sábado, 15 de fevereiro de 2014

“DEUS CRIOU TODAS AS COISAS PARA O SUA FINALIDADE, DE ACORDO COM UM PROPÓSITO JÁ DANTES ESTABELECIDO”



CULTO NO AR – Sábado, dia 15\02\14 – das 20 às 22 horas. Radio Forte FM – 99,9.
Apóstolo João Marcos e Pastora Elenice Ferreira.

Tema:
“DEUS CRIOU TODAS AS COISAS PARA O SUA FINALIDADE, DE ACORDO COM UM PROPÓSITO JÁ DANTES ESTABELECIDO”.

(Eclesiastes 3)... Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: ... (11) todas as coisas que Deus fez são boas, a seu tempo. ... (19) Porque o destino dos filhos dos homens e o destino dos brutos são o mesmo: um mesmo fim os espera.
Devemos louvar a Deus pela grandiosidade de sua obra providencial como faz o salmista: “Cantai ao Senhor com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus, que cobre de nuvens os céus, prepara a chuva para a terra, faz brotar nos montes a erva e dá o alimento aos animais e aos filhos dos corvos, quando clamam” (Salmo 147:7-9).
Deus não apenas criou o mundo como também o sustenta. Rigorosamente falando, o ato criador de Deus terminou no sexto dia. A partir daí iniciou-se a Providência Divina. No texto de (Hebreus 1:1-3) está escrito: o mundo foi criado através de Jesus, e que é sustentado igualmente através dele “pela palavra do seu poder”. É este poder de Deus que sustenta diretamente o mundo.
A Escritura ensina que Deus se envolve com tudo aquilo que criou até nos mínimos detalhes. Veja que afirmação maravilhosa sobre a criação e a Providência de Deus está escrito em (Neemias 9.6)... “Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora”.
Esse também é o entendimento do salmista: “Em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento. Abres a tua mão e satisfazes de benevolência a todo ser vivente” (Salmo 145:15-16).
Deus preserva e sustenta a todos os seres que criou. Quando Deus deixa de sustentá-los, eles morrem, conforme o salmista constata: “Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens. Se ocultas o teu rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem, e voltam ao pó” (Salmo 104:27-29).
O que mais se destaca neste texto é a partícula “se”, que revela a condição pela qual a natureza continua existindo. Tal é o controle preservador de Deus sobre sua criação que Jesus disse: “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta” (Mateus 6:26); e acrescentou mais tarde: “Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados” (Mateus 10:29-30). Se Deus cuida até dos passarinhos, alimentando-os e sustentando-os durante toda a vida deles, se Deus sabe até o número de cabelos que temos na cabeça, então é porque seu envolvimento é total, desde as menores até as maiores coisas.
A Bíblia apresenta Deus como o Grande Rei que está assentado no trono e governa todas as coisas conforme sua vontade determina. O que seria do mundo se Deus não tivesse propósitos? Se ele simplesmente deixasse a “coisa rolar”, seguindo o livre curso das decisões dos homens? Que garantias haveria de que as promessas bíblicas se cumpririam? Como poderíamos saber que de alguma forma, o homem não sabotaria o plano divino? Toda expectativa de fé se torna muito efêmera se Deus não tem propósitos e poder para realizá-los.
Deus tem propósitos. A Providência de Deus nos fala que Ele guia os eventos do mundo para um determinado fim. Esse fim é o “beneplácito de Sua vontade” (Efésios 1:5), é o seu supremo propósito para esse mundo que redunda em “louvor da Sua glória” (Efésios 1:12).
Como já vimos nada acontece por acaso. Não existe a sorte ou a fortuna. Nem mesmo o destino cego. Às vezes falamos: “hoje foi meu dia de sorte”, e nem percebemos o quanto é falsa essa afirmação. Deveríamos evitar falar essas coisas, pois ao afirmarmos isso, estamos dizendo que o acaso pendeu para o nosso lado e de alguma maneira inusitada, impensada e não planejada nos favoreceu. Isso tende até mesmo a ser uma forma de idolatria, já que algo está sendo colocado no lugar de Deus. Esta atitude é muito parecida com a que teve o povo de Israel após ter sido tirado do Egito. Naquela ocasião fizeram bezerros de ouro para si e disseram: “São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito” (Êxodo 32:4). Também fazemos isso quando, ao recebermos alguma bênção do Senhor, dizemos, “que sorte eu tive”.
Diante dessas coisas como alguém pode crer no acaso ou na sorte?
A conclusão lógica do assunto discutido é que não existem coisas como “sorte”, “acaso”, ou “destino”. Ninguém tem sorte de estar vivo.
Está vivo é a plena Providência de Deus. Do mesmo modo imaginar um Deus que criou o mundo, mas o abandonou à sua própria sorte é algo absurdo, pois segundo a Bíblia, a Providência de Deus é a causa do mundo ainda existir. E veja quanta misericórdia há nisso, pois o mundo é rebelde contra Deus, não obstante, Deus o preserva, fazendo nascer o sol sobre “maus e bons”, e cair “chuvas sobre justos e injustos” (Mateus 5:45).
Deus providencia alimento até para os filhotes dos corvos (Jó 38:41).
Se o nosso Deus veste o lírio e alimenta os pássaros pra não perder a voz, muito mais vai fazer por seus filhos; Nosso Deus não se esquece de nós.  (Mateus 6:25-34)... “Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, e, contudo, o vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? Qual de vós poderá, com as suas preocupações, acrescentar uma única hora ao curso da sua vida? Quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem fiam. Eu, porém, vos digo que nem mesmo Salomão, em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Portanto, não andeis ansiosos, dizendo: que comeremos? Que beberemos? Ou: com que nos vestiremos? Pois os gentios procuram todas estas coisas. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas elas. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.
Amados, existe uma grande diferença entre as preocupações que temos e a certeza que vem da verdadeira Palavra de Deus. Nós nos preocupamos muito com nosso futuro agora, mas não existe muito a fazer já que Ele nos faz calar dizendo: “observai como crescem os lírios do campo.” Deus dá a luz do sol e a chuva para que os lírios cresçam também. Sendo assim, Ele não cuidaria também de nós, que somos Seus filhos? Tenha a fé que confia em Deus. Assim, você poderá ter comunhão com Deus.
O que temos que fazer para ter comunhão com Deus? Não existe outra maneira a não ser acreditar na Palavra de Deus. Quando cremos na Sua Palavra como ela é, podemos então ter comunhão com Ele pela fé. Se Deus nos garante isso, quando cremos nEle segundo Sua Palavra e que Deus irá nos vestir, nos alimentar, e nos ajudar a viver, nós podemos nos achegar a Deus e nos tornar um com Ele, podemos ter comunhão com Ele, e obter respostas segundo a nossa fé. Há um hino que diz assim:
Eu preciso aprender um pouco aqui. Eu preciso aprender um pouco ali. Eu preciso aprender mais de Deus, por que Ele é quem cuida de mim... Se uma porta se fecha aqui, Outras portas se abrem ali, Eu preciso aprender mais de Deus, por que Ele é quem cuida de mim.. Deus cuida de mim. Deus cuida de mim... Com a sombra das suas asas. Deus cuida de mim, Eu amo a sua casa, E não ando sozinho, Não estou sozinho, pois sei... Deus cuida de mim. Deus cuida de mim... Com as sombras das suas asas Deus cuida de mim Eu amo a sua causa; E não ando sozinho Não estou sozinho, pois sei Deus cuida de mim... Se na vida não tem direção Preciso tomar a decisão Eu sei que existe alguém que me ama Ele quer me dar à mão; Se uma porta se fecha aqui, Outras portas se abrem ali, Eu preciso aprender mais de Deus Por que Ele é quem cuida de mim...
Deus vos abençoe.

Apóstolo João Marcos.

Um comentário: