segunda-feira, 5 de outubro de 2015

...AMANHÃ PODE SER MUITO TARDE

... FAZER TUDO QUE VIER ÀS NOSSAS MÃOS, HOJE.
Gosto muito de estando em um Culto de Adoração a Deus, observar versículos lidos e muitas vezes oferecidos a conjuntos aniversariantes e irmãos de um modo geral. Já por mais de uma vez, e ontem em um culto de aniversário de um conjunto na cidade de Campina Grande na Paraíba, vi minha irmã a adoradora, EUNICE FERREIRA, oferecer como prêmio, (Ecle. 9:10ª). Quando observei a parte final do versículo, vi a seguinte expressão: ... “pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria”.
Refleti que às vezes nos sentimos injustiçados, por mais que nos dedicamos a companheiros, filhos, família, amigos, Emprego, etc., e etc., e assim, temos sempre a impressão que nunca é o suficiente; sempre somos exigidos mais, e mais. A realidade é: é impossível mesmo agradar a todos que nos rodeiam, e isso pode gerar frustrações, desilusões e desanimo. Todavia Deus nos aconselha, através do sábio Salomão a fazer tudo que vier em nossas mãos para fazer, mas fazer com todas as nossas forças, enquanto estamos aqui nesta vida,  com toda nossa força e de coração , ou seja: com amor. No entanto, com um só propósito: “AGRADAR A DEUS”.  
Importante porem não é saber o que fazer, mas qual é o nosso foco; para quem fazer, ou a quem queremos agradar. A nós mesmos? Ao nosso ventre e nossos próprios conceitos? Aos homens, em busca de reconhecimento? Jesus pregava uma contra cultura e não estava nem um pouco conformado com a situação social e econômica de seu tempo, diferentemente de nós que não só estamos conformados como aplaudimos essa cultura consumista e exploradora que existe por aí. Ah, e reproduzimos isso muito bem em nossos templos e com nossa vida, infelizmente. Somos idólatras e nem ao menos percebemos, ou se percebemos, preferimos fechar os olhos pra isso, por que assim é mais confortável. Adoramos ao Cristo ao mesmo tempo em que adoramos ao deus Mamom, ou “deus dinheiro” pra ficar mais claro. E olha que nem é preciso ser rico pra adorá-lo, basta simplesmente seguir sua trilha.
Pergunta final: Estamos agradando a Deus com nossas atitudes ou ações? Veja o que está escrito n livro de Atos dos Apóstolos: “MAIS IMPORTA AGRADAR A DEUS DO QUE AOS HOMENS.” (ATOS 5.29).
Mais importante agora é saber quando estamos agradando a Deus.
I - Estamos orando corretamente?
II - Estamos pedindo algo para a edificação de nossa vida ou apenas para nosso próprio deleite?
III - Estamos adorando na forma como Deus quer que o adoremos?
IV – Estamos sendo misericordiosos ou estamos simplesmente sacrificando a Deus?

Vejamos algumas regras práticas que Deus exige de nós, e que estão contidas na Bíblia:
** (Mateus 6:6)... Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
** (Tiago 4:1-3)... De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
** (João 4:21-24)... Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
** (Mateus 9: 12, 13)... Mas Jesus, ouvindo, responde: “Os sãos não necessitam de médico, mas sim, os doentes. Portanto, ide aprender o que significa isto: ‘Misericórdia quero, e não sacrifícios’. Pois não vim resgatar justos e sim pecadores’”.

Visto estas verdades bíblicas de o que e como fazer, vamos observar o tempo de fazer: É HOJE. Porque não sabemos quanto tempo de vida aqui temos: a vida é breve e passageira e logo voamos.

Na Bíblia estão escritas muitas advertências a respeito da brevidade da vida. É por isto que HOJE é o dia para os descrentes serem salvos e o dia para os crentes servirem ao Senhor. "Amanhã é o dia quando os preguiçosos trabalharão e os tolos se arrependerão. Amanhã é o hoje de Satanás, e ele não dá à mínima importância as boas resoluções que você tome se apenas você se determine a deixá-las para amanhã."

Está escrito:
I - “Porque somos estranhos diante de ti e peregrinos como todos os nossos pais; como a SOMBRA são os nossos dias sobre a terra, e não há outra esperança.” (1Cr 29:15);
II - “Os meus dias são mais velozes do que a LANÇADEIRA DO TECELÃO e perecem sem esperança. Lembra-te de que a minha vida é como o VENTO; os meus olhos não tornarão a ver o bem. Os olhos dos que agora me vêem não me verão mais; os teus olhos estarão sobre mim, mas não serei mais. Tal como a NUVEM se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.” (Jó 7:6-9)
III - “Porque nós somos de ontem e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a SOMBRA.” (Jó 8:9)
IV - “E os meus dias são mais velozes do que um CORREDOR; fugiram e nunca viram o bem. Passam como NAVIOS VELOZES, como ÁGUIA que se lança à comida.” (Jó 9:25-26)
V - “Sai como a FLOR e se seca; foge também como a SOMBRA e não permanece.” (Jó 14:2)
VI - “Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um CONTO LIGEIRO.” (Sl 90:9)
VII - “Porque o homem, são seus dias como a ERVA; como a flor do campo, assim floresce; pois, passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não conhece mais.” (Sl 103:15-16)
VIII - “O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a SOMBRA que passa.” (Sl 144:4)
IX - “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um VAPOR que aparece por um pouco e depois se desvanece.” (Tg 4:14)
X - (Hebreus 3:7-13)... Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. Vede irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
XI - (Eclesiastes 9:10-11)... Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos. Que também o homem não sabe o seu tempo;

Cuidado amados! Na sepultura para onde iremos nada nos servirá como os títulos de Apóstolo, Pastor, Presidente, Doutor, Cantor, Pregador, Fortuna. “não ajunteis tesouros na terra, ajuntai tesouros no céu” (Mt. 6, 19-23). Sejamos sábios, acumulemos tesouros no céu. Vivamos os valores do Reino: fidelidade, justiça, misericórdia, verdade. Não deixemos o ladrão (nosso adversário) nos roube a fé nosso maior tesouro; não permitamos que as traças (cobiça, ganância) nos tirem de Deus. Juntemos tesouros no céu.

Obrigado minha irmã Eunice, pelo motivo para reflexão.


PASTOR JOÃO MARCOS FERREIRA – JPA. 06/10/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário