sexta-feira, 1 de julho de 2016

A PALAVRA DE DEUS TEM SEU CUMPRIMENTO NO MOMENTO OPORTUNO.

O valor das Escrituras.

(Lucas 4:14-21)... Jesus voltou para a Galileia no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou a sua fama. Ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam. Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor". Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; e ele começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir".

Qual a /escritura... a que Isaias recebeu de Deus e profetizou.
(Isaías 61:1-7)... O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado. E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros. Porém vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.

O cumprimento de profecia é uma das provas mais fortes de que a Bíblia é inspirada por Deus e que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Isaías é muitas vezes referido como o "profeta messiânico", por causa de muitas profecias cumpridas especificamente em Cristo.  Profecias escritas há mais de 700 anos antes do nascimento de Jesus.

O propósito eterno de Deus foi descrito como um "mistério" até o momento que se revelou plenamente (Col.1:26-27).  Não era um "mistério" no sentido de ser desconhecido por Deus, pois ele decidiu que o seu projeto de redenção residisse em Cristo "antes da fundação do mundo" (Ef.1:4).  Mas era um "mistério" simplesmente porque os homens procuravam "qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo, e sobre as glórias que os seguiriam" (1 Pedro 1:11).  Quando os profetas falavam do Messias vindouro, faziam muitas predições específicas que mostravam que a mensagem deles era da parte de Deus, não do homem.  Além do mais, quando as predições específicas se cumprem, não resta dúvida da veracidade que Jesus é o Cristo. Veja profecias e seu cumprimento real em Cristo.
- (Is. 7:14)... "A virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe chamará Emanuel" - Cumprimento: (Mateus 1:18-23).
- (Is. 8:14)... "Ele servirá de tropeço e rocha de ofensa" - Cumprimento: (Rom.9:31-33).
- (Is. 28:16)... "Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada" -Cumprimento: (I Pedro 2:6-8; I Coríntios 3:11).
- (Is. 22:22)... "Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi" - Cumprimento: (Apocalipse 3:7; Lucas 1:31-33).
- (Is. 35:5,6)... "Se abrirão os olhos dos cegos" - Cumprimento: (Mateus 11:5).
- (Is. 53:5,6)... "Pelas suas pisaduras fomos sarados" - Cumprimento: (I Pedro 2:24-25).
- (Is. 53:9P)... "Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte" - Cumprimento: (Mateus 27:57-60).
- (Is. 53:12)... "Foi contado com os transgressores" - Cumprimento: (Marcos 15:27-28).
- (Is. 25:8)...  "Tragará a morte para sempre" – Cumprimento: (Lucas 24; I Cor. 15:54).

O cumprimento de todas as profecias a seu respeito, dão prova cabal de que Jesus é o enviado de Deus. Lembro-me da expressão de Paulo a Timóteo: (Tim. 1:15)...  Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

Tudo está escrito e gosto muito dessa frase “Está escrito”. Jesus a usou quando enfrentou satanás, (Luc.4:4,8)... E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. (V.8)... Jesus ainda lhe afirmou: “Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto’”.

Aptidão da Palavra. Paulo afirmou e orientou: (II Timóteo 3:14-17)... Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

A Palavra de Deus é pura. - (Sal. 119:140)... A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama.
A Palavra produz alegria e gozo e alegria. - (Jer. 15:16)... Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos.
A Palavra de Deus é doce. - (Salmos 119:103)... "Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca."
A palavra de Deus é a verdade. - (Sal. 119:160)... A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

Jesus foi enviado por Deus, e, para que essa palavra fosse propagada entre as nações e até hoje, Ele enviou-nos a nós. (João 20:19-23)... Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. “Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos”.

Os discípulos foram enviados; eu e você, certamente fomos enviados também. Por isso faço minhas as palavras de Paulo: (I Cor. 9:16-19)... Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada. Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho. Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.

  

Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA. 01/07/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário