quarta-feira, 16 de abril de 2014

CONHECENDO A PALAVRA DE DEUS


CULTO NO AR. Estamos através da Radio Forte FM - 99.9, Quartas e Quintas, das 20 às 22horas, transmitindo a Palavra de Deus. Igreja Assembleia o Caminho. Direção Deus e Apresentação da Pastora Elenice Ferreira e o Apóstolo João Marcos.

Tema: CONHECENDO A PALAVRA DE DEUS

Desde o Principio, Deus manda que seus profetas e testemunhas preguem o evangelho da salvação. Quando Deus esteve com o Profeta Habacuque, dando-lhes a conhecer a profecia, disse:
(Habacuque 2:1-3)... Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for arguido. Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível l sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.

Quando o salmista Davi orava para que Deus o livrasse dos males, ele fez notório a Deus: (Sl 40: 8,9,10)... Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes. Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.

Um dia Deus disse a Ezequiel... Come o rolo/Livro/Bíblia... (Ezequiel 3:1-3)... Depois me disse: Filho do homem come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel. Então abri a minha boca, e me deu a comer o rolo. E disse-me: Filho do homem! dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel. Rolo é a própria Bíblia.

“Bíblia é um termo com origem no Grego “biblion” cujo significado é “rolo” ou livro”. A Bíblia é um conjunto de textos escritos através da inspiração divina e que contém as doutrinas que orientam o comportamento dos cristãos. No sentido figurado, o termo é também usado para designar um livro de extrema importância e que contém todas as informações relevantes em determinada área. A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido de todos os tempos. Foi escrita originalmente nos idiomas aramaico, hebraico e grego, e traduzida em mais de 2000 línguas.

PORQUE DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA.
O apóstolo Paulo nos mostra porque devemos estudar a Palavra de Deus: (II Timóteo 3: 16)... "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça";

O estudo bíblico sempre será algo que determinará nossa conduta no relacionamento com Deus, não só em conhecê-lo, mas também para preservarmos nossa salvação nestes últimos dias, visto que muitas heresias têm surgido mesmo no meio evangélico, enganando até aos que servem a Deus, mas que não desfrutam de um conhecimento bíblico maior.
Creio que a maior prioridade na vida de um cristão, quando o assunto é espiritualidade, deve ser o estudo das Escrituras Sagradas, isso é um mandamento, uma exigência de Deus para que seu povo estude, guarde e pratique a Palavra dEle. "E peço isto: que o vosso amor aumente mais e mais em ciência e em todo o conhecimento" (Fl 1:9). "Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que teu aproveitamento seja manifesto a todos" (1 Tm 4:15).

Recomendações:
• (Salmos 1:2)... "Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite".
• (Josué 1:8)... "Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido".
• (1 Pe.3.15). Antes santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês.
• Apocalipse- 1: 3- “Bem-aventurado aquele que “lê”, e os que “ouvem” as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”.

Jesus nunca nos mandou que apenas lêssemos a Bíblia, mas Ele foi enfático quando disse: "Examinai as Escrituras, pois nelas tereis a vida eterna..." (João 5.39). Isso foi uma ordem dada por Jesus e tal ordem deve ser cumprida criteriosamente para nosso próprio bem. O estudo das Escrituras Sagradas aprofunda nosso conhecimento bíblico. Um dos princípios da hermenêutica – a ciência da interpretação bíblica – nos diz que a Bíblia explica melhor a Bíblia. Precisamos em nossa vida, dar ênfase ao conhecimento da Palavra de Deus, e crer que o Espírito Santo nos capacitará em Cristo Jesus, que é a luz da “Palavra” desta profecia. Pois sem Eles nós não poderemos ser “vencedores”.

Razões para estudar a Palavra de Deus.
• A Palavra é chamada de Santas Escrituras: “O qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras”. (Rm 1.2).
• A Bíblia também é chamada de palavras de vida: “Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais; o qual recebeu as palavras de vida para nos dar”. (At 7.38).
• É também denominada palavra de Deus: “E provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro”. (Hb 6.5).
• Por fim, também é chamada de espada do Espírito: “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. (Ef 6.17).
• A Palavra de Deus nos ensina a lutar contra o mal, contra o pecado, porque é o pecado que nos afasta da benção de Deus. (Hebreus 4: 12)... Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
• A Palavra de Deus nos dar autoridade pela fé, no Nome de Jesus em toda sua obra de cura e libertação. Jesus confirmou a autoridade da Bíblia. Ele confirmou a inspiração do Antigo Testamento. Muitas vezes, ao referir-se às Escrituras, disse: "não lestes?" ou "está escrito". Ele disse que a Escritura não podia falhar (João 10: 35), e nem mesmo um i ou um til jamais passaria da lei até que tudo se cumprisse (Mateus 5:18).
• A Palavra de Deus traz liberdade ao homem. (João- 8: 32) - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
• A Palavra de Deus atrai bênçãos. (Deuteronômio- 28:2)... E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz (a Palavra) do SENHOR teu Deus; (ouvir, crer e praticar).
• A Palavra de Deus traz alegria. (Jeremias 15: 16)... Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos.
• A Palavra de Deus é doce. (Salmos 119:103)... Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.

O Ap. Paulo encarava a pregação do evangelho como uma obrigação...
(1 Coríntios 9:16-17)... Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.

Assim amados, obedeçamos ao Ide imperativo de Jesus, Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mat. 28:19). "Ide a todo mundo e pregai o Evangelho a todo criatura" (Mc 16,15). Preguemos este evangelho... (2 Timóteo 4:1-5)... Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Apóstolo João Marcos.

— com João Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário