quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A PIRATARIA VAI DE ENCONTRO A FIDELIDADE PARA COM DEUS.



PIRATARIA VAI DE ENCONTRO À FIDELIDADE CRISTÃ.
As Escrituras nos ensinam a dar bom testemunho do fruto do Espírito Santo em nossa vida - "Em tudo te dá, por exemplo, de boas obras" (Tt 2.7). Estamos vivendo em dias onde a pirataria está sendo veemente combatida. Organizações mundiais estão desejando acabar com o furto eletrônico e assim dar o que é devido aos fabricantes, contudo, veja que muitos cristãos estão querendo caminhar justamente na corrente contrária, isto é, querem legalizar a pirataria e que "danem-se" os direitos autorais. Verdade é que existem explorações, que os preços de CD´s e DVD´s são abusivos e que não dão a mínima chance para que todos tenham acesso, porém não é igualmente verdadeiro que se todos cooperassem, os preços iriam baixar.
Sinto-me compelido a lhe escrever - ainda que brevemente - sobre essa questão que está muito na "moda" nos dias de hoje. Vejamos um dos princípios que devem ser seguidos principalmente por aqueles que conhecem a Palavra de Deus.: "Não furtarás" (Êx 20.15) - oitavo mandamento. Embora tudo pertencesse ao povo de Israel, a ordem do Senhor era clara: não tome para si aquilo que é de outrem e que não lhe é dado o direito ou oportunidade de adquirir. Note que o Senhor jamais afirmou que todas as pessoas terão tudo o que esse mundo pode nos oferecer - se não era assim nos tempos da teocracia, por que seria nos dias de hoje?
Sabemos que alguns irmãos não conseguem entender o porquê ser errado comprar cd's piratas, baixar músicas, filmes, jogos, pois segundo seu entendimento, não precisamos seguir "as regras" do jogo quando elas são injustas. O problema, é que a Bíblia não dá apoio para a prática de ilícitos, aliás, a condena. Assim comprar ou vender produtos pirata é algo ilícito e se é ilícito, é iniquidade e se é iniquidade, Deus encobre o rosto de nós. (Isaías 59:2)... Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
É mister entender que essa chamada pirataria moderna envolve ilícitos e o Estado não poderia atuar sem uma definição específica. Por isso, o ordenamento jurídico brasileiro estabelece um conceito legal para a pirataria. De acordo com o art. 1º do Decreto nº 5.244, de 2004, que regulamenta o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual - CNCP, constitui crime de pirataria: “a violação aos direitos autorais de que tratam as Leis nos 9.609 e 9.610, ambas de 19 de fevereiro de 1998“.
No Brasil a pirataria fere a licença de copyright e contra ela existe a Lei Antipirataria (10.695 de 1 de julho de 2003 do Código de Processo Penal),12 que pune os responsáveis e dependendo dos casos a pena pode chegar a 4 (quatro) anos de reclusão de pena, e multa. Apesar disso, a pirataria é muito praticada no Brasil sendo responsável pela geração de um grande número de empregos informais. A Polícia Federal do Brasil mantém operações permanentes para coibir as diversas modalidades de pirataria.
Quando você compra CD pirata está financiando o pecado e estimulando as pessoas a continuarem a piratear os produtos dos nossos irmãos em Cristo. Além do que você está invadindo uma propriedade alheia. Note que cantor teve um gasto para produzir aquele CD ou DVD e assim é uma propriedade dele. Se você acha que o mesmo vende caro, não compre. Você gostaria que alguém vendesse algo que é seu?

Conheço um amado cuja profissão é vender produtos pirata e acha que tudo está bem. Sempre que vou a um dos restaurantes dessa cidade, o vejo à porta do mesmo, com uma quantidade razoável de CD’s e DVD’s piratas, vendendo, na maior alegria e cumprimentado aos crentes que ali frequentam com a Paz do Senhor.. O pior é que esse amado outro dia me falou empolgado que havia sido convidado por seu pastor para tomar conta (dirigir) uma congregação. Uma pergunta que não cala: o que esse amado pode ensinar na igreja sobre FIDELIDADE.

Sabemos que Deus busca servos FIEIS: (Salmos 101:6) – Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. Deus está procurando entre Homens e Mulheres, principalmente entre os crentes, aqueles que produzam o fruto da fé, amor, fidelidade, mansidão, temperança, longanimidade, benignidade, bondade, paz, gozo; principalmente a fidelidade.  FIDELIDADE É:
1) um ato de FÉ (Hb 11:6) Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoa dor dos que o buscam.
2) um ato de OBEDIÊNCIA (Gn 22:2-3)"2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. 3 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. "
3) um ato de LEALDADE (1Sm 18:3-4)"3 E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jonatas o amava como à sua própria alma. 4 E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto. " (Sm 20:1-40).

Observe a lição que nos deu o próprio Jesus: "Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?" (Mt 22:17). Nesse ponto, nosso Senhor Jesus Cristo é inquirido acerca da obrigatoriedade de se pagar tributos a Cesar; então responde: "Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus" (Mt 22:19-21).
Jesus mostrou àqueles que o queria testar que, a mesma fonte que eles usavam para comprar seu alimento e subsistência, estava na insígnia cunhada na moeda representativa de César (o governo). È oportuno dizer que nós também nos utilizamos do "sistema" - temos estradas, iluminação pública, serviço de saneamento, assistência médica..., e isso não nos dá margem para burlarmos o mesmo, ainda que muitas vezes ele seja demasiadamente severo para conosco ou defasado em seu serviço. Assim como o povo judeu deveria pagar tributo a Roma, nós também devemos fazer. Observe ainda que os judeus deveriam pagar tributo a um império que estava a subjugá-los (romano). Isto é, se fosse do intento de Cristo que tivéssemos alguma autorização para irmos contra o sistema (naquilo que não fere os princípios bíblicos de devoção ao Senhor), certamente Ele teria dito que os judeus não deveriam dar "a César o que é de César", mas somente "a Deus o que é de Deus".
Paulo também nos diz que "Toda a alma esteja sujeita às potestades [poderes] superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus" (Rm 13.1). O apóstolo é claro em nos ordenar - sim, a todos nós, "Toda a alma" - sobre a obrigatoriedade de seguirmos as potestades (poderes instituídos por Deus - em nosso país, presidente, governadores, a lei...), mas por quê? "(Porque) as potestades que há foram ordenadas por Deus". "Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus" (Cl 3.22). Aqui, novamente o apóstolo Paulo nos exorta para que não obedeçamos aos governantes apenas pelo simples dever de fazer - "como para agradar aos homens" -, mas em consciência de que quando os obedecemos, estamos obedecendo diretamente ao Senhor, pois não há governante que não esteja dotado de poder advindo do Alto.
Peça a Deus que lhe dê um espírito de obediência à Sua palavra e que não lhe permita seguir o rumo desse mundo, "Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" (Mc 8.36). Cd's piratas em nada contribuem para sua santidade, aliás, a condena. Baixar músicas, filmes, jogos e outras coisas mais, não são a essência dessa vida - você pode viver sem essas coisas. Mas caso queira algumas delas - em moderação -, seja bom mordomo do que o Senhor lhe deu e arranje sua renda de modo a poder obter por meios lícitos, ainda que seja em pouca quantidade. Aprendamos juntos com o Apóstolo Paulo, que apesar de toda desgraça que lhe sobreveio, aprendeu a viver contente: "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade" (Fp 4.12) - "Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho (Fp 4:11). Por isso podia afirmar (V.13)... posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Medite.
Apóstolo João Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário