quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Não entristeçais o Espírito Santo de Deus – Efésios 4:25 a 30


Não entristeçais o Espírito Santo de Deus – Efésios 4:25 a 30

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” - Efésios 4:30
Apesar de muitas vezes o ESPÍRITO SANTO ser comparado ao fogo, ao azeite, ao vento, a uma pomba, tudo isso na realidade é um simbolismo para representá-lo.

O ESPÍRITO SANTO é uma pessoa, assim como o Pai e o Filho o são. Tanto que sobre seus sentimentos a Palavra diz: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus”...

E não apenas ele se entristece, como sente ciúme dos seus, (Tg 4:4-5) diz: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade com Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou pensais que em vão diz a Escritura que o Espírito que ele fez habitar em nós tem intenso ciúme?

O Espirito Santo foi enviado como Consolador... “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador” (João 14:16).

Como Conselheiro... “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembra ... (João 14:26).

Tomemos cuidado para não entristecer o Espirito Santo. Sabe quando o entristecemos¿

Quando ignorarmos sua palavra para nossas vidas
(2Tm 2:15) diz: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.”

Quando perdemos tempo com conversas inúteis e impróprias
2Tm 2:16 diz: “Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade”

Quando não damos importância a suas advertências, e continuamos no erro.
Hb. 10:26-27 diz: “Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.”

Quando temos atitudes desprezíveis com a casa de deus
Hb 10:25 diz: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.”

Quando desenvolvemos relacionamentos com pessoas rebeldes
Ef 5:11 diz: “Não participem das obras infrutíferas das trevas, antes, exponham-nas à luz.”

Quando proferimos palavras que não edificam a nós e aos outros
Ef. 4:29 diz: “ Não sai da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.

Quando permitimos que pessoas nos enganem com erros e falsidades
Ef 5:6-7 “Ninguém vos engane com palavras vãs, porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles.”

Quando aceitamos ser subornados com pessoas que praticam corrupção. Provérbios: 21.27... O sacrifício dos ímpios já por si é detestável; quanto mais quando oferecido com más intenções. Existem pessoas que tentam estabelecer uma relação de troca com o Senhor, achando que fazendo alguma tipo de sacrifício ou atuando como voluntários em algumas obras conseguirão em contrapartida a satisfação de seus desejos pessoais, bem como bênçãos para as suas vidas.

O Espírito Santo é um fogo que vive em cada crente. Ele quer se expressar em nossas ações e atitudes. Quando os crentes não permitem que o Espírito Santo seja visto em nossas ações, quando fazemos o que sabemos que está errado, suprimimos ou apagamos o Espírito Santo. Nós não permitimos que o Espírito se revele da maneira que Ele quer.

Quando aprendemos a amar a Deus mais e mais, vamos querer entristecê-Lo cada vez menos. Entristecer o Espírito Santo significa que estamos causando dor a alguém que nos ama.

Vejamos ainda através da Bíblia como Ela nos revela o Espírito Santo de Deus?

• (João 14:17), O revela como o Espírito da verdade – então qualquer coisa falsa, enganadora, hipócrita, entristecem Ele.
• (2 Coríntios 4:13), O revela como o Espírito da fé – então dúvida, descrença, desconfiança, medo, ansiedade, entristecem Ele.
• (Hebreus 10:29), O revela como o Espírito da graça – de modo que quando somos displicente, ingrato, mal-intencionado, implacável e sem amor entristecem Ele.
• (Romanos 1:4) O revela como o Espírito de santidade – então qualquer coisa suja, contaminada ou degradante, entristecem Ele.
• (Efésios 1:17)... O revela como o Espírito de sabedoria e de revelação – a ignorância, vaidade, arrogância e insensatez entristecem Ele.
• (2 Timóteo 1:7)... O revela como o Espírito de amor e autodisciplina, de modo que o que é improdutivo, inútil, desordenado, confuso e descontrolado, entristece a Ele.
• (Romanos 8:2)... O revela como o Espírito da vida – assim que o que é morno, morto ou indiferente entristece o Espírito Santo..
• (1 Pedro 4:14)... Revela-nos como o Espírito da glória – então aquilo que é mundano, prefere as coisas materiais ou carnais entristecem Ele.

Para resumir, entristecer o Espírito é agir de forma pecaminosa, seja em pensamento ou em atitudes.

Extinção e aflição do Espírito são semelhantes nos seus efeitos.
Ambos impedem um estilo de vida piedoso.
Ambos acontecem quando um crente peca contra Deus e segue seus próprios desejos mundanos.

O único caminho correto a seguir é o caminho que leva o crente mais perto de Deus e da pureza, e mais longe do mundo e do pecado. Assim como nós não gostamos de ser afligidos, e assim como não queremos extinguir o que é bom, assim também não devemos afligir ou extinguir o Espírito Santo de Deus, nos recusando seguir a sua liderança.

Enquanto estamos satisfazendo o pecado conhecido estamos vivendo na mesma morada com o Espírito afligido, O qual é por meio disso impedido de manifestar-se completo em e através de nós.

Paulo nos diz em sua carta aos (Efésios 4:22-23) – “que, em referência ao seu modo de vida anterior, você deixe de lado o velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e que você seja renovado no espírito de sua mente. “

Tema de Culto no Ar, dia 13 de fevereiro de 2014
Radio Forte FM – 99,9 – Quintas e Sábados, das 20 às 22 horas

Apóstolo João Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário