sexta-feira, 2 de maio de 2014

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI.

Pela infinita misericórdia de Deus estamos mais uma vez no CULTO NO AR, através da Rádio Forte FM - 99,9 - Macapá. Cultue a Deus conosco através da Net: www.radionovaestacao.com

Tema: FALANDO DE AMOR.
FALANDO DO AMOR. AMAIVOS UNS AOS OUTROS ASSIM COMO VOS AMEI.
João 15:5-14... Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos. Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.
Realmente, o amor é um dom e ordenança, mesmo estando norteado pelas emoções e sentimentos o amor é a razão de escolher o que Deus quer que façamos. Em todos os relacionamentos, em todos as situação essa é a regra do amor - I Coríntios 13. Ao contrário do que se pensa o amor não é uma mera emoção.
Em poucas palavras Jesus sintetiza o amor “ágape”, o amor total, sem reservas e sem fronteiras, como ele dirá depois: “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. Não existe amor maior do que dar a vida por seus amigos.” (Jo 15,12-13).
Jesus transforma essa exortação no novo mandamento, no seu mandamento: o mandamento do amor. Ele nos amou, entregando-se até a morte, e demonstra, com isso, o grande amor que o Pai tem pelo seu Filho único, transmitindo esse amor do Pai a todos os que o seguem: “como o Pai me amou, assim também eu amei vocês.” (Jo 15,9) e exorta os seus discípulos a amarem-se mutuamente: “amem-se uns aos outros como eu amei vocês.” (Jo 15,12).
Os que seguem Jesus devem amar-se intensamente, com o mesmo amor que o Pai amou o Filho e com o amor que o Filho ama os seus seguidores e, se necessário, até a morte e nisso Jesus deixa transparecer por inteiro o grande amor que o Pai tem por todos: “Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele.” (Jo 3,16-17).
O mandamento de amar o próximo como a si mesmo não é invenção de Jesus. O livro do Levítico já exortava os israelitas a esse respeito: “Não espalhe boatos, nem levante falso testemunho contra a vida do seu próximo. Eu sou Yahweh. Não guarde ódio contra ao seu irmão. Repreenda abertamente o seu concidadão, e assim você não carregará o pecado dele. Não seja vingativo, nem guarde rancor contra os seus concidadãos. Ame o seu próximo como a si mesmo. Eu sou Yahweh.” (Lv 19,16-18).
Jesus apenas se preocupou porque, no seu tempo (e quem sabe, ainda hoje), esse mandamento havia sido esquecido, e cada um cuidava dos seus próprios interesses.
O amor ao próximo não tem sentido se estiver desvinculado e não estiver combinado em amar ao Senhor Deus de todo o coração, de todo o ser, de todas as forças: “Portanto, ame a Yahweh seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua força”. (Dt 6,5a). Tudo isso foi retomado por Jesus para expressar o essencial da Lei de Moisés, quando alguém lhe perguntou qual era o maior mandamento da Lei e: “Jesus respondeu: “ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todo o seu entendimento”. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos;” (Mt 22,37-40).
Todos estão tão preocupados com os mandamentos da Antiga Aliança, os mandamentos mosaicos, e acabam ignorando o novo mandamento de Jesus: “Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros. Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos.” (Jo 13,34-35).
Versículos que falam de Amor na Bíblia
Êxodo 20:6... Faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

Salmos 31:23... Amem o Senhor, todos vocês, os seus santos! O Senhor preserva os fiéis, mas aos arrogantes dá o que merecem.

Mateus 5:44... Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,

Mateus 22:37-39... Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.

Efésios 5:25... Maridos ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela.

1 João 4:19-20... Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

2 João 1:5-6... E agora eu lhe peço, senhora - não como se estivesse escrevendo um mandamento novo, mas o que já tínhamos desde o princípio - que amemos uns aos outros. E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: Que vocês andem em amor.

1 Coríntios 13:4-7... O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

1 João 5:3... Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

Romanos 8:38-39... Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 5:6-8... Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

1 Jo 4:8... É interessante notar que muitas pessoas que usam as palavras "Deus é amor", deixar de citar a primeira parte da Escritura, AQUELE QUE NÃO AMA não conhece a Deus.

É maravilhoso saber que Jesus nos diz, assim como o pai me amou, também eu vos amei: continue vos no meu amor. SE vos guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu pai, e permaneço no seu amor-jo 15:9,10 . No entanto, isto é um aviso: Se vós guardareis os meus mandamentos (então), permanecereis no meu amor. Parece evidente que, se não guardamos os Seus mandamentos, não vamos permanecer no seu amor. Se não permanecer no seu amor, como podemos ser salvos? Se desobedecer aos seus mandamentos, como podemos ser salvos?

1 João 5:2... Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.

Apóstolo João Marcos Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário