sábado, 22 de fevereiro de 2014

BUSCANDO O CORAÇÃO DE DEUS.


CULTO NO AR, hoje dia 22 de fevereiro de 2014. Rádio Forte FM – 99.9 Direção de Deus e apresentação da Pastora Elenice Ferreira E Apóstolo João Marcos.

Tema: Buscando Coração de Deus - Texto: Êxodo 33:15

Uma coisa aprendemos com Deus: “A fazer buscas incansáveis e incessantes.”
Deus nos buscou atrás de arbustos e moitas no jardim do Éden e depois veio nos buscar dentro de buracos, guetos, mentiras, pecados e mortes, foi assim que Jesus veio à terra e morreu numa cruz tão somente para nos encontrar:
“Quero o coração de vocês junto ao Meu e os levarei à casa de meu Pai.”
E hoje o que queremos fazer?

Devemos buscar o coração de Deus. Veja o conselho do Profeta Isaias: Isaías 55:6-13... Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

Há 2 grupos de pessoas que buscam:
- Primeiro é o grupo de pessoas que buscam o Senhor pelo que Ele pode fazer.
- E o segundo é o grupo de pessoas que o buscam pelo que Ele é.
Podemos ver isto claramente com Moisés e os filhos de Israel quando saíram do Egito e andaram no deserto.

Os filhos de Israel estavam mais preocupados em reclamar e murmurar por causa de água, carne e dos milagres que Deus poderia fazer do que de buscar o coração de Deus. Buscavam a Deus pelo que Ele pode fazer.
Quando Deus os convidou e disse: “Achegai-vos a Mim, pois em asas de águias os trouxe do Egito”, Sabe o que eles fizeram? eles se afastaram.

O que eles queriam?
Queriam muito mais as bênçãos do Senhor, do que o Senhor – o próprio Deus. É o que vemos hoje; os crentes só buscam a Deus por milagres, prosperidades, bênçãos. Não buscam a Sua Presença gloriosa pelo que Ele é.

Com esse comportamento do povo, Deus disse à Moisés: “Moisés leve o povo até a Terra Prometida, a qual eles tanto desejam, enviarei um anjo contigo para lhes proteger e lançar fora os seus inimigos, porém Eu, o Senhor não subirei no meio de ti, a Minha Presença não será mais com vocês, podem ir.”
E agora Moisés¿ Moisés é daqueles que busca a Deus pelo que Ele é; busca o coração de Deus, então ele diz: “Se a Tua presença não for comigo, não nos faças subir deste lugar” – (Êxodo 33:15)
Qual era o anseio do coração de Moisés?
Amados! O que queria Moisés... A presença de Deus! Moisés queria o Senhor! Moisés amava à Deus!

Veja a diferença: O povo de Israel buscava a Deus pelo que Ele fazia, Moisés buscava a Deus pelo que Ele é. Moisés queria o coração de Deus, queria tocar n’Ele, queria se aproximar – você pode ter esta ousadia, a ousadia de Moisés.

Você pode se aproximar de Deus, porque Ele te convida: “Achegai-vos a Mim.”
Então Moisés é ousado, é corajoso e disse: “Se tenho achado graça diante dos teus olhos, rogo-te que me mostres a tua glória”. Moisés queria ver e sentir a Gloria de Deus. E Esta foi a escolha de Moisés. Moisés suplicou ao Senhor: SENHOR! ROGO-TE QUE ME MOSTRES A TUA GLÓRIA (Êxodo 33:18-23).

Senhor, estou desanimado, triste, duvidoso; parece que Tu me abandonaste... Mostra-me a Tua glória para que eu me fortifique, creia nas Tuas promessas e na Tua presença bendita!... Não sabemos o que Moisés viu e sentiu depois desta oração, mas, sem dúvida, foi um tempo de grande consolação e estímulo para o servo do Senhor.

Hoje, Deus revela-se a nós em Cristo Jesus, Seu Unigénito Filho (João 1:14) e fala-nos pelo Seu Espírito Santo, através da Sua Palavra. Não desanimemos, continuemos firmes na fé e outra vez Ele virá a nós e alegrará o nosso coração com grande alegria, que ninguém nos poderá tirar (João 16:22). Porque estais tristes em vosso coração? Orai "Senhor, mostra-nos a Tua glória" e Ele virá a nós, para nos alegrar, animar e conduzir pelas veredas da justiça.

Quantos de nós já passámos por estes momentos de desânimo e tristeza? Talvez nesta hora tu estejas a passar por um destes momentos. Por favor, dobra os teus joelhos e ora ao nosso Pai que está nos céus : - Senhor, mostra-me a Tua glória!... Ajuda-me a ver a grandeza do Teu amor! Senhor, quero sentir o gozo de estar na Tua doce presença e auferir da multidão das Tuas misericórdias!...

Moisés escolheu o Senhor. Agora temos que lembrar que lugar era este. Era no deserto ao pé do Monte Sinai, não havia casa, rios, árvores, televisão, ventilador, panelas de carne, nem refrigerantes, mas um deserto. Um lugar de desconforto, de privações, de humilhações, uma terra sem conforto e sem prazer. Não havia nada de belo neste lugar e até hoje é assim, isolado, feio, distante, o sol é escaldante, pedras, terra. Moisés estava em um período de crise. Ele subira ao monte a fim de estar com o Senhor, e recebera as tábuas da lei. Ao voltar para o povo, este havia levantado um bezerro de ouro para adorar. Com a saída de Moisés, eles não conseguiam mais visualizar o Senhor, e queriam algo que pudessem tocar, ver. Moisés ao voltar para aquele povo vê aquele bezerro e o destrói. Naquele momento, o Senhor diz a Moisés que faria que eles subissem em paz para a terra que prometera àquele povo, porém O Senhor não estaria mais no meio deles.

Então Moisés faz essa oração: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. (Ex. 33:15). Sabe o que isto significava? Moisés estava dizendo: Se o Senhor não estiver comigo, não quero terra que mana leite e mel, não quero a paz e nem a prosperidade que teríamos naquele lugar. Se o Senhor não estiver no nosso meio, de nada vale nada disto. “Eu prefiro ficar aqui neste deserto miserável do que ir a uma terra que mana leite e mel sem a Sua presença, Eu busco o Seu coração, me deixe morrer aqui mesmo, mas não me faça subir deste lugar sem a Sua presença.”

Amados... É preferível preferir a Deus!!! Moisés era o que hoje chamamos de caçador. Moisés era um caçador de Deus. Enquanto todos diziam: “Era melhor para nós lá no Egito” – Moisés: “Não. Para mim é melhor está onde Deus o meu Deus está, estar junto d’Ele.” Como disse um outro caçador – o rei Davi – “Quanto mim bom é estar junto a Deus” – Veja a declaração do Salmista: (Salmos 63:1-8)... Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário. Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios, Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei. A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta. Salmo 93:28.

Moisés nunca sentiu saudades do Egito, nunca pensou em voltar e nem olhar para trás, jamais quis desistir. O que faz a diferença. Moisés tinha encontrado Deus. Ele viu o fogo da glória de Deus e se aproximou. Ele conheceu o Deus vivo e Todo-Poderoso na sarça ardente no Sinai. Na verdade, Moisés estava levando o povo a um encontro com Deus no Sinai. Quando Deus veio buscar Moisés, Ele se chegou por uma sarça que começou a se queimar sem ser consumida.

E Moisés disse para si mesmo: “Irei para lá e verei.”

A Bíblia diz: “Vendo o Senhor que Moisés se voltou para ver, Deus o chamou do meio da sarça ardente: Moisés, Moisés.”
Deus vai te chamar do meio do fogo para a glória d’Ele. Deus busca você! Jesus te procura em cada canto, buraco, sarjeta, casa, rua e chama pelo seu nome, pois, Ele está procurando alguém para crer, gente que creia; que acredite n’Ele, que tenha desejos por Ele, apaixonados por Ele, famintos e sedentos por Ele, que O ame, que esteja buscando o Seu coração e este alguém, eu pergunto: “é você?” Jesus quer ser seu amigo, Jesus quer a sua amizade.

Não busque só uma manifestação de Deus, busque o próprio Deus. Aproxime-se, Jesus.
O Senhor passou por Elias e houve grandes manifestações! Mas Deus não estava nas manifestações. Leia: (I Reis 19:8 – 13)... Primeiro passou um grandioso e poderoso vento, mas o Senhor não estava no vento. Depois veio um grande terremoto e depois fogo, mas Senhor novamente não estava nem no terremoto, como não estava no fogo. Mas depois do fogo, veio uma voz bem mansa e tranquila; soprou uma brisa suave e a presença de Deus estava presente e ele a encontrou. Você precisa encontrar a presença de Deus! É preciso querer a presença de Deus! É preciso buscar o Seu coração! Verdade é que podemos ter empecilhos, dificuldades, pecados, separações, mas não desista – seja um apaixonado, faça como Moisés ainda que morra no deserto - eu prefiro Deus, do que viver no palácio no Egito ou numa boa terra de árvores frutíferas e riquezas, rios e tranquilidade da terra Prometida sem a Sua Presença. “Fico no deserto, mas não me faça subir deste lugar sem a Sua presença. Eu vou buscar o Teu coração! “Então Deus lhe responde: Moisés ! “Irá a minha Presença contigo para te fazer descansar porquanto achaste graça aos meus olhos e conhece o meu nome.” -- Êxodo 33: 14.

Jesus certo dia: Jesus respondeu à multidão que o seguia: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (João 6:26-29). O que Jesus não queria era ser cultuado ou adorado por causa dos milagres, afinal, isso traria culto e romaria. As aglomerações com certeza viriam, o povo viria, não pela vida ou amor, não pela vontade de conhecer e seguir a Crito, mas pela necessidade de milagres, curas, libertações etc. Ainda hoje, qualquer um: mago, pastor, líder ou qualquer que seja, que realize milagres, traz consigo um culto e uma romaria. Afinal, estes não vêm pelos sinais, mas porque comeram do pão e se satisfizeram!!

(Tiago 4:10). diz: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará.” A pergunta é: Deus nos exaltará para onde? Deus revela este segredo através do profeta (Isaías 57: 15) – “Para o alto e Santo lugar!” Por que assim diz o Senhor: “Habito em um alto e santo lugar mas também com o contrito e humilde de coração.” Deus não quer mais fazer visitas de cortesia, Ele quer habitar conosco, este é o convite de Deus – “Sejam meus amigos e não servos” – “Vós sereis meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando.” - João 15: 5 - Amém!!!

Apóstolo João Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário