domingo, 2 de fevereiro de 2014

DEUS USA QUEM QUER, COMO QUER, ONDE QUER

CULTO NO AR, HOJE - Radio Forte FM 99,9 - das 20;00 às 22:00h.
TEMA: DEUS USA QUEM QUER, COMO QUER, ONDE QUER. VOCÊ TEM DEIXADO DEUS TE USAR?
Apóstolo JOÃO MARCOS.

A Bíblia fala de heróis anônimos, e até animal e corvo que realizaram grandes feitos, Prova incontestável de que usa quem quer e como quer.

UMA JUMENTA em (Números 22: 23-33), Viu, pois, a jumenta o anjo do SENHOR, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. Mas o anjo do SENHOR pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado. Vendo, pois, a jumenta, o anjo do SENHOR, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la. Então o anjo do SENHOR passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda. E, vendo a jumenta o anjo do SENHOR, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão. Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. Então o anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim: Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida.

UM GRANDE PEIXE - (Jonas 1:17) - Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. O peixe que transportou Jonas, e permitiu que uma cidade fosse salva da destruição.
CORVOS - Elias é alimentado por corvos – (1 Reis 17:1-6)
Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.

UMA VIÚVA DE ZAREFATE – (1 Reis 17:8-14)... Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Trazei-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Trazei-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.

QUATRO HOMENS - (Marcos 2:3) - E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. Heróis que levaram um paralítico até o local de sua cura, sem medir esforços, sem olhar para as dificuldades.

UMA POBRE VIÚVA, (Marcos 12:42-44). Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha; todo o seu sustento.

Um rapaz que tinha pão e peixe, (João 6:9) - Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? Com estes poucos pães e peixes entregues na mão do Mestre possibilitou que uma multidão fosse alimentada.

UMA MENINA JUDIA - A Síria por muitos anos foi uma grande inimiga do povo de Israel. Quebrando a aliança de (Deut. 28), o povo de Israel ficou passível dos castigos divinos, e Deus usou a Naamã para isso (v. 1).
Numa investida de guerra contra Israel, uma menina foi levada como prisioneira para ser escrava na Síria do próprio comandante Naamã. Uma menina, escrava de guerra, mas livre de espírito II Reis 5:2 - E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Com seu testemunho verbal ela possibilitou que Naamã fosse curado de sua lepra.

QUATRO LEPROSOS estavam sentados na entrada de Samaria, apesar da fome e da ameaça de invasão do exército sírio, os leprosos estavam sentados na porta da cidade. Então, eles começaram a refletir sobre a situação deles, que não era das melhores e disseram uns aos outros: “Para que estaremos nós aqui até morrermos?” (2º Reis 7:3). Se eles entrassem em Samaria, morreriam de fome, se ficassem sentados na porta da cidade, também morreria, assim, a única solução possível era rumar para o arraial dos sírios, se eles os deixassem viver, beleza, caso contrário, eles iriam morrer mesmo, não seria muito diferente do que aconteceria com eles na porta da cidade.

Decidiram rumar para o arraial sírio; quando chegaram lá, não tinha ninguém na entrada do arraial. Os leprosos estranharam aquilo, afinal eles estavam acampados contra Israel e não tinham sentinelas? Mais alguns passos e os leprosos descobriram que não havia viva alma no arraial sírio, ninguém mesmo. Isso aconteceu, porque Deus fez ouvir no arraial dos sírios ruídos de carros e cavalos, como o som de um grande exército em marcha e disseram uns aos outros que só podia ser o rei de Israel que havia alugado homens dos reis dos heteus e dos egípcios e eles seriam aniquilados, então eles fugiram de lá, deixando para trás tudo o que tinham, tendas, carros, cavalos, comida, tudo. Eles só pensaram em salvar suas próprias vidas.
Os leprosos aproveitaram bem o que os sírios deixaram para trás. Foi uma farra. Entraram numa tenda e comeram e beberam até não aguentar e ainda pegaram para eles prata, ouro e roupas e foram esconder. Voltaram, entraram em outra tenda, pegaram algumas coisas e foram esconder.
Estava maravilhoso para os leprosos, muita comida, bebida, ouro, mas eles disseram: “Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei.” (2 Reis 7:9). Aquilo que aconteceu no arraial sírio só podia ser coisa de Deus e os leprosos temeram ser castigados. Os leprosos voltaram às portas de Sam


aria e gritaram para os porteiros o que eles viram no arraial sírio e os porteiros se apressaram em anunciar ao rei.

Irmãos, precisamos alimentar uma multidão. O que você tem na reserva? Qual a sua porção? Qual é o seu “punhado de farinha”? Quanto você tem de “pão e peixe” para apresentar ao Pai, para que ele realize o sobrenatural? Reconheçamos que somos incapazes com nossos pequenos recursos, mas o pouco que você tem é a matéria-prima que Deus deseja utilizar para realizar grandes coisas. Apresente seu curso superior ou técnico, seu conhecimento, suas habilidades e talentos. Apresente seu louvor com a voz, com instrumento. Apresente sua facilidade pregar, para escrever. Seja o que for que possa ser apresentado ao Senhor, não subestime, apresente o que você tem de melhor. É verdade, é muito pouco, mas para Deus é suficiente. Faça isso com humildade e não se surpreenda com o que vai acontecer.
As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. – (Luc 18:27).

Apóstolo JOÃO MARCOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário