segunda-feira, 5 de outubro de 2015

FILHOS! CUIDADO.

OBEDIÊNCIA - O CAMINHO DA HONRA!
(Obs. “Tudo que aqui está escrito, escrito está na Bíblia, a sacrossanta Palavra de Deus”. Confira).

Obediência traz consigo muitas outras bênçãos, pois submissão aos pais é submissão a Deus, quem mandou aos filhos obedecerem aos pais. Quando uma criança aprende submissão (e tem que ser aprendida, o mais cedo possível – (Prov. 22:15) ela aprende submeter-se a uma vontade mais alta que a sua. Sabendo submeter-se a uma autoridade mais alta pode treinar o filho pequeno a responder até ao chamado de Deus à salvação pois salvação é uma resposta em obediência a chamado de Deus pela Palavra dEle (Prov. 23:13,14); Veja o exemplo de Noé – (Gên. 7:1-7). O filho que sabe submeter-se aos pais sabe obedecer os mandamentos de Deus “não de uma força externa mas de uma consciência e impulso interno” (The Christian Family, p. 62).

I. Os Filhos e os Velhos
O mandamento de (Êx. 20:12)... “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá”, e repetidos em (Deut. 5:16) e (Ef. 6:2), é o “único mandamento de Deus que traz promessas”, e não são só para a criança enquanto esteja no lar mas estão em efeito enquanto ela tenha pais., por isso que Paulo admoesta que “os filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.” (I Tim 5:4). Isto relata que os filhos têm uma obrigação para com os pais e até com avós (I Tim 5:8)... Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é “pior do que o infiel”.

Os Filhos e a morte prematura
Mesmo que a Bíblia nos diz que “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos” (Salmos 90:10) a Bíblia também nos ensina que o Senhor pode dar e também pode tomar (Jó 1:21). Há os casos na Bíblia que os filhos pequenos dos filhos de Israel eram mortos várias vezes (Faraó mandou isso em (Êx 1:22) e Herodes mandou isso em (Mat. 2:16). Mesmo que o desejo é de viver, às vezes o desejo não é realizado. Não há garantia do dia de amanhã pois a nossa vida, de qualquer numero de anos, “é um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece” (Tiago 4:14).

Filhos e os Pais
Que filhos necessitam de pais é evidente pela criação de Deus. Só os filhos de seres humanos têm longo período de amadurecimento. Durante este tempo é necessário o cuidado, correção, exemplo e amor dos pais. Não sejam enganados, filhos, vocês precisam de pais, e pais que usam a autoridade para marcar os limites. “Filhos não nasceriam se não houvesse seus Pais”.

Observe uma pequena amostra de versículos, que filhos sempre precisam de pais.
- Filhos que se acham autossuficientes e não aceitam a correção... (Prov. 22:15) “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.”
- Filhos que se entregam a seus próprios desígnios... (Prov. 29:15)“... a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.”
- Filhos que nunca crescem... (I Cor 13:11)“ Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”
- Filhos que não tem firmeza na fé... (Efésios 4:14)... “para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina”;
- (Provérbios 19:13)... O filho insensato é uma desgraça para o pai, e um gotejar contínuo as contendas da mulher. Absalão, Filho do Rei Davi, sua existência foi marcada por inúmeros pecados. Absalão se tornou a desgraça do pai. (Davi foge de seu filho – II Sam. 15:13-31). Recompensa: Absalão foi morto (2 Samuel 18:14,15).
Jesus, um exemplo a seguir. Foi submisso em tudo a seu pai. Ainda que Ele fosse a Divindade em carne, ele seguia o plano de Deus para a família (Lucas 2:51). Deus estabeleceu seu plano para nossas famílias porque ele deseja nossa felicidade e sabe que tipo de relações são mais satisfatórias e mais recompensadoras para nós. Quando a vontade de Deus é negligenciada, resultam a aflição e a miséria. É verdade geral que os filhos que obedecem e honram seus pais vivem mais, têm vidas mais felizes e mais importantes, estão agradando a Deus! JESUS obedecia em tudo a seu Pai, e assim ensinou: (João 14:20)... E naquele dia, entendereis que Eu estou no meu Pai, e vós, em mim, e Eu, em vós. “Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele". Disse ainda Jesus: (João 6:38)... Pois Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. “Belo exemplo”.

Filhos! Honrai vossos pais!
Muitos países têm certas medalhas de honra para conferir àqueles cidadãos ou soldados que tenham desempenhado algum serviço meritório em favor de seu país. Os pais são pessoas que oferecem serviço especial dia após dia, tomando decisões e fazendo sacrifícios no melhor interesse de seus filhos. Muitos pais prefeririam a honra e o respeito de seus filhos a qualquer medalha de honra. As Escrituras, de fato, ordenam aos filhos que honrem seus pais. O apóstolo Paulo escreveu: "Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Efésios 6:2-3).

Qual é a diferença entre obedecer e honrar nossos pais? O que está envolvido com honrar pai e mãe? Honrar, como a palavra grega sugere, significa valorizar ou considerar altamente, ter em grande estima. Um filho pode submeter-se à vontade de seus pais sem tê-los em alta consideração. Seu motivo para submissão pode ser egoísta por natureza. As Escrituras revelam-nos que a obediência do filho deverá originar-se da alta estima que ele tenha por seus pais. Pais nem sempre agem de tal modo que encorajem o respeito de seus filhos, mas os filhos deverão estimar seus pais altamente... Por causa dos mandamentos de Deus a este respeito.

Certamente honrar pai e mãe incluirá obediência, mas esta responsabilidade acarreta muito mais. Os filhos deverão dirigir-se a seus pais com respeito, sem grosseria, sarcasmo ou ridículo. Os filhos demonstram respeito por seus pais ouvindo o que eles têm a dizer. O escritor de Provérbios aconselhou: "Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe quando vier a envelhecer" (23:22). Os filhos honram a seus pais ajudando-os naquelas tarefas do lar que têm que ser feitas diariamente.

Jesus ensinou que honrar os pais envolvia apoio financeiro em casos de necessidade. Os fariseus criticaram os discípulos de Jesus porque eles não lavavam as suas mãos antes de comer, como exigia a tradição dos antigos. Jesus respondeu observando que os fariseus, eles próprios, invalidavam os mandamentos de Deus de modo a manter suas próprias tradições (Marcos 7:1-8). Com exemplo de sua prática, Jesus citou da Lei de Moisés o mandamento para honrar pai e mãe. Ele observou que os fariseus tinham concebido a tradição pela qual invalidavam este mandamento. Os fariseus ensinavam que um homem poderia declarar como "Corbã" parte dos seus bens com os quais deveriam ajudar seus pais. "Corbã" significava que aqueles bens estavam dedicados ao Senhor e, assim, "santificados," não podiam ser usados para sustentar seus pais. A pior parte desta tradição era que o homem que assim declarasse seus bens como "Corbã" poderia ficar com estes bens e usá-los para si! É fácil de ver que o ponto desta tradição era simplesmente evitar a responsabilidade de uma pessoa para com pai e mãe. A reprovação de Jesus ilustra claramente que a responsabilidade por honrar pai e mãe também incluía assistência financeira quando necessitada.

Escrevendo a Timóteo, Paulo também ressaltou a responsabilidade dos filhos em cuidar de seus pais idosos. Falando de a igreja ajudar as viúvas, ele instruiu: "Honra as viúvas verdadeiramente viúvas. Mas se alguma viúva tem “filhos ou netos”, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores, pois isto é aceitável diante de Deus... ora, “se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente" (1 Timóteo 5:3-4, 8)”. Nesta passagem, Paulo usou a palavra "honrar" no sentido de auxílio financeiro (veja o versículo 16). Ao mesmo tempo, ele asseverou claramente o dever dos filhos de ajudar ("honrar") seus pais. Tal auxílio é também uma forma de compensação pelo que os pais fizeram por seus filhos. A importância desta responsabilidade é vista na afirmação de Paulo que o crente que não cuida dos membros de sua própria família negou a fé. É evidente que a responsabilidade de um jovem para com pai e mãe não termina quando ele sai de casa. Em conclusão, é impossível servir a Deus aceitavelmente enquanto se negligencia os próprios pais! Não se pode honrar a Deus enquanto se recusa a obedecer Seus mandamentos, incluindo o dever de honrar seus pais.

NÃO SE ENGANE E NEM TENTE ENGANAR A DEUS, dizendo que o adora, sem cumprir seus mandamentos. Deus não aceita adoração de mentirinha. Honrar Pai e Mãe é mandamento sério e com promessas. (João 4:23,24)... Está chegando a hora, e de agora é, que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. “Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". Leia ainda (João 15:10)... Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

(Meditação): Não vos enganeis; (Gal. 6:7)... Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Vivemos os dias que Paulo anunciou em (II Tim.3:1 a 5)... Tempos trabalhosos; Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, réprobos (sem princípios, rejeitado por Deus, desaprovado condenado, predestinado a condenaçã0), sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes (imoderados, que não se pode conter), cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

Minha Oração é que Deus tenha misericórdia de filhos que desprezam e abandonam os pais. Repito: “Filhos e netos não nasceriam se não houvesse seus Pais”. Dá pra entender?


PASTOR JOÃO MARCOS FERREIRA
Fonte: Bíblia e somente Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário