sábado, 24 de outubro de 2015

ESCOLHEMOS OU FOMOS ESCOLHIDOS?

DEUS NÃO TEM COMPROMISSO COM QUANTIDADE, E SIM COM QUEM ESCOLHEU.

Ele disse a Moisés: (Êxodo 33:19)... E Deus respondeu: "Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".
Paulo repete essa afirmação de Deus, quando narra a historia do nascimento de Esaú e Jacó. (Rom. 9:9-15)... Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho. E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, “segundo a eleição”, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
Paulo faz uma pergunta, que Ele mesmo responde: Que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: “Compadecer-me-ei de quem me compadecer”, e “terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia”. Ou seja: a misericórdia é minha; a compaixão é minha e terei de quem Eu quiser. Assim amados Deus escolhe quem Ele quer. Observe comprovação Bíblica:
- (Deut. 12:1; 14:2)... Estes são os estatutos e os juízos que tereis cuidado em cumprir na terra que vos deu o SENHOR Deus de vossos pais, para a possuir todos os dias que viverdes sobre a terra... Pois vocês são povo consagrado ao Senhor, o seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, “o Senhor os escolheu” para serem o seu tesouro pessoal.
- Disse a maior autoridade no céu e na terra DEUS disse a Jeremias:
(Jeremias 1:5)... "Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi”; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações.

- Disse a segunda maior autoridade, a saber, JESUS:
a)- (João 15:16)... Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, “Eu vos escolhi a vós” e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós. b)- (João 6:44)... Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair; e Eu o ressuscitarei no último dia
- Paulo escrevendo aos de Éfesos: (Efésios 1:3-4)... Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus “nos escolheu nele antes da criação do mundo”, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
- Paulo afirma aos irmãos de Roma: (Rom. 8:28-39)... E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque “os que dantes conheceu” também os “predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho”, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que “predestinou a estes também chamou”; e “aos que chamou a estes também justificou”; e “aos que justificou a estes também glorificou”. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os “escolhidos de Deus”? É Deus quem os justifica.
Para facilitar o Verbo “Escolher” significa: Selecionar para um fim ou um momento especial. Verbo: 1. Transitivo direto: manifestar preferência por (alguém ou algo). 2. Transitivo indireto e bitransitivo: fazer opção entre (duas ou mais pessoas ou coisas). "e. entre duas alternativas".
Então vejamos: Somos nós que escolhemos ser salvos ou é Deus, em Sua soberania, que escolhe quem Ele quer? Será que todos têm oportunidade de salvação? A princípio talvez sua resposta seja: "somos nós que escolhemos afinal todos tem oportunidade". Mas será que é isso mesmo que a Bíblia ensina? Vamos analisar os textos bíblicos e depois você poderá responder com mais precisão.
Perguntas interessantes que tem passado na cabeça de muitos teólogos.
I - A Bíblia não diz que Deus amou o mundo? Verdade. (João 3:16 RA) “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
II - E amar o mundo não significa escolher todas as pessoas do mundo? Não! Veja o que Jesus falou sobre seus discípulos: (João 15:19 NTLH)... “Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria por vocês serem dele. Mas eu os escolhi entre as pessoas do mundo, e vocês não são mais dele. Por isso o mundo odeia vocês.”
III - Então não somos nós que escolhemos a Deus? É Ele que nos escolhe? Exatamente. Assim disse Jesus. (João 15:16a NTLH) “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca.”
IV - Quando Ele nos escolheu? Antes da criação do mundo. Veja o que Paulo diz aos Éfesos: (Efésios 1:4 NTLH)... "Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa..."
Mesmo sendo Deus que nos escolheu, será que Ele não nos escolheu por que sabia das nossas obras futuras? Veja o que Paulo diz em sua segunda carta a Timóteo (2 Tim. 1:9)... "Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo”. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. “Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo."
Assim, quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Quando Paulo fala em predestinação, traz certo desconforto para alguns ensinadores. Acontece que na realidade, não sabem o seu real significado. Vejamos: Predestinação: destinar com antecipação, ou escolher (alguém) para certo destino; As palavras traduzidas como “predestinou” / “predestinados” nas Escrituras citadas acima vêm da palavra grega “priorizo”, que carrega o significado de “anteriormente determinado”, “predestinar”, “decidir de antemão”. Então, predestinação é Deus determinando antes, o acontecimento de certas coisas. E o que Deus determinou antes que acontecesse? De acordo com (Rom. 8:29-30), Deus pré-determinou que certas pessoas estariam em conformidade com a imagem de Seu filho, sendo chamadas, justificadas e glorificadas. Essencialmente, Deus predetermina que certas pessoas sejam salvas. Várias Escrituras se referem aos crentes em Cristo como sendo escolhidos (Mat.24: 22,31); (Mar.13:20,27); (Rom.8: 33; 9:11; 11: 5-7,28); (Ef. 1: 11); (Col. 3: 12); (I Tess. 1: 4); (I Tim.5:21); (II Tim. 2:10); (Tito 1:1); (I Ped. 1:1-2; 2:9); (II Ped. 1:10). Predestinação é a doutrina bíblica de que Deus, em sua soberania, escolhe certas pessoas para serem salvas.
A objeção mais comum à doutrina da predestinação é que ela não é justa. Por que Deus escolheria certas pessoas e não outras? O que é importante lembrar é que ninguém merece ser salvo. Todos nós pecamos (Rom. 3:23) e todos merecemos punição eterna (Rom. 6:23). Como resultado, Deus seria perfeitamente justo em permitir que todos nós passássemos a eternidade no inferno. Entretanto, Deus escolhe salvar alguns de nós. Ele não está sendo injusto com aqueles que não forem escolhidos porque eles estão recebendo aquilo que merecem. Ao escolher ter compaixão por alguns, Deus não está sendo injusto com os outros. Ninguém merece nada de Deus: por isto, ninguém pode protestar se não receber nada de Deus. Uma ilustração seria Deus ensinou através de uma parábola: os Talentos. Aquele homem mediu a capacidade de cada servo e deu: 05 pra um, 02 pra outro e apenas 01 ao ultimo. Ele fez discriminação? Não. Ele fez acepção de pessoas? Não. Ele simplesmente como dono dos talentos resolveu distribuir da forma que lhe pareceu melhor e observando a capacidade de cada um. (Mat. 25:14-30). Os talentos era dele e ele os distribuiu da forma como lhe aprouve. Foi injusto? Claro que Não.
- Pedro também em revelação de Deus escreve: (I Pedro 2:9)... Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Se Deus escolhe quem é salvo, isto não enfraquece nosso livre arbítrio para escolher e crer em Cristo? A Bíblia diz que devemos escolher: tudo o que temos a fazer é crer no Senhor Jesus Cristo e seremos salvos (João 3:16; Rom. 10:9-10). A Bíblia nunca descreve a Deus rejeitando quem Nele crê ou mandando de volta alguém que O busque (Deut. 4:29). De algum jeito, no mistério de Deus, a predestinação trabalha de mãos dadas com a pessoa sendo atraída por Deus (João 6:44) e crendo na salvação (Rom. 1:16). Deus predestina quem será salvo, e devemos escolher a Cristo para sermos salvos. Os dois fatos são igualmente verdadeiros. (Rom. 11:33) proclama: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”
Observe a questão da quantidade SALVA, quando da Destruição de:
a) Sodoma e Gomorra escaparam apenas TRÊS (03); Ló e suas duas filhas, pois sua mulher olhou para traz e ficou como uma estátua de sal. O restante das cidades, todos morreram inocentes e não inocentes;
b) Da destruição com o Dilúvio, escaparam OITO (08). Noé, sua esposa, seus três filhos e suas três noras. O restante do povo, todos foram mortos pelo dilúvio, tanto inocentes quanto não inocentes.
c) Na destruição dos Midianitas, Amalequitas e Filhos do Oriente, Com Gideão estavam arregimentados 32.000 homens, Deus escolheu apenas as pessoas certas, TREZENTOS - 300 corajosos, 300 valentes; homens totalmente dependentes de Deus pronto para vivenciar o maior milagre de suas vidas (pouco mais de 1%), (Juízes 7). Mandou que todo o restante; 31.700 voltassem. “Deus não quer medroso, covarde ou negligente na sua obra – voltem todos”.
Judas: Traição ou predestinação? Essa pergunta tem confrontado muita gente. Em que acreditar? Ele foi escolhido pra trair? Vamos ao que Jesus falou quando orou ao Pai. (João 17: 12)...  Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão “o filho da perdição”, para que a Escritura se cumprisse. Jesus falou claro.
A Bíblia nos diz que há pessoas que não têm seus nomes inscritos no livro da vida. São os filhos da perdição, aqueles que não foram escolhidos e nem chamados para o reino de Deus, para a salvação. Eles foram gerados pela semente do mal e seu destino é a perdição.
I)- Nem todos foram predestinados para a salvação; alguns são destinados para a perdição.
         a) O trigo ficará no celeiro, mas a palha será queimada. – (Mat. 13:29,30)... Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colha primeiro o joio, e atai-o em molhos para queimá-lo; mas, o trigo ajunte-o no meu celeiro. (Joio nunca se transformará em trigo – joio é joio).
         b) Vasos de ira, preparados para a destruição. – (Rom. 9:22-24)... E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
         c) A fé não é de todos. – (II Tess. 3: 2,3)... E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno;
         d) Sendo desobedientes, para o que também foram postos. (I Pedro 2:8)... E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.
         e) Nascidos para a destruição. – (II Pedro 2:12-14)... Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feita para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, recebendo a paga da sua injustiça; pois que tais homens têm prazer em deleites à luz do dia; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em suas dissimulações, quando se banqueteiam convosco; tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição;
         f) Saíram do nosso meio porque não eram dos nossos. – (1 João 2:17-19)... E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
         g) Homens ímpios destinados para condenação. – (Judas 1:4)... Pois certos homens, “cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo”, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor. CUIDADO AMADOS...

Reflita:
- Disse Jesus: Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. (João 6:37,38).
- Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai. (João 6:43-46).
- Disse ainda Jesus: Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um. (João 10:26-30)

Esse assunto é bastante polêmico, mas nada citamos que não estejam contidas nas Sagradas Escrituras. Entretanto, todos têm absoluto direito de crer ou deixar de crer. “Afinal: Nem Todos Crerão”, Mesmo tendo testemunhado Seus milagres e ouvido Seu ensino, eles se recusaram, a depositar sua Fé em JESUS como o Filho de DEUS. “PORQUE NEM MESMO SEUS IRMÃOS CRIAM NELE”. (João 7:5)
   


Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA -  JPa.24/10/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário