terça-feira, 1 de abril de 2014

BASE BIBLICA PARA RETETÉ.



BASE BÍBLICA PARA O RETETÉ:

Nos últimos tempos de tantos modismos e inovações entre os evangélicos, surgiu algo novo que tem se espalhado por muitas igrejas pentecostais: o reteté.
Inclusive, hoje, pentecostal deixou de ser aquele culto racional, centrado na adoração a Jesus e na meditação na sua Palavra, com atuação dos dons do Espírito Santo. Culto pentecostal para os "retetetianos" é composto de danças (misteriosas), urros, berros, gente caindo ao chão, "arrebatadas", pessoas marchando, pulando, saltando, tudo isso, muitas vezes, ao som de tambores, atabaques, ritmos frenéticos que levam as pessoas a "dançarem em mistério" (o que é isso?).
Exposição bíblica, reflexão evangélica, pregação expositiva, essas coisas não mais fazem parte da liturgia de muitas igrejas. Ser espiritual é "dançar em mistério, trazer revelações (até a partir de fotografias), profecias e ter muitas visões”.
Ninguém sabe ao certo como surgiu essa expressão reteté. Eu gostaria de saber. Gostaria também que me indicassem algumas referencias bíblicas sobre esse novo movimento no meio do povo de Deus. Sou um profundo admirador dos cristãos da cidade de Beréia que estiveram atentos a tudo que Paulo dizia e examinavam as Escrituras para ver se estava tudo lá (At.17:10-12).

Busquei o momento da descida do Espírito Santo, em cumprimento ao que profetizou o profeta Joel, (Joel 2.28)... E há de ser que, depois, derramarei o meu ESPÍRITO sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. 

Li também o cumprimento da promessa no livro de Atos dos apóstolos. (Atos 2:1-4)... E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Nada encontrei que respaldasse esse movimento que se vê nas Igrejas.

A maior necessidade da Igreja hoje é um retorno á Palavra genuína do Senhor. O que transforma o coração do homem é Palavra. O que edifica a Igreja é a Palavra. A nossa arma de guerra é a Palavra, espada do Espírito. Inclusive Jesus venceu o diabo na sua tentação com a Palavra (Mt 4).
Portanto, irmãos, rogo-vos que ofereçais a vossa vida a Deus, como sacrifício vivo, santo e agradável que é o vosso culto racional (R
m.12:1)

POR FAVOR! SE ALGUÉM TEM UMA EXPLICAÇÃO PRECISO CONHECER. COMENTE E ME MOSTRE. AGORA SO ACEITO COM FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA.

Apóstolo João Marcos.

Fonte: Pastor Valdivan Nascimento.
Base: Bíblia sagrada.

2 comentários: