quinta-feira, 3 de abril de 2014

FALAR DE CALVÁRIO.



Falar de CALVÁRIO. Desde há muito que os Pregadores não falam de Calvário. Mas porque falar de Calvário? Falar de Calvário fala de sofrimento; falar de Calvário não dá ibope; Calvário não lota Igrejas; falar de Calvário não rende ofertas e propósitos. O que LOTA IGREJA E RENDE MUITO DINHEIRO É: FALAR DE MILAGRES E PROSPERIDADE. Esquecem tais Pastores e Pregadores que Jesus nos mandou pregar EVANGELHO. FALEMOS ENTÃO DE CALVÁRIO.

Calvário (em aramaico Gólgota) é o nome dado à colina que na época de Cristo ficava fora da cidade de Jerusalém, onde Jesus foi crucificado. Calvaria em latim, Κρανι
ου Τοπος (Kraniou Topos) em grego e Gûlgaltâ em transliteração do aramaico. O termo significa “caveira”, referindo-se a uma colina ou platô que contém uma pilha de crânios ou a um acidente geográfico que se assemelha a um crânio.

O Novo Testamento descreve o Calvário como perto de Jerusalém (João 19:20), e fora das muralhas da cidade (Epístola aos Hebreus 13:12). Isso está de acordo com a tradição judia, em que Jesus foi também enterradosepultado perto do lugar de sua execução.

O Calvário é mencionado em todos os quatro evangelhos, quando relatam a crucificação de Jesus:
·        Evangelho de Mateus 27: 33... E eles chegaram a um lugar chamado Gólgota, que significa o Lugar da Caveira.
·        Evangelho de Marcos 15: 22... E eles levaram-no ao lugar chamado Gólgota, que é traduzido por Lugar da Caveira.
·        Evangelho de Lucas 23: 33... Então eles chegaram ao lugar chamado de Caveira.
·        Evangelho de João 19: 17... E carregando ele mesmo a sua cruz, saiu para o assim chamado Lugar da Caveira, que em hebraico se diz Gólgota. Lugar alternativo do Monte Gólgota, a leste de Jerusalém, próximo ao Jardim do Túmulo.

As horas mais solitárias que alguém já passou sobre a terra foram as horas do Calvário. Segundo a Escritura, Jesus foi crucificado à "hora terceira" (Mc 15.25) (às nove horas da manhã). E à "hora nona" (às três horas da tarde) Ele deu Seu grito alucinante: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni?... Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (v. 34). Isso significa, portanto, que Jesus Cristo, quando deu esse grito – já estava dependurado há seis horas na cruz em pavorosa solidão! Significa que durante seis horas inteiras Ele esteve sem o Pai, sim, até mesmo Deus O abandonou. Que nessas seis horas na cruz Ele esteve sem o Pai é provado pelo fato de Ele – que normalmente sempre falava do Pai quando se referia a Deus – ter clamado a Deus. E que Ele estava também sem Deus é mostrado por Suas palavras desesperadoras: “... por que me desamparaste?" Apesar de Ele clamar a Deus, Deus O havia abandonado!

Nesse sentido, as palavras do centurião romano contêm um simbolismo profundo e trágico: "O centurião que estava em frente dele, vendo que assim expirara, disse: Verdadeiramente este homem era Filho de Deus" (v. 39).

Jesus estava ali dependurado como homem, cuja aparência estava profundamente desfigurada, a quem todo o mundo desprezava, e virava o rosto. A respeito desse momento, o profeta Isaías já predisse à aproximadamente 700 anos antes de Cristo: "...o seu aspecto estava mui desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua aparência mais do que a dos outros filhos dos homens... Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso" (Is 52.14b; 53.3).

“Quando chegaram a lugar chamado Calvário (que quer dizer caveira), ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda.” Lucas 23:33

Parece que a multidão não estava muito preocupada com os outros dois criminosos. É certo, eles haviam cometido delitos e mereciam pagar o preço de suas faltas. As atenções, no entanto, estavam voltadas ao homem Jesus, na cruz do centro.

Vamos dar um nome à cada cruz:
·        A cruz central, chamaremos de Redenção; Jesus Cristo morria como oferta pelo pecado;
·        À da esquerda, Rejeição um outro ladrão morria; mas em seus pecados.
·        À da direita, Aceitação. Um ladrão morria para o pecado

Meditemos um pouco nessas três cruzes:
 - À esquerda de Jesus, na cruz que chamamos cruz da Rejeição, estão representados todos os que buscam alcançar sua salvação por esforços pessoais. Nela estão aqueles que como as autoridades dizem: “Salvou aos outros; que se salve a si mesmo se é, de fato, Cristo de Deus, o escolhido”. Lucas 23:35. Lá também estão outros, como o soldado, e dizem: “Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo.” Lucas 23:37.
Na cruz da Rejeição estão aqueles que como o ladrão dizem: “Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também.”  (Lucas 23:39)
Todos aqueles que buscam a salvação pelos seus próprios esforços, estão nesta cruz, a cruz da Rejeição. O mais triste: Tão perto de Jesus e da Salvação, mas ainda assim, totalmente perdido.

 - À direita de Jesus, na cruz que chamamos Cruz da Aceitação, do Reconhecimento. Um malfeitor, mas que ao ver Jesus, reconheceu ser Ele o “Filho de Deus”. Fez uma reflexão sobre sua vida de pecado e chegou à conclusão de que merecia a “pena capital”.
Este, impressionado com a postura, o equilíbrio e o controle de Jesus sentindo tanta dor, sofrimento e tortura, e, ao ver seu colega zombar dizendo: “Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também” (Lucas 23:39), não suportou o peso da consciência e disse: ”Nem ao menos temes a Deus estando sob igual sentença? Nós na verdade com justiça, porque recebemos o castigo que nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez.” Lucas 23:40, 41.
O ladrão da cruz da Aceitação aceitava e reconhecia a pena de seus crimes, mas não estava preparado para além da morte. Agora não mais temia os parentes, amigos, juízes nem a nação toda. Estava preso, crucificado, não podia fazer nada a não ser pensar e falar. Naquelas horas de sofrimento ele espontaneamente clamou: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.” (Lucas 23:42).
O ladrão, na cruz da Aceitação, não podia ir à sinagoga confessar seus pecados; não podia procurar aqueles de quem furtara para pedir perdão e devolver o furtado. Não podia ser batizado. Nada podia fazer senão exercer a fé, e fé em Deus. Isto ele fez, e graças a Deus, foi salvo, quando ouviu Jesus dizer: “Na verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso.” Lucas 23:43. E assim somente por crer, o ladrão convertido recebeu a certeza da vida eterna.

A CRUZ DO MEIO: Na cruz central, estava pregado Jesus Cristo. Com seus braços abertos, como que abraçava o mundo todo. Todos os pecadores, num gesto de convite, amor e salvação.  O homem, Jesus Cristo, morria para pagar o preço dos pecados de todos os homens. O pecado que trouxera a separação, ruína e morte. Jesus Cristo restabeleceu a ligação entre o céu e a terra, fazendo com que o homem e o seu Deus pudessem estar reconciliados e unidos de novo.

Cada um de nós é colocado hoje numa posição de escolha: ou aceitamos a salvação que nos é oferecida em Cristo ou rejeitamos este oferecimento. Tudo depende de nossa escolha; mas sobre nós repousam as consequências de vida eterna ou perdição.

VOLTEMOS PARA DEUS. Quem precisa se reconciliar com Deus?
·        O pecador que nunca se converteu a Cristo, e
·        O cristão desviado – aquele que começou a andar com Deus e desviou.

Ao Pecador Que Ainda Não Se converteu - Jesus enviou os apóstolos ao mundo para pregar a mensagem da reconciliação. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). A palavra que eles falaram e escreveram tinha um propósito fundamental: “Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:31). Para reconciliar-se com Deus, o pecador que ouve a mensagem de Cristo precisa reagir. É necessário
a)   Crer em Jesus. Ele “Porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24).
b)   Confessar a fé em Jesus. A fé verdadeira nos leva, naturalmente, à confissão aberta. Paulo escreveu: “Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Romanos 10:10). Jesus disse: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10:32-33).
c)   Arrepender-se dos pecados. Foi o pecado que nos afastou de Deus, e o arrependimento do pecado é uma das condições para nos reconciliar com o Senhor. Jesus disse: “Se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (Lucas 13:3,5). Pedro pregou a mesma mensagem ao povo de Jerusalém: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19).
d)   Ser batizado para remissão dos pecados. Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16). Pedro respondeu a pergunta dos judeus: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).

Ao Cristão que se Desviou - Uma boa parte do Novo Testamento foi escrita para ajudar os cristãos manterem-se no caminho do Senhor. Não devemos desviar, mas existe o perigo real de cair na tentação e se afastar novamente de Deus. No entanto, veja o que nos escreveu o Apóstolo João: (1 João 2:1-2)... Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

Você saiu dos Caminhos do Senhor? Faça como o Filho Pródigo: Tres atitudes:
1 - O filho reconheceu sua situação; não era necessário sofrer tanto. Ele se lembrou da bondade de seu pai: “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!” (Lucas 15:17); Decidiu agir em humildade Disse consigo: “Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores” (Lucas 15:18-19). “E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho” (Lucas 15:20-21). Que Deus nos ajude a escolhermos a Cristo hoje, e agora mesmo para podermos herdar a vida eterna.

Apóstolo João Marcos.

Fonte: Bíblia Sagrada e Estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário