domingo, 11 de outubro de 2015

NÃO BRINCAR COM DEUS

DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER.
O Apóstolo Paulo adverte. (Gal. 6:7)... Não erreis (I Cor. 6:10): Deus não se deixa escarnecer... A Palavra escarnecer pode ser entendido como: zombar, brincar, murmurar, contradizer. Salomão chama de louco àqueles que zombam do pecado (Prov.14:9).
O certo é que Deus não permite que o homem o contradiga, haja vista que Ele vela por sua palavra para cumprir. O que Ele fala Ele cumpre, Está escrito: Por ventura falaria e não cumpriria? Paulo aos Romanos diz: Quem és tu ó homem que a Deus replicas? (Rom. 9:20); Quando lemos as profecias de Balaão, em (Num.23:19)... Deus não é homem para que minta; nem filho do homem para que se arrependa. Por ventura diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria? Quando o Salmista fala do júbilo do Crente na contemplação das obras de Deus, no (Salmo 33: 6 a 11)... Pela palavra do Senhor foram feitos os céus... Porque falou e tudo se fez, mandou e logo tudo apareceu... os intentos do seu coração, são de geração em geração.

O ESCARNECEDOR NÃO AMA A DEUS; 
NÃO AMA A SUA PALAVRA E MUITO MENOS AMA QUEM A PREGA.
Quem afirma essa expressão é o sábio Salomão, em (Provérbios 15:12)... O “escarnecedor” não ama àquele que o repreende, e a Palavra de Deus é útil para repreensão dos que andam no erro. Veja o que escreveu o Apóstolo Paulo em sua segunda carta a Timóteo: Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na Justiça (II Tim. 3:16).
Quando falamos que o escarnecedor não ama o que prega ou ensina, estamos dizendo que não devemos nos incomodar com isso, pois a recomendação que temos do Apóstolo é que “preguemos a palavra e instemos a tempo e fora de tempo, que seja tempo oportuno ou não, e nos orienta para de acordo com a Palavra, corrigir, repreender, exortar com toda a longanimidade e doutrina, nos precavendo que haverá dias em que o ESCARNECEDOR não suportará a sã doutrina; cercar-se-ão de mestres segundo suas próprias cobiças, como que sentindo coceiras nos ouvidos e se recusarão a dar ouvidos à verdade, preferido as fábulas.  (II Tim. 4: 1 a 4). Quando falamos em fábulas, o Apóstolo Paulo orienta a Timóteo em sua primeira carta (I Tim 1: 3,4), alertando a Timóteo a permanecer em Éfeso para admoestar a “certas pessoas” a fim de não ensinarem outra doutrina, nem se ocuparem com fábulas e genealogias sem, que só promovem discussões.
Não repreendas o escarnecedor para que não te aborreças; repreendas o sábio e ele te amará e se fará mais sábio ainda; ensina ao justo e ele crescerá em prudência. (conf. Prov. 9:8,9).
Repreenda o sábio e ele crescerá em conhecimento (Prov. 19: 25b).
Cuidado amados! Veja a recomendação do Salmista: Bem aventurado (feliz) é o varão que não se assenta na roda dos escarnecedores (Sal.1:1). Sabe por quê? Porque o escarnecedor é aquele que não atende a repreensão (Prov. 13:1).

Disse o Senhor em visão a Paulo (Atos 18:9)... Fala e não te cales. 
Veja a posição de Isaías (Is. 62:1)... por amor de Sião não me calarei. 
Jesus está voltando.

Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário