A VIDA ETERNA

FINITUDE DA VIDA TERRENA, E A VIDA ETERNA.

É uma ordem natural, biológica e científica: O ser vivo nasce, cresce se reproduz e morre. Esse é o ciclo de vida que aprendemos desde criança nas aulas de ciências. Nascer, desenvolver e morrer, são eventos naturais que fazem parte do ciclo de vida de qualquer organismo. Os seres humanos sabem que terão um fim.

Vivemos em uma sociedade centrada no indivíduo, onde somos tencionados a tratar os outros com indiferença, a sobrevalorizar nossa existência individualista, a nos afirmar como sujeitos autônomos e autossuficientes, alimentados pela ânsia de competir com os outros, “conquistar” espaços e acumular riquezas para nós mesmos e/ou, no máximo, para nossa família. Assim, o ciclo: nascer, acumular, reproduzir e morrer parece definir toda a trajetória normal do ser humano na sociedade capitalista.

Não há nenhuma experiência humana que possa ser comparada à morte. Em primeiro lugar, ela é tão única que sequer permite a possibilidade de tematização por parte de quem a vivencia. Em segundo lugar, não há ser humano que não passe por ela e que, no decorrer de sua vida, não tenha, no mínimo, se preocupado com ela. É exatamente esta a preocupação: a ideia da “não existência” e a impotência diante desta realidade tão óbvia da existência humana: a finitude da vida individual.

Morrer é uma “ordem natural” dos que aqui vivem, sem qualquer distinção: Pobres, ricos, pretos, brancos, velhos, jovens, adolescentes e até recém-nascidos, sem distinção; todos!... Ao homem está “ordenado a morrer”... (Hebreus 9:27). 

A Carta aos (Hebreus 9: 24 a 27), diz: "Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.

A grande realidade, é que a morte fatalmente nos levará a um “encontro com Deus”. Não a um Deus de amor, mas a um Deus Juiz, que nos julgará segundo nossas obras, ou seja, segundo a tudo que tivermos plantado aqui: “fruto da carne ou do espírito; aproximação ou distanciamento de sua palavra”.

O profeta Amós assim nos diz: Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus! (Amós 4:12). A pergunta que pretendo responder é: porque preciso me preparar para esse encontro com o senhor? Amigo! O encontro com o Senhor não é algo facultativo, pelo contrário, é obrigatório! Jesus nunca titubeou, nem mesmo deixou transparecer qualquer possibilidade dele não vir a acontecer. O apóstolo Pedro disse: “Ele (Jesus) vem e vem como ladrão, quando ninguém espera... Pedro continua afirmando que ainda que ainda que alguns julguem sua vinda demorada e tardia, ele vem, porque ele não atrasa (2ª Pe. 3:9,10). O último livro da bíblia, o livro de Apocalipse, Ele diz: (Apocalipse 22:20): Certamente, venho sem demora! Aleluia!!

Esse tema caiu no esquecimento de muita gente; muitos pensam que Deus se esqueceu, e muitos pregadores não falam nesse assunto, pois não dá ibope. O que dá ibope e enche Igreja é falar de riquezas, prosperidades, abundancia de dias, abundancia de saúde, etc. Muitas mentiras ditas várias vezes dão-nos a impressão de terem se tornado verdade.

Atenção! Prepare-se para te encontrares com o Senhor, pois, o dia do Senhor é um dia inevitável! Quer queira, quer não queira, quer acredite ou não, ele acontecerá! Ninguém, absolutamente conseguirá fugir do dia da ira de Deus. A Bíblia diz em (Romanos 14:10): “Porque importa que TODOS comparecemos perante o tribunal de Deus”. Ali prestaremos conta de cada um de nossos atos, ou seja, o comparecimento perante o tribunal de Deus. Atos dos Apóstolos 17:30 diz que “Deus ESTABELECEU um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de um varão que ele destinou e acreditou, ressuscitando-o dentre os mortos”. O profeta (Sofonias 1:11), diz que “aqueles que pesam prata serão destruídos”. Os poderes econômicos também passarão pelo escrutínio de Deus.

O apóstolo Paulo estava tranquilo com a sua ida para o encontro com Deus. Ele afirmou em sua carta: (Filipenses 1:21)...  “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho”. E você está pronto para ter esse encontro com Deus? Saiba que esse encontro com o senhor acontecerá de forma repentina, inesperada. Jesus nos fala assim em (Mateus 24:27)... “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vida do Filho do Homem”. O relâmpago não consulta ninguém. De repente, surge um clarão no céu. Quando menos se espera, de uma hora para outra o raio rasga o céu de um lado a outro. Ninguém prevê a hora do relâmpago; é sempre repentino. Todos os Centros de Meteorologia ficam limitados quando a este ponto. Assim também será o dia do nosso encontro com o Senhor.

Momento semelhante já aconteceu. Falemos dos tempos de Noé. O Senhor Jesus afirmou: Porquanto assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam-se e dava-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem (Mt. 24:37-39). O dilúvio veio e pegou a todos de forma inesperada, de surpresa; os pegou despreparados.

O Senhor Jesus já nos alertou, e está escrito em sua Palavra sobre diversos sinais que antecederiam ao encontro com ele: falsos Cristos e falsos profetas operando sinais e maravilhas; guerras e rumores de guerra, fomes, pestes, terremotos, agonia, esfriamento do amor, filhos desprezando seus pais, sinais nos céus e na terra. Todos têm visto acontecimentos inesperados: Um Tsunami matou 300 mil na Ásia; um terremoto arrasou a Haiti, outro atingiu o Chile, e, recentemente outro destruiu parte do Japão, deixando para trás um quadro desolador e bilhões de dólares em prejuízos. Além disso, temos visto a fome na África, AIDS no mundo, câncer, o ebola (uma febre hemorrágica e infecciosa grave muito rara, frequentemente fatal, causada por um vírus); violência, guerras e mais guerras, a corrupção desenfreada, os homens perderam a confiança. Agora em São Paulo, haverá tratamento da água do esgoto para que a população volte a tomar, veja as noticias de acontecimentos no Brasil e no mundo...  Tudo isso você acha natural? Coincidência? O que é que falta acontecer?

Ouvi e cantei muito o hino do amado Esdras, que é um verdadeiro grito de alerta, diz assim... Um dia tudo ira findar, Um dia Jesus ele voltará, Um dia sim e bastará, Um dia, um dia. Um dia eu vou subir ao céu, Deixar este torrão ao léu, Não quero saber de ficar, Um dia eu voarei, De asas não precisarei Foguete ou disco voador, Apenas eu atenderei, Ao vinde do Senhor; A força que atrai a mim, É forte não vacilarei, Ouvindo eu, Jesus chamar responderei! Estou Senhor a ti louvar, Louvando então eu partirei, Ao doce e eterno lar; A casa do meu Rei. A gravidade eu vencerei, De face a face eu verei a Jeová. Aleluia.

Depois desse dia, fatalmente todos estaremos diante de um Deus que nos chamará ao seu Juízo. Segundo o Dicionário da Bíblia de Almeida, Juízo é o ato de Deus baseado em sua justiça, pelo qual ele condena ou absolve as pessoas. Na expressão Juízo Final, é o tempo em que Deus, julgará todas as pessoas, condenando os maus e salvando os justos.

Quando se fala de juízo se fala de prestação de contas. Vale ressaltar que todos os homens da terra naquele dia prestarão contas a Deus, daquilo que fez aqui neste mundo. No Livro de Jó está escrito: Porque, segundo a obra do homem, ele lhe paga; e faz que cada um ache segundo o seu caminho (Jó 34.11); Porque o filho do homem virá na glória de seu pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras (Mt 16.27); E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação (I Ped.1.17). Portanto, diante da dura realidade da morte e do juízo de Deus se cumpre o que está escrito: E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo (Heb.9.27). No Juízo se dará o cumprimento da lei da Semeadura: (Gálatas 6:7-8)... Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá. Quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna.

Você quer a “Vida eterna”? Está posta duas portas para sua escolha: (Mateus 7:13)...  Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Tome cuidado, aproveite; a porta está aberta; haverá um tempo que essa porta vai se fechar.  (Lucas 13:24)... Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Escapa por tua vida amado (a). Na destruição de Sodoma e Gomorra, o anjo disse a Ló (Gen. 19:22)... Apressa-te, escapa-te. Nesse momento em que você lê essa mensagem, aproveite. Escape; venha correndo para Jesus; Volte correndo para Jesus. Ele é a garantia de sua vida eterna. Observe que Multidões dormem no pó da terra e um dia acorda­rão: uns para a vida eterna, outros para a vergo­nha, para o desprezo eterno. (Daniel 12:2) / (Mateus 25:46).

Vergonha eterna sofrerão todos aqueles que desprezarem a Palavra de Deus. Até no seio da Igreja já estamos vendo crentes frios, já perderam o primeiro amor. tal qual a Igreja de Éfeso. Veja a revelação de João: (Ap 2,1.4.7) “Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”. Preste Atenção... “amanhã pode ser muito tarde”.

Versículos para sua reflexão:
- (João 3:16)... "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
- (Romanos 6:23)... Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
- (1 João 5:11-13)... E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida...
- (Ef. 2:8-9)... Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
- (João 17:3)... Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Amém.


Cuidado amados.


Apóstolo João Marcos Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário