quarta-feira, 2 de abril de 2014

DEUS ESTÁ FALANDO PARA O SEU PROPRIO POVO.



II Cron. 7: 14 e 15)... E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.  Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.

Observando essa leitura, (II Cron. 7: 1 a 15)... entendemos a preocupação de Deus com o seu povo. Não estamos falando aqui dos pecadores, mas do povo que se diz crente, frequentam as igrejas, louvam e adoram ao Senhor.
A Escritura diz que Salomão acabara de construir o templo, era momento de festa, de celebração e louvor a Deus. O povo estava feliz, o rei estava exultante. De noite o Senhor apareceu a Salomão e lhe fez promessas condicionais.
Se você ler o texto bíblico vai perceber que Deus estava desejoso em abençoar seu povo. O Senhor almejava derramar bênçãos sem medidas no arraial do Seu povo. Disse Deus: “Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos a oração que se fizer neste lugar”. A casa de Deus é lugar de bênção! A Igreja do Senhor é lugar de comunhão, de alegria e visitação extraordinária do Espírito Santo. A Igreja é lugar terapêutico, como canta o poeta: “Os feridos de alma são curados, os cativos e oprimidos livres são, os enfermos e doentes são sarados, pois, o Espírito de Deus está aqui”.  Mas para Deus continuar abençoando o seu povo de forma maravilhosa e abundante era necessário que povo cumprisse sua parte no pacto, na aliança.

Observe que Deus faz três recomendações:

Primeira recomendação: Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar. Quando você estuda a história de Israel, percebe que aquele povo não se humilhou era um povo obstinado, orgulhoso, soberbo e presunçoso.  Precisamos nos humilhar diante do Senhor se queremos as suas bênçãos, pois, a Palavra de Deus recomenda: “Humilhai-vos diante da onipotente mão de Deus e no devido tempo, Ele vos exaltará”.  
      
Infelizmente temos muitos cristãos soberbos e orgulhosos.
Conhece a estória do galo? Todos os dias ele cantava e o sol nascia. Ele achava que o sol só nascia porque ele cantava. Um dia ele dormiu demais e quando acordou o sol já estava brilhando. O galo morreu de desgosto porque descobriu que o sol nascia independente dele cantar.   Humildade meu irmão! O sol não nasce só pra você; (Mt. 5:45-46). Jesus disse: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração..”

Segunda Recomendação: Se o meu povo que se chama pelo meu nome buscar a minha face através da oração. Israel não perseverou em buscar a face do Senhor, foram idolatras, praticaram a feitiçaria e por causa da perversão daquele povo, aquela casa virou provérbios. Precisamos buscar a face do Senhor através da oração, porque sem oração somos semelhantes aos espias que foram olhar a terra, eram príncipes, representantes do povo de Deus, mas ao invés de olhar para as promessas do Senhor Jeová, eles olharam para os gigantes da terra e então veio a derrota.

Sem oração somos semelhantes aos filhos do sacerdote Eli, eles tinham a arca da aliança símbolo da presença de Deus, mas eles não tinham a presença do Senhor porque não buscavam a face de Deus.

Sem oração somos semelhantes ao servo do profeta Eliseu, ele tinha o cajado profético, mas não tinha a unção do profeta.

Terceira Recomendação: Se o meu povo que se chama pelo meu nome se converter dos seus maus caminhos. Israel não se converteu, eles estavam divorciados de Deus e por causa da depravação daquela nação veio o cativeiro. (Êxodo12.40-41... Ora, o tempo que os filhos de Israel moraram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. E aconteceu que, ao fim de quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito.

Precisamos de conversão e não estou falando da conversão ao Senhor Jesus, essa é única e exclusiva. Precisamos converter os nossos pensamentos, precisamos converter a língua, o temperamento e os sentimentos. Existem muitas coisas em nossa vida que precisam de mudança. Que o Espírito santo converta os nossos corações e que possamos clamar como o profeta Jeremias em suas lamentações: (Lamentações 5:19-21)... Tu, Senhor, permaneces eternamente, e o teu trono subsiste de geração em geração. Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo? Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes. Acheguemo-nos a Ele: O apóstolo Tiago alertou (Tiago 4:8)... Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.

Precisamos ter o real Conhecimento de Deus, de que Ele é amor, mas também é Justiça e Juízo. Oseias profetizou a voz de Deus: (Oséas 4:6) O Meu povo é destruído por falta de conhecimento. Encontramos Deus falando através de Isaías: (Isaías 1:2-3)... Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.
O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.

Observe que Deus não está falando de povo estranho; Deus está pronunciando... “O meu povo”. O seu povo o adorava, mas sem conhecimento, adoravam de qualquer forma e isso aborrecia a Deus. Veja o que escreveu o Profeta Isaias. (Is 1:10-16)... Ouvi a palavra do SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? Diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene. As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.

Tudo parecia estar bem nos cultos do povo de Israel. No templo não faltavam os sacrifícios de carneiros, novilhos, cordeiros e bodes. Os israelitas compareciam as reuniões no templo e, além do que vimos acima, as ofertas e incensos eram oferecidos pelos judeus. As festas da Lua nova, prescritas pelo Senhor, e as reuniões solenes eram rigorosamente observadas.

O coro de levitas era bem ensaiado e os cânticos eram bonitos, os cantores tinham lindas vozes e as orações eram bem elaboradas, mas era tudo da boca pra fora. Deus diz que estava faltando coração. Humanamente falando tudo parecia estar bem, pois eles estavam cumprindo com suas obrigações religiosas. Era tudo aparência! Puro e simples ritualismo sem nenhum conteúdo espiritual. O Senhor não era o motivo central daqueles ajuntamentos, das reuniões do sábado, das ofertas, dos sacrifícios etc. Em (Isaías 29: 13), Deus reclama: “... Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; Deus diz: "não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene". Será que Deus está recebendo esses Shows gospel, funk gospel, balada gospel, rock gospel, onde as pessoas vão por causa do artista e não para adorar a Deus? Com certeza não meu amado. Deus rejeitou esse tipo de adoração do povo de Israel. Veja o que falou Jesus! (João 4:23 e 24)... Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Aproximemo-nos de Deus com um coração sincero, adorando a ele em espírito e em verdade; Peçamos ao Senhor a unção do Espírito Santo. Que Ele derrame novamente Sua unção; que sejamos inundados pelo Espírito Santo de Deus. O dia de pedir é hoje, amanhã e todos os dias: porção dobrada da unção do Espírito Santo. Assim, voltaremos às primeiras obras: à oração pessoal. Ao estudo da Palavra,  o que o Senhor quer de nós é que tenhamos o fruto do espírito: Gal. 5:22...  Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, a caridade, perdão. É isso que o Senhor quer para nós.

A terrível verdade é que nos orgulhamos até mesmo de nossa fé. Uns dizem: "Sou batizado no Espírito, oro, conheço a Palavra, sou dirigente, já fui a congressos fora do país...". É o mesmo que dizer: "Sou rico, enriqueci-me, de nada mais preciso". E o Senhor nos diz: "Não sabes que tu és miserável, pobre, cego e nu". Veja como o Senhor aconselha a Igreja de Laodicéia... "Aconselho-te a comprar de mim ouro purificado no fogo para te enriqueceres, e vestes brancas para te cobrires, a fim de que não apareça a vergonha de tua nudez, e um colírio para ungires teus olhos e recuperares a visão. Quanto a mim, repreendo e corrijo aos quem amo. Sê, pois, fervoroso e arrepende-te! Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo" (Apoc. 3:18-20).

Jesus está batendo forte à porta. É preciso abri-la. Se a abrirmos, Ele entrará e ceiará conosco. "Ao vencedor, concederei sentar-se comigo no meu trono, como eu também alcancei a vitória e fui sentar-me com eu Pai em seu trono. O que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas" (Ap. 3,21-22).

Essa palavra é para o povo de Deus.


Apóstolo JOÃO MARCOS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário