sábado, 19 de abril de 2014

CONHEÇAMOS AO SENHOR.



CONHEÇAMOS AO SENHOR.

(Oseias 6:3)...  Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Observando o contexto da narrativa do Profeta, vemos que existe um chamado de Deus a todo o homem para que o conheça, mas também que esse conhecimento prossiga cada vez mais.

Através do Profeta Isaias, encontramos Deus fazendo uma declaração de que o seu povo não o conhecia. (Isaias 1: 3)... O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.


Em outra oportunidade, Deus falou mais uma vez através do Profeta Oseias: (Oséias 4:6)... “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim”

Esta afirmação encontrada em Oséias foi falada quase três mil anos atrás, no entanto, reflete um princípio que foi tão aplicável nos dias de Jesus, e da mesma forma é tão aplicável hoje como quando foi escrita. Meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento, porque eles rejeitaram o conhecimento que Deus fez disponível através das Sagradas Escrituras. O anseio de Deus, é que o ser humano o conheça e prossiga em busca de mais conhecimento de quem ele é, mas também que essa busca não seja limitada, momentânea, realizada apenas em momentos de dificuldade ou de necessidade, mas que exista uma busca permanente.

Leia os Evangelhos e observe que durante o ministério de Jesus, ao longo de suas jornadas pelas cidades e aldeias por onde passava, inúmeras e incontáveis multidões o seguiam, não porque o queriam más no intuito de receber algum milagre ou até alimento. Eram pessoas com os mais variados motivos para o estarem seguindo.

O primeiro grupo, fala de uma “Grande multidão que o seguia porque viam os sinais que Ele operava sobre os enfermos.” (João 6.2)

O segundo grupo era formado de admiradores apenas pelas obras realizadas pelo Senhor Jesus. Viam-no como um grande Profeta e operador de obras grandiosas. “Vendo, pois, aqueles homens, como Ele curara o cego de nascença diziam: ‘Este é, verdadeiramente o Profeta que devia vir ao mundo’” (João 6.14).

O terceiro grupo de pessoas era constituído por aqueles que se aproximavam do Senhor apenas por causa de coisas materiais, ou simplesmente para encher a barriga. Não seriam estes adeptos da Teologia da Prosperidade? “Mestre, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu e lhes disse: “Na verdade, na verdade Eu digo a vocês: Vocês me buscam não por causa dos sinais que viram, mas porque vocês comeram do pão e ficaram satisfeitos.” (João 6: 25 e 26).
Mas, havia ainda outro grupo de seguidores que o seguiam, porém, seguiam-no, mas não acreditavam em suas palavras, em seu ensino: “Jesus disse: ‘eu sou o pão da vida; aquele que crê em mim não terá fome e quem crê em mim nunca terá sede. mas, eu já disse a vocês que vocês me viram e, contudo, não creem em mim.” (João 6.35-36).

Muitos desses grupos após receberem ou terem alcançado aquilo que desejavam, iam embora, voltavam para suas rotinas, para seus compromissos, e posso imaginar que passado algum tempo, já não mais se lembravam de Jesus, inclusive alguns dos discípulos o abandonaram. “Desde então, muitos dos seus discípulos tornaram para trás e já não andavam com ele.” (Jo 6: 66).

Certa vez, a caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galileia. Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele; ficaram a certa distância, e gritaram em alta voz: "Jesus, tem piedade de nós!" Ao vê-los, ele disse: "Vão mostrar-se aos sacerdotes". Enquanto eles iam, foram purificados. Apenas um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz, Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?"  Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou". Observe que apenas o que voltou, recebeu a cura mais especial, que foi a Salvação de sua alma. (Lucas 17: 11 a 19).

É preciso bem como é necessário que tenhamos conhecimento de Deus, e mais necessário ainda, que prossigamos, ou seja, continuemos em conhecê-lo.

Por que conhecê-lo mais? Porque quanto mais o conheço, mais passo a amá-lo, compreendo cada vez melhor o quanto ele me ama e o quanto cuida de mim;  Quanto mais o conheço mais “estável” fica minha vida, pois existe um alicerce seguro, porque eu sei que nunca estarei só.

O Apostolo Paulo, escrevendo aos Tessalonicenses ensina qual é a vontade de Deus: No mais, irmãos, aprendestes de nós a maneira como deveis proceder para agradar a Deus - e já o fazeis. Rogamos-vos, pois, e vos exortamos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais, pois conheceis que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus. Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; que cada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente, sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus; e que ninguém, nesta matéria, oprima nem defraude a seu irmão, porque o Senhor faz justiça de todas estas coisas, como já antes vo-lo temos dito e asseverado. Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Por conseguinte, desprezar estes preceitos é desprezar não a um homem, mas a Deus, que nos deu o seu Espírito Santo. (1 Tess 4:1-8)

Nada na vida do Apóstolo Paulo, nada era mais importante em sua vida do que conhecer a Deus. Observe o que ele escreveu aos Filipenses: O que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos. Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos! Não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante; prossigo para o alvo a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus (Fil. 3:7-14).

Amados! É preciso progredir, é preciso continuar conhecendo a Deus para que possamos agradar a Deus. Se você já teve uma experiência com Jesus, quanto você pode dizer que já o conhece? Quanto você já se dedicou em conhecer a Deus e a sua palavra? Quanto mais você o conhecer, mais firme você estará frente às tentações, mais firme você ficará frente ao pecado. Se você ainda não teve a sua experiência com Jesus, saiba que ele te ama e que morreu na cruz para lhe perdoar os pecados a fim de lhe oferecer a vida eterna que somente através dele o homem pode receber. Entregue sua vida, creia em sua palavra e prossiga em conhecê-lo, e então sua vida nunca mais será a mesma.

Fica na Paz.

Apóstolo João Marcos.

Fonte: Bíblia Sagrada; Estudos pesquisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário