quinta-feira, 22 de maio de 2014

O TEMOR DO SENHOR É O PRINCIPIO DA SABEDORIA.

Estaremos iniciando as 20h o CULTO NO AR. Rádio Forte FM - 99,9 - Amapá. Uma ação da Assembleia de Deus o Caminho. Ap. João Marcos e Pastora Elenice Ferreira. Tema:

O TEMOR DO SENHOR.
VIVEMOS TEMPOS DE FALTA DE TEMOR A DEUS.

Há uma preocupação nesses últimos tempos, pois a falta de temor e de compromisso com o Senhor Jesus tem levado multidões de pessoas a viver uma vida de opressão avassaladora,

1. A falta de temor a Deus tem levado pessoas ao mundo ilusório, de falsos refúgios, falsas fortalezas. O aumento desenfreado de crimes contra a vida, pedofilia, sexualidade virtual; musicas e danças que fazem apologias ao sexo, drogas, adultério.

2. A falta de temor a Deus tem distanciado as pessoas da casa do Senhor.
3. A falta de temor a Deus tem levado as pessoas a praticar a infidelidade.
4. A falta de temor a Deus tem levado as pessoas não terem compromissos com o Reino de Deus.
5. A falta de temor a Deus tem destruído casamentos.
6. A falta de temor a Deus tem levado homens e mulheres a uma vida de mentiras, prostituição.
7. A falta de temor a Deus tem gerado no mundo grandes destruições, guerras, corrupções, violências, vícios que afetam o homem.

Por detrás desse cenário está a sedução do inimigo das nossas almas, e quando o homem ainda consegue cair em si: Parece que as portas se fecharam. Parece que está só. Parece que está no fundo do poço. Parece que as forças se esgotaram e não encontram outro refúgio. O Salmo 46 diz que existe somente um refúgio verdadeiro, somente uma fortaleza verdadeira. Somente Deus pode nos socorrer.

Precisamos ter atitudes, para Deus nos abençoar: total temor a Deus; obediência a sua palavra; renúncia do eu; total gratidão e alegria; adoração e serviço na obra de Deus.
Está escrito: Salmos 128:1-6... Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

O TEMOR DO SENHOR!

Temor é na verdade sinônimo de reverência ou adoração, o que faz supor que a sabedoria começa quando reconhecemos devidamente quem Deus é e lhe prestamos a adoração que merece.

O TEMOR DO SENHOR produz confiança e obediência – Na Igreja primitiva, havia temor. Veja o que está escrito: - Atos 2: 42-44... e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.

O TEMOR DO SENHOR produz crescimento. Atos 9: 31... A igreja passava por um período de paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Lucas enfatiza a fórmula “temer a Deus” tanto no seu evangelho (ver Lc. 1.50, 18.2; 23.40) como em Atos. São os tementes a Deus (os gentios que abraçaram a fé judaica) que formam a base inicial da obra missionária aos gentios no cap. 10 (10.2,22,35; 13.16,26). O temor do Senhor produz confiança e obediência, bem como o afastar-se do mal (Jó 28.28; Sl. 111.10; Pv. 1.7; isso, por sua vez, resulta na “consolação do Espírito Santo” (v.31).

PORQUE DEVEMOS TEMER AO SENHOR?

* Salmos 111.10... 10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!

* Salmo 34:9... "Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que O temem.”

* Salmo 34:7... “O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que O temem, e os livra."

* Salmo 112:1-2... "Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos! Seus descendentes serão poderosos na terra;”

*Salmo 25:12... "Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir.”

*Salmo 25:14... "O Senhor confia os seus segredos aos que O temem, e os leva a conhecer a Sua aliança."

* Salmo 31:19... “Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti”!

*Salmo 33:18... “Mas o Senhor protege aqueles que o temem, aqueles que firmam a esperança no Seu amor”.

*” Salmo 85:9 "Perto está a salvação que ele trará aos que o temem, e a sua glória habitará em nossa terra”.

*Salmo 103:11... "Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem;”

*Salmo 103:13... "Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem;”

*Salmo 103:17... "Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno, está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos,”

*Salmo 111:4-5... "Ele fez proclamar as suas maravilhas; o Senhor é misericordioso e compassivo. Deu alimento aos que o temiam, pois sempre se lembra de sua aliança.”

*Salmo 115:13... "Abençoará os que temem o Senhor, do menor ao maior .“

*Salmo 128:1-4... “Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos”! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme o Senhor!

*Salmo 145:19... "Ele realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.”

*Provérbios 10:27... "O temor do Senhor prolonga a vida,"

*Provérbios 14:26... "Aquele que teme o Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos.”

*Provérbios 14:27... "O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.”

*Provérbios 15:33... "O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.”

*Provérbios 16:6... "Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal.”

*Provérbios 19: 23... "O temor do Senhor conduz à vida: quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas.”

*Provérbios 22:4... "A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida.”

O TEMOR DO SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. Devemos ter temor a Deus; assim devemos andar como Jesus, odiando o mal, o orgulho palavras tortas, más companhias, devemos, transmitir bênçãos através de nossa boca.

NO TEMOR DO SENHOR há recompensa - A recompensa da humildade e do temor do SENHOR são a riqueza, a honra e a vida. Provérbios 22.4 (nvi)

TEMER AO SENHOR é reconhecer e respeita-lo como soberano; Dominador sobre tudo e sobre todos. Analise algumas citações bíblicas:

*Jeremias 10:6-7... “Não há absolutamente ninguém comparável a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o poder do teu nome. Quem não te temerá, ó rei das nações?”

*Apocalipse 15:4... “Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome?”

*Jeremias 5:22-24... “Acaso vocês não me temem?, pergunta o Senhor. "Não tremem diante da minha presença? Porque fui eu que fiz da areia um limite para o mar, um decreto eterno que ele não pode ultrapassar. As ondas podem quebrar, mas não podem prevalecer, podem bramir, mas não podem ultrapassá-lo. Mas este povo tem coração obstinado e rebelde; eles se afastaram e foram embora. “Não dizem no seu íntimo: ‘Temamos o Senhor, o nosso Deus: aquele que dá as chuvas do outono e da primavera no tempo certo, e nos assegura as semanas certas da colheita”.

*Salmo 33:6-9... “Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca. Ele ajunta as águas do mar num só lugar; das profundezas faz reservatórios. Toda a terra tema o Senhor; tremam diante dele todos os habitantes do mundo. Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu.”

*Eclesiastes 12: 13... “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.”

O homem humilde, que “teme o Senhor”, será abençoado por Ele, material e espiritualmente. “A recompensa pela humildade e pelo temor do Senhor é a riqueza e a honra”. - Aqueles que permanecerem fiéis a Deus receberão essas bênçãos no tempo determinado por Ele. Todo o povo de Deus estará entre aqueles que “herdarão a terra” (Mt.5.5).

NO TEMOR DO SENHOR HÁ CONFIANÇA - No temor do Senhor, há firme confiança, e ele será um refúgio para seus filhos. Provérbios 14.26.

O TEMOR DO SENHOR PROLONGA A VIDA - O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada. Provérbios 10.27.

NO TEMOR DO SENHOR nada falta - Salmos 34:7-9... O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.

Note que as promessas do Salmo 34, são reservadas para os que TEMEM AO SENHOR. Deus promete nos livrar do medo (v4), nos salvar nas crises (v.6,17), pôr anjos ao nosso redor (v.7), suprir as nossas necessidades (v.9), dar-nos vida abundante (v.12), ouvir nossas orações (.15), confortar-nos com a sua presença (v.18), e livrar nossa alma (v.22) – mas somente se buscarmos ao Senhor (vv.4,10), clamarmos a Ele (v.6), guardarmos nossa língua do mal da mentira (v.13), fizermos o bem e proclamarmos a paz (v.14), tivermos um coração contrito (v.18) e formos seus servos (v.22).

NO TEMOR DO SENHOR a santidade é aperfeiçoada - Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus... II Coríntios 7.1.

Passagens do Novo Testamento que fala sobre o temor de Deus:

Atos 9: 31... “A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo NO TEMOR DO SENHOR.”

1 Pedro 2:17... “Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.”
2 Cor. 7:1... “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de deus.”

Colossenses 3:22... “Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradá-los quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês TEMERAM O SENHOR.”

Cornélio, o primeiro gentil em cuja casa foi pregado o evangelho, era um homem temente a Deus. Veja: Atos 10:1-2... “Havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio, centurião do regimento conhecido como Italiano. Ele e toda a sua família eram piedosos E tementes A DEUS; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus.”

Observe a declaração de Pedro em Atos 10: 34-35... E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o TEME e faz o que é justo.

3. Temer a Deus: fazer a Sua vontade - Significa dar um passo de fé a respeito do que Deus nos tem dito, mesmo que nós não entendamos como tudo irá acabar e não tenhamos uma visão completa da situação. Aqueles que temem a Deus vão querer fazer a vontade de Deus. Seja o que for que o Pai disser, tem pra eles o maior valor e não é negociável, pois saiu da boca do Pai.

Jesus nos deixou grande exemplo de obediência à vontade do Pai. Paulo escreveu: Fil.2:5-11... “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz .

Seja a nossa atitude a mesma, diz a Escritura, que estava no Senhor Jesus Cristo. Qual foi a atitude? Foi a atitude de obediência até mesmo à morte. Foi a atitude de "não seja feita a minha vontade, mas a Tua" (Lucas 22:42).

Recomendação para nós. Disse Jesus: João 14:23-24... "Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.”

Conclusão: Eclesiastes 12: 13-14... “Aqui está a conclusão: De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem; Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau”.

Pastor João Marcos.

Fonte: Bíblia Sagrada (Edição Revista e Corrigida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário