sexta-feira, 18 de abril de 2014

SALVAÇÃO É DADIVA DE DEUS E NÃO CONQUISTA DO HOMEM.



SALVAÇÃO: DÁDIVA DE DEUS E NÃO CONQUISTA DO HOMEM.

A salvação não é um prêmio que recebemos por causa das nossas obras, mas um presente que recebemos por causa da graça. Não conquistamos a salvação pelo nosso esforço, recebemo-la pela fé.
(Efésios 2.8-9): Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
A salvação “não vem de vós; é dom de Deus”. Graça é o favor imerecido. Isso obviamente contradiz o censo comum.

DEUS DEU DONS AOS HOMENS.

(Efésios 4:5-8)... Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.Tudo o que temos ou somos é dom de Deus. Paulo afirma: (Efésios 3:7)... Deste evangelho tornei-me ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder...  

(Ef. 4:11,12) - "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;"

- Deus nos dá talentos conforme a nossa capacidade. Na parábola, os três homens ganham quantidades diferentes de talentos (e responsabilidades) segundo as suas capacidades. “A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.” (Mt 25.15).

O interessante é que ninguém recebeu pouco. Apesar de talentos diferentes, todos receberam talentos. Mesmo o que recebeu apenas um talento, recebeu algo precioso e de muito valor e podia fazer esse talento frutificar! A cada um que ele comissionou, ele exige que trabalho e produção.

- Deus nos cobrará pelo que fizermos com os talentos.

Todos os três homens que receberam talentos foram cobrados pelo que fizeram com eles. Receber talentos é também receber responsabilidades. O último, apesar de ter apenas conservado o seu talento, recebeu dura cobrança por não tê-lo multiplicado.

No acerto de contas vemos que aquele senhor se alegra com os servos que multiplicaram o talento que receberam, sem distinção. O que recebeu menos foi honrado do mesmo jeito que o que recebeu mais. O que o senhor viu foi a fidelidade no uso daqueles talentos: “Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mt 25.20-21)O senhor foi severo com ele, tirando dele aquele talento: “Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? (…) Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez.” (Mt. 25.26, 28). 

- (1Co 7.20)...  “Cada um fique na vocação em que foi chamado”

Encontramos na Bíblia duas chamadas e três ordens de Jesus Cristo, essas ordens e chamadas constituem a base da vocação e chamada dos que se dispõe a servi-lo. São elas:

 a) - “Vinde a mim” (Mt 11.28) – todos nós estávamos oprimidos e cansados antes de fazermos parte da família cristã, em Cristo encontramos alivio e fomos convidados ao serviço cristão.
 b) - “Vinde após mim” (Mt 4.19) – o segundo convite é para que sigamos os seus passos, o segredo do sucesso ao ser chamado esta em receber a vocação. Jesus ao convidar seus discípulos disse “eu os farei pescadores de homens” (NVI), é interessante sabermos que não estamos prontos e que há varias modalidades de pescaria. Na indústria da pesca de Jesus só não há lugar para quem quer fazer a escolha dos peixes.
c) - “Aprendei de mim” (Mt 11.29) – essa é a primeira ordem que avaliara o vocacionado. Os evangelhos apresentam a Cristo como Salvador, mais o papel de Mestre aparecem mais vezes, aprendermos de Cristo é descobrir seus desígnios como disse Paulo aos Colossenses 2.3 – “Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”.

d) - “Ficai na cidade” (Lc. 24.49) – é muito comum vermos pessoas agindo de modo errado, são chamadas, vocacionadas, porem precipitadas ou insensíveis. Entre a preparação e o envio existe o momento certo de fazer as coisas, Moises seria mais tarde, ou seja, quarenta anos depois o libertador do povo, ele tentou antes não deu certo, fazer quando não devia fazer não é menos perigoso que não fazer quando devia fazer. Davi ficou em Jerusalém quando devia ir e o resultado foi desastroso (2 Sm. 11.1-4), (2Sm 18.29)... Aimaás foi quando não devia ter ido, ao chegar descobriu que não tinha mensagem; não sabia o que era pra falar. Mais de quinhentos irmãos ouviram de Jesus “ficai na cidade” apenas cento e vinte atenderam a ordem. (At 2.4)

e) - “Ide por todo o mundo” (Mc 16.15) – a ordem era passar por Jerusalém, na Samaria, Judéia e ir até os confins da terra (At 1.8), essa ordem é abrangente tanto aos que tem chamada especifica, quanto aos que estão incluídos na chamada universal ou geral. 

A CHAMADA GERAL E A ESPECIFICA
·        Todos os salvos fazem parte da chamada geral e universal, esta é a chamada para a salvação.
·        Já a chamada especifica é contemplação a alguns do salvos, convocados para viver em tempo integral no ministério (Mt 22.14).

ENCONTRE SEU LUGAR NO CORPO DE CRISTO - A Bíblia compara a igreja com o corpo humano, cada membro tem funções diferentes e assim não há possibilidades de todos fazerem a mesma coisa, Existem algumas funções que confundem, temos os executores de instrumentos, os cantores, pessoas que tem habilidades para o trabalho com crianças e adolescentes, são habilidades naturais que estão mais ligadas ao trabalho cristão. Aqueles que têm habilidades naturais e prestam algum trabalho na igreja, não devem facilitar com o adversário de nossas almas, pois pode ser levado ao comodismo e não buscar nenhum dom de Deus.

Como podemos encontrar nosso lugar no corpo de Cristo?
Primeiro precisamos saber qual é o teu dom, que parte você é, ter pleno conhecimento do funcionamento desse corpo.
A igreja é a plataforma do Espírito Santo, lugar onde se expõe planos de governo. Na igreja administra a Palavra, administra as missões, separa os obreiros para obra, prepara as lideranças e cuida das responsabilidades sociais. Como fazer tudo isso sem que haja nenhum preparo? É impossível! Todavia o Espírito Santo administra equipando a cada membro, ou seja, vocaciona a pessoa escolhida para uma determinada função (Rm 12.4-8; 1Co 12.1-28).

·        Paulo orienta o jovem pastor Timóteo a tomar cuidado com a negligência: “Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.” (1Tm 4. 14).
·        Jeremias escreveu: (Jeremias 48:10)... “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente”.
·        Salomão escreveu: “Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador.” (Pv 18. 9).
·        Ele nos criou para a excelência, para o bem feito, para o correto. Mão é mão, orelha é orelha.

A negligência é a “arte” de fazer as coisas mal feitas, de forma relaxada, com um espírito de preguiça. Muitas pessoas são desleixadas na obra de Deus, pois a veem como uma prioridade das menores.

Nunca esqueça foi Deus que deu o dom a você. (Ef. 4:11,12)... "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;"


Apóstolo João Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário